terça-feira, abril 08, 2014

Relato daquilo que eu vi na Venezuela de Nicolás Maduro

Por Renato Vargens

Em 2014 eu estive em  Santa Elena De Uairén, Venezuela.

Ao andar pelas ruas capital de Gran Sabana, pude testemunhar com os meus olhos que a situação econômica da terra de Maduro é a pior possível, senão vejamos:

Moeda, poder de compra e inflação: Um Real equivale a 24 bolívares. A moeda Venezuelana não vale praticamente nada. Nas principais vias de Santa Elena era possível encontrar dezenas de cambistas desesperados em "vender" seu dinheiro. Além disso, os produtos devido a Inflação, (A inflação na Venezuela chegou a 56,2% em 2013, a mais alta da América Latina e quase o triplo da registrada há um ano) constantemente sofrem aumentos levando portanto o cidadão venezuelano a um estado de pobreza extrema.

Supermercados:  Em santa Elena eu visitei seis supermercados e em todos eles faltavam alimentos. Em todos os mercados que fui não encontrei para venda carne, ovos, leite, manteiga, como também nenhum latícinio. Em alguns deles as prateleiras estavam vazias de grãos como arroz, feijão e etc.  (veja a foto acima) 

Comércio: Ao andar pelas ruas de Santa Elena bem como observar seu comércio pude constatar a falência do país. Todas as lojas, absolutamente todas elas encontravam-se vazias sem compradores e fregueses.

Racionamento de alimentos: Entrei numa padaria e vi um cartaz fixado numa coluna (veja acima) que dizia que devida a falta de farinha eles só podiam vender dois pães por pessoa. Nessa padaria, pertencente a um português, até era possível comprar queijo, presunto e similares, contudo, os venezuelanos não o faziam por falta de dinheiro. 

Papel higiênico - Em nenhum lugar da cidade foi possível encontrar papel higiênico para venda. Segundo testemunhas, fazem alguns meses que o venezuelano não sabe o que é ter esse produto de higiene em suas casas.

Hugo Chavez - Apesar de morto, o ditador venezuelano continua presente nas ruas. Por onde se anda é possível ver fotos de Chaves, pichações em muro com seu nome, cartazes e muito mais. A impressão que se tem é que o "fantasma" do ex-presidente bolivariano caminha pelas ruas oprimindo o país. 

Politica - Conversei com um venezuelano que resumiu o momento nevralgico do seu país, com a seguinte afirmação: "Os políticos estão acabando com a Venezuela."

Ditadura - Nicolás Maduro, presidente venezuelano ordenou a todos aqueles que possuem casas com inquilinos a mais de 20 anos que VENDAM suas propriedades para estes. 

Energia elétrica -  Conversei com um brasileiro que me disse que a empresa de eletricidade de Roraima teve que acudir a Companhia de energia venezuela por esta ter entrado em colapso.

Pobreza, fome e miséria - Sem dinheiro para comprar alimentos, sem mantimentos nos mercados, com racionamento de comida, não é díficil constatar que a poupulação de Santa Elena encontra-se em estado de pobreza, fome e miséria.

Saúde - Quanto a saúde não tive tempo de averiguar a real situação do povo venezuelano, contudo, o jornal do Estado de São Paulo, publicou uma matéria, dizendo que a saúde encontra-se em colapso. (leia aqui)

Conclusão:

Verdadeiramente a Venezuela encontra-se debaixo de uma grave crise proporcionada por um governo despótico, ditatorial e comunista. 

Diante do que vi e ouvi assusta-me o fato de que o governo brasileiro apoie integralmente Nicolás Maduro e seu socialismo bolivariano. O silêncio de Dilma diante do sofrimento do povo venezuelano, nos mostra o nível de comprometimento do Partido dos Trabalhadores com essa maldita política Chavista.

Isto posto, resta-nos colocar as barbas de molho e orarmos tanto pela Venezuela como pelo Brasil. Pela Venezuela para que o Senhor nosso Deus os livre de dias piores, e pelo Brasil para que isso aqui não vire uma Venezuela.

Renato Vargens



Rafael disse...

É triste essa situação na Venezuela. Mais triste ainda é a situação de outros países terem visto isso desde o inicio e não ter feito nada, nem mesmo informar. Pois sempre foi passada uma imagem de que a situação deles era muito boa, vimos isso na exaltação dada a Hugo Chaves pelo ex-presidente Lula e pela atual Dilma. Mais infeliz ainda, é vermos o Brasil seguindo alguns rumos parecidos com o da Venezuela. Outro país em situação parecida mas sem divulgação é a Argentina, e, ao que tudo indica, caminha no mesmo rumo.
Existem cidadão brasileiros, que se dizem cristãos mas adotam as doutrinas marxistas, socialistas, chavistas como meio de propagação do evangelho de Cristo. Dessa forma passam a doutrinar os cristãos para esses sistemas políticos que são incompatíveis com a palavra de Deus.
Cabe-nos orar a Deus pedindo misericórdia dessas pessoas, desses governos e forças para que não cheguemos a essa situação aqui no Brasil.

Flávio disse...

Dificilmente um pastor se posiciona quanto à situação política do Brasil.
Os que têm se posicionado são a favor do PT, os outros, me desculpe, mas para mim são uns covardes.
Parabéns pastor Renato.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only