sábado, fevereiro 14, 2009

Quando os idosos são desrespeitados.

Renato Vargens

Fiquei sabendo de um episódio gravíssimo ocorrido em um supermercado de Niterói. Uma senhora, com mais de 65 anos de idade, sentou-se em um banco ao lado de uma moça que esperava o atendimento prioritário. Vendo a senhora que a moça encontrava-se entediada, querendo ser gentil perguntou:

- Está grávida de quantos meses minha filha?

A moça, ao ouvir a indagação da sexagenária, foi tomada por uma enorme ira e sem titubeios agarrou violentamente no braço da senhora, gritando:

- Eu só não lhe bato porque você é velha, porque caso contrário lhe daria uma surra. Onde já se viu, falar que estou grávida! Sua velha esclerosada!

Assusta-me o fato como as pessoas têm tratado os mais velhos. Nas ruas, nas praças, nas filas dos bancos, é comum presenciarmos cenas de intolerância por parte de alguns com aqueles que compõem a terceira idade, isso sem falar na violência presente em muitas famílias deste país, onde escancaradamente os idosos têm os seus direitos desrespeitados por aqueles que convivem diariamente.

No Rio de Janeiro, com base nas ocorrências policiais de maus-tratos contra pessoas com mais de 60 anos, as estatísticas mostram que 78,4% sofrem agressões dentro de casa. O algoz, em 52,1% dos casos, é um parente ou o companheiro. No ano de 2006, (base da pesquisa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio), foram registradas 116 queixas, o que nos dá uma média de uma ocorrência a cada três dias. Além disso, você já se deu conta que temos uma enorme facilidade de coisificar à vida jogando na lata do lixo aqueles que um dia nos foram úteis? Quantas pessoas não abandonam em asilos seus pais, avós e tios, descartando-os definitivamente de seu circulo de relações?

Caro leitor, é indispensável que entendamos a necessidade de respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada, bem como os cabelos brancos daqueles que conosco se relacionam. A Bíblia nos ensina a valorizar e respeitar o idoso. As Escrituras nos incentivam a tratá-los com dignidade e consideração.

Minha oração é que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade da vida e que jamais falte em nós à capacidade de amar, tocar e valorizar os mais velhos.

Pense nisso!


Renato Vargens
Anônimo disse...

Nós como igreja devemos agir no sentido de amenizar a carência desse povo da melhor idade, no dia a dia ao cruzarmos com um idoso, adotarmos uma casa para idosos pois é fantástico como eles nos recebem, eles são alegres
apesar do que passam, aproveito aqui para lembrar do Lar Samaritano em S. Gonçalo-Rj precisamos arrecadar leite e então se tocou seu coração leve sua doação em nossa sede: Igreja Cristã da Aliança est. sapê, 383 -
sapê - Niterói - Rj sempre às quintas feiras após 19:00 hs e aos domingos 09:00 hs ou 19:00 hs.
Gentileza gera gentileza, que DEUS te abençõe.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only