sábado, setembro 11, 2010

Quem mandou abandonar a Palavra de Deus.

Por Renato Vargens
Infelizmente parte da Igreja evangélica não tem conseguido disseminar de forma efetiva entre seus membros a Palavra de Deus. Sem sombra de dúvidas afirmo que em algumas das denominações cristãs existem um enorme desconhecimento das doutrinas básicas do cristianismo. Junta-se a isso o fato de que a tradição religiosa, as experiências místicas, além de técnicas terapêuticas e estratégias de marketing, tem servido como bússola e orientação àqueles que se denominam cristãos levando-os as mais absurdas distorções.

Como não poderia deixar de ser, a soma destes fatores tem corroborado com o surgimento de significativos distúrbios na comunidade da fé, e isto se percebe nitidamente em nossos cultos, onde o evangelho pregado é extremamente humanista. 

Quanto aos louvores ministrados em nossas assembléias, o que se vê são grotescos desvios teológicos, onde através de estapafúrdias canções, mandamos e desmandamos em Deus. Tenho a impressão que o chamado movimento gospel criou através de sua liturgia um novo sacramento, denominado louvor. Para estes, ainda que inconscientemente a adoração com música transformou-se num meio de graça, onde mediante canções distorcidas teologicamente, os crentes são levados a um estado de catarse.

Caro leitor, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonado a margem da existência as Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. 

O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro. 

Em tempos difíceis como o nosso precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim consiguiremos corrigir as distorções evangélicas que tanto nos tem feito ruborizar.

Soli Deo Gloria,

Renato vargens
Fernando Mercurio disse...

Quem mandou irmão?

O próprio "povo de Deus"!


Infelizmente não vemos mais aquela vontade de sermos transformados e acabamos vendo a vontade de transformarmos o que já é e sempre foi.
Vitória, vitória e o que mais? Benção.
Cadê a mudança de caráter e a transformação de vida? Estão na Palavra Viva; ela mesma acaba sendo subjugada. A troco de que?
O preço a ser pago é alto. Muito alto.

Que o Senhor Jesus continue nos guardando as mentes.

L. Cavalcante disse...

Amém. Não só nos tempos difíceis. Em todo tempo deveríamos estar sempre lendo a Palavra, meditando e buscando respostas na Palavra do Senhor!

Deus abençoe

Unknown disse...

Pastor Renato, mais uma vez nos trazendo palavras de sabedoria, Graças a Deus.

Quem me conhece e lê esse post vai achar que eu andei conversando contigo.
Tenho percebido tudo isso e não consigo mais aceitar essas coisas.
Cresci na igreja, mas pra mim isso não quer dizer nada, pois cresci aprendendo religião, agora passo por um momento difícil porém libertador.

Graças a Deus a Igreja de Cristo, tem pessoas destemidas que sabem falar e falam.

Grande abraço!!!!

Irismar Oliveira disse...

Fico feliz quando leio artigos como esse, que fala da importancia que a Palavar de Deus tem em nossas vidas. Estamos vivendo dias em que muitos nao tem prazer na lei do Senhor, e quando o homem despreza a palavra de Deus, ele começa a criar suas proprias regras de conduta, por isso temos visto tantos desvios da verdade, no meio do povo de Deus.

Irismar Oliveira disse...

Boa noite!! Tenho um blog Vivendo pela Palavra, li seu artigo e gostei muito, e quero saber se posso publicar no meu blog, estarei colocando a fonte de pesquisa os creditosdo autor.

Atenciosamente

Irismar Oliveira

Anônimo disse...

Mas o que choca ainda mais não é as pessoas não levarem a palavra de Deus a sério e sim não ter temor do que ele pode fazer. Conheço pessoas do meio cristão, muitas delas líderes, que deveriam ser referência, mentindo, fazendo fofocas e sendo falsas com as próprias amizades, que dizem que amam, e na verdade fazem tais atitudes por ciúme, inveja e outros comportamentos que a palavra de Deus diz ser procedência do mal... Infelizmente muitos brincam de ser cristãos, de ser servos e isso vai trazer consequências ruins para as vida deles mesmo.

A igreja precisa orar por um avivamento de verdade!

Jonis disse...

A Paz do Senhor.

o engraçado é que esse gado gospel toma atitudes iguais à certas igrejas/religiões que eles criticam. Criticam a ICAR, mas possuem verdadeira adoração pelos seus líderes que não podem e não aceitam ser questionados; criticam o baixo espiritismo, mas adoram o tal do Reteté ou Reprepré.
E, não adianta dizer que está na Bíblia. Se o líder falou, está falado e a Bíblia está errada.

Unknown disse...

A Paz do Senhor!

Louvado seja o Senhor! Ainda existe homens como o Pastor Renato Vargens, que procura viver e pregar a verdade da palavra de Deus!Foi um prazer conhece-lo pessoalmente em minha igreja, onde palestrou no dia 11/09.
Seu livro( Cristianismo ao gosto do Freguês) é muito interessante!Abre nossos olhos para todas " aberrações" que estão acontecendo e muitas igrejas, que não tem compromisso com a verdade das escrituras.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only