sexta-feira, junho 05, 2009

Mapeamento Espiritual? Isso é Bíblico?

Pr. Renato Vargens

Boa parte das mensagens pregadas nos púlpitos das igrejas evangélicas no Brasil nos apontam o quão adoecidas se encontram nossas comunidades. Isto porque, as pregações de muitos dos nossos pastores tem sido rasas, sem substância, empobrecidas teologicamente, cheia de modismos, unções, decretos e comportamentos judaizantes. Junta-se a isto, o fato de que vivemos numa época em que o destaque sobre a batalha espiritual se faz presente nos mais diversos rincões evangélicos.

Infelizmente as ênfases distorcidas sobre batalhas espirituais têm levado crentes sinceros a viverem uma vida, onde o pânico e o medo se fazem presentes. Um método muito comum usado pelos adeptos da batalha espiritual é o mapeamento espiritual da cidade. Segundo os pregadores do movimento em questão, a igreja precisa conhecer a região onde está plantada. Para tanto, torna-se necessário estudar a história do lugar onde se deseja evangelizar e discernir a entidade espiritual que atua na região. Em outras palavras, isso significa aprender a história da cidade, bem como, as características econômicas, políticas, sociais e morais que lhe são próprias. Feito isso, faz-se uma identificação com o demônio que poderia lhe atribuir estas qualidades, amarrando-o em nome de Jesus.

Diante disto lhe pergunto: Que Cristianismo é esse? Que evangelho é esse? Que doutrinas são estas? Ora, esse não é e nunca foi o evangelho anunciado pelos apóstolos. Antes pelo contrário, este é o evangelho que alguns dos evangélicos fabricaram! Infelizmente, a Igreja deixou de ser a comunidade da palavra de Deus cuja fé se fundamenta nas Escrituras Sagradas, para ser a comunidade da pseudo-experiência, do dualismo, do misticismo e do neo-maniqueismo! Por favor, pare, pense e responda: Por acaso, a Bíblia nos relata o apostolo Paulo escrevendo aos crentes da igreja primitiva a fim de exortá-los a fazer um mapeamento espiritual das cidades onde moravam? Por acaso o Senhor Jesus nos ensina no sermão do monte a descobrirmos os nomes dos demônios que oprimem uma nação, a fim de que os amarremos? E Pedro? Você o vê em suas epístolas exortando os cristãos a descobrirem os pontos nevrálgicos de uma cidade a fim de que vençamos satanás?

Caro leitor, as Sagradas Escrituras em momento algum nos ensinam estratégias mirabolantes de batalha. Junta-se a isso o fato de que em nenhum instante, o Novo Testamento nos concede respaldo teológico para o ensino do mapeamento espiritual. Além disso, o Senhor Jesus Cristo, em nenhum episódio, nos orienta a mapear regiões, ou descobrir nomes de demônios e amarrá-los. O que nos cabe fazer é obedecer integralmente suas ordens pregando o evangelho integral do Senhor Jesus Cristo a toda criatura, crendo que ele é poderoso para a salvação de todo aquele que nele crê, como também para expulsar da vida dos homens toda sorte de espíritos malignos.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mt29: 18,19); “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. ( Mc 16:15).

Soli Deo Gloria

Renato Vargens



Dougllas Knnor disse...

vi os links relacionados , eles estam viajando com essa de mapeamento .E pior, tem graficos que não dizem coisa alguma pura crendice!!!

Ene disse...

Excelente matéria. Glória a Deus que te deu sabedoria. Paulo nos exorta a não saírmos da simplicidade do evangelio que no foi pregado. Infelizmente muitos pregadores estão se esquecendo disso.
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."2co11:3
E aidna: "Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens." Galatas 1:11

GILBERT RAPOSO disse...

Pastor, será que existe demarcação territorial para falar do Reino de DEUS ?, loteamento espíritual ?, Satanás e seus demonios já estão vencidos, agora estejamos nós em santidade ao SENHOR.

Anônimo disse...

Paz!
Acho que não há nada de errado em traçar metas pelas quais orar.
Não sou adepto dese método, mas não vejo nada de mal em mapear uma região e orar por ela. Já vi muitas casas de umbanda e outras seitas cairem perante essa estratégia.
Abraço, Deus abençoe!

Adson Lins Santos disse...

Quero me colocar a disposição de qualquer pessoa que a exemplo do Dougllas encontre dificuldades em compreender os gráficos e demais informações sobre este assunto contidas no blog.

WILLIAM METELLO disse...

OLÁ, PASTOR RENTATO! AQUI É O WILLIAM, TUDO BOM? PEÇO QUE ENTRE NO BLOG E SE POSSÍVEL, DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O MESMO. EU PUBLIQUEI UM TEXTO SEU. ME DESCULPE POR NÃO TER PEDIDO ANTES. PEÇO SUA AJUDA. O BLOG É textosdareforma.blogspot.com
abs.

Crismacleiton disse...

Estas certo Amado irmão isso não é ensinamento de Cristo e preciso a igreja voltar ao evangelho pois está indo de mal a pior com tanta mentira infiltrada nela.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only