Bons tempos aqueles.

Renato Vargens
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da lingua portuguêsa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim"solitas, solitatis", na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

Pois é, em agosto comemorarei vinte três anos que fui salvo por Cristo Jesus. Lembro com saudade daqueles dias, isto porque, o evangelho pregado era muito diferente do que se prega hoje.

Naqueles dias não havia apóstolos, não tínhamos ano apostólico, ninguém decretava nada, o louvor não era extravagante, não existiam bispas, muito menos carnê Gideão.

Naquele tempo as canções não eram repetitivas, ninguém cantava para o diabo, nem tampouco era levita do Senhor. Os territórios não eram demarcados com urina, não existia a unção do leão, e ninguém trocava o anjo da guarda. Naqueles dias o Evangelho não era judaizante, não se tocava shofar no culto, nem tampouco existiam réplicas da arca e do tabernáculo nas Igrejas de Cristo.

Naquele tempo ninguém andava com cajado na mão, não existia a unção do riso, muito menos galo que profetiza, nem tampouco sapatinho de fogo. Não se fazia mapas espirituais, não existia culto do descarrego, terapia do amor e cartomantes espirituais.

Naquele tempo não se usava sal grosso para espantar mal olhado, não se ungia objetos inanimados, nem tampouco se sincretizava o evangelho do meu Salvador. Naqueles dias não se manipulava anjos, não se comercializava a fé, não se vendiam indulgências. Naquele tempo não se vendia utensílios milagrosos de Israel, não se subia a montes milagrosos, não se comercializava espadas matadoras de gigantes, nem tampouco os milagres eram trocados por sete reais.

Naqueles dias o evangelho não era chamado de gospel, os cantores eram adoradores e não artistas de Deus, não existiam fãs clubes, boates gospel ou festas dos sinais.

Caro leitor, confesso que nunca poderia imaginar que um dia iria sentir saudades da época que me converti.

Renato Vargens

16 comentários:

qual foi o ano de sua conversão, Pastor Renato?
wagner

6 de junho de 2009 14:27 comment-delete

pois é, pastor, fica difícil evangelizar nestes tempos, o incrédulo fica mais cético a cada dia. ficamos ridicularizados quando falamos no amor de Cristo por nós, na salvação eterna... pois os mesmos citam tais atitudes... é mesmo constrangedor...

mario luisada
6 de junho de 2009 14:31 comment-delete

Querido Pastor Wagner, me converti no dia 09 de agosto de 1986.

abraços,

6 de junho de 2009 14:35 comment-delete

Pois é, tenho apenas 4 anos de conversão, mas gosto das coisas simples e com objetividade, vejo em volta de mim o evangelho do pavão misterioso, cheio de enfeites e parafernalhas, tem até academia de dança profética, queima-se 1000 cal/hora/aula, acho que tem gente que não quer jamais largar este mundão, prefiro o simples mas com resultado, não vivi tempos passados do evangelho, mas quando ouço hinos antigos fico em estado de admiração.
Felicidades a todos.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Gilbert Raposo
6 de junho de 2009 21:22 comment-delete

Irmãos
Romanos 1-2
1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus
Não podemos sair do mundo, mas não podemos ser contaminados por ele.
Hoje no Brasil uma grande ameaça paira sobre nós evangélicos. Leis estão tramitando no Congresso que tentarão nos impedir de dizer que o homossexualismo é pecado, que o aborto é pecado, e este é só o começo.
Se não tomarmos uma posição firme e decidida agora em breve teremos de adorar ao nosso Deus escondidos como acontece na China, nas nações árabes, em Cuba etc.
É por isto que temos que levar a mensagem profética de Jesus Cristo a todos e nunca devemos nos calar diante das injustiças praticadas neste mundo.
Ao ver tanta corrupção, imoralidade, falta de ética e desonestidade por parte de nossos governantes, criei um blog http://brasillivreedemocrata.blogspot.com que é o meu clamor contra este estado de coisas.
Creio na Bíblia como meu guia de fé e prática, portanto, luto como me é possível por um mundo melhor.
Peço que me dê sua colaboração dando suas opiniões sobre as matérias lá tratadas, bem como em seus blogs dediquem parte dele para defender nossa liberdade de Culto e Adoração ao Deus único e verdadeiro.
Oremos para que Deus tenha misericórdia de nosso Brasil e que possamos ganhar mais almas para Cristo.
http://brasillivreedemocrata.blogspot.com

6 de junho de 2009 23:03 comment-delete

Caro Pr. Renato, tenho lido seus blogs e agradeco a Deus por homens firmados e centrados em Sua Palavra. Louvado seja o Senhor Jesus pela sua salvacao, e a minha tambem. Estou adicionando esse comentario mais para indicar ao Mario Luisada que ha uma forma biblica de evangelismo, que nao so fala do amor de Deus, mas tambem do juizo que merecemos como pecadores, e bastante informativo e centrado na Palavra. Nao sei se o sr. ouviu falar, mas vou acrescentar o site aqui - http://www.evangelismobiblico.com.br/

7 de junho de 2009 12:30 comment-delete

Tatiana,

Muito obrigado.

Abraços,

Renato vargens

7 de junho de 2009 15:06 comment-delete

A minha conversão foi em 2006.Nasci na Igreja Cristã da Aliança,pois acabei pegando a ausência de bons costumes e valores deacordo com a palavra de Deus,mas também não cultuamos ao Senhor na maneira errada que infelismente tenho visto em alguns lugares,até mesmo através da imprensa.Graças a Deus tem lugares ´serios ainda.Estarmos firmes para combater o erro por parte daqueles que distorcem a bíblia através de "culto fabricado para a auto-promoção" ou "unção inventada" pelo homem afim de atrair novos membros é importante,porque daqui a aluns anos sentiremos saudade das saudades,ou seja,não teremos mais nada como bons costumes e princípios de Deus.Afinal, o Senhor Jesus é de Princípios.

Anônimo
8 de junho de 2009 01:23 comment-delete

Os princípois que me refiro do SENHOR JESUS que postei no comentário como anônimo, apontam para a ética e a moral de alguns cristãos,visto que está faltando neles esses valores.A bíblia é dotada desses dois pontos senssacionais!!!A ética é a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade.Esses deveres não são cumprido resultando também na saudade da verdadeira adoração desde a palavra aos louvores que exalta o Senhor,abrindo espaço para várias heresias que o senhor cita no texto.Sobre a minha conversão , ela se deu em 8/07/2006.

Augusto Elias
8 de junho de 2009 09:17 comment-delete

É verdade P. Renato!Sentir saudades do passado não é sinônimo de conservadorismo. Eu me converti desde 1978 e não me considero conservador. Por exemplo, gosto de todos os ritmos musicais no louvor, desde que o louvor seja cristocêntrico. Mas na verdade, tenho saudades de belos hinos, onde todas as verdades bíblicas estejam presentes; como era bom quando a relação entre or irmãos era pura e com singeleza de espírito. Felizmente, ainda na minha igreja local, temos um grupo de pastores que procuram na Palavra o acento tônico de suas mensagens. Infelizmente, já nao posso dizer o mesmo de outras congregações. João Gomes

Anônimo
8 de junho de 2009 09:28 comment-delete

Querido João Gomes,

As coisas de fato andam feias. E pelo jeito em Cabo Verde não é diferente.

Abraços,

Renato Vargens

8 de junho de 2009 11:26 comment-delete

Pastor Renato Vargens
Eu me sinto como o senhor....às vezes tenho vontade de me voltar no tempo...ah que saudades mesmo...
que Deus nos ajude prosseguir olhando para o alvo, pois tá ficando cada dia mais difícil.
O evangelho está sendo comercializado, e os homens líderes só se importam com dinheiro e não mais com suas ovelhas...dizem que se importam mas a gente sabe que há muuito interesse por trás...
Fique na paz do Senhor Jesus!

Adriana
8 de junho de 2009 11:52 comment-delete

ou sou novo na caminhada ! mais um dia lembrarei do meu inicio como vc estam aqui sitando !!!

mais percebo que os valores "antigos " estam sendo esquecidos !!!

8 de junho de 2009 23:20 comment-delete

Parabéns Pr Renato, por tão maravilhosa comemoração.

Eu já me converti em "berço próspero" (leia-se teoria da prosperidade neopentecostal), e durante 10 anos, tenho "desenvolvido minha salvação".
Ao começar meu seminário, e, entrar em contato com pensadores, e escritores cristãos reformados, e analisar verdadeiramente as Escrituras, me rendi a verdade, e hoje a teologia reformada é minha escolha. Acho que sou predestinado - hehehe.
Digo isso, porque infelizmente não tive o seu privilégio e não sinto saudades da época da minha conversão. Talvez, e apenas talvez, de minha inocência, pois via tudo com óculos cor-de-rosa.

Mais uma vez parabéns, e peço autorização para replicar seu texto em meu blog.
Alberto M de Oliveira

15 de junho de 2009 14:47 comment-delete

Obrigado.
Segue minha homenagem
http://ecclesiareformanda.blogspot.com/2009/06/bons-tempos-aqueles-por-pr-renato.html

Abraços
Alberto m de Oliveira

15 de junho de 2009 16:53 comment-delete

Obrigado alberto.

Renato Vargens

15 de junho de 2009 16:59 comment-delete