terça-feira, junho 13, 2017

Lutero e Catarina Von Bora, lições de um casamento cristão


Eu já contei nesse BLOG, um episódio muito interessante ocorrido entre o reformador alemão Martinho Lutero e sua esposa Catarina Von Bora. (leia aqui). Hoje, eu quero falar um pouco do casamento do alemão. 

Lutero costumava dizer que um dia perfeito culminava com música, uma boa salsicha e uma noite de amor com a mulher amada. Lutero, segundo boa parte dos relatos históricos, tinha um bom casamento. Apesar da diferença de idade entre ele e Catarina Von Bora (22 anos), eles se relacionavam muito bem. Certa feita ao falar sobre sua esposa ele disse: “Minha Kathe é, em tudo, tão dedicada e encantadora que eu não trocaria minha pobreza pelas maiores riquezas do mundo”. E mais tarde: “Não há na terra um laço tão doce, nem uma separação mais amarga como a que ocorre num bom casamento”. Finalmente, é bem conhecida sua declaração: “Não há relação mais bela, mais amável e mais desejável, nem comunhão e companhia mais agradável do que a de marido e mulher num casamento feliz”. 

Certa ocasião, Lutero escreveu que dava graças a Deus por sua esposa cuidar das lidas da casa e da educação dos filhos, de modo que isso não pesava tanto sobre seus ombros. Afinal, dizia ele,  tenho inúmeras demandas com o movimento da Reforma.  Sem sombra de dúvidas podemos dizer que o alemão, costumava demonstrar uma enorme confiança na capacidade de sua esposa de conduzir a casa. Contudo, apesar disso, quando podia estar em casa, junto a esposa e filhos Lutero dedicava-se ao louvor, as orações e ao ensino. Há retratos da época que mostram Lutero reunido com sua família, tocando instrumento musical em louvor a Deus.

A admiração de Lutero por sua esposa era tão grande que ele costumava chamá-la de “a estrela da manhã de Wittemberg”, já que diariamente levantava às 4 horas da madrugada para dar conta de suas muitas responsabilidades. Com muita freqüência, o reformador caía enfermo, e Catarina cuidava dele não simplesmente como esposa, mas quase como enfermeira, o que levava o reformador a amá-la mais e mais.

Lutero foi um cara diferenciado. Claro, que teve suas incongruências, contudo, olhar para sua relação familiar, não deixa de ser inspirador.

Renato Vargens




Leandro Machado disse...

Paz do Senhor Pastor,
Tudo bem?

Gostaria de ler uma boa biografia de Lutero, poderia me indicar alguma?

Grato,
Deus te abençoe!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only