segunda-feira, janeiro 31, 2022

Por que estudar teologia avançada?



Por vezes, após o término de uma formação no ensino superior, grande parte dos cristãos encontra-se em alguns dilemas: continuar ou não os estudos? Como desenvolver minha carreira? O que eu faço com minha profissão e vocação glorifica a Deus?


Não raro, esses questionamentos passam até mesmo pela contemplação de estudos teológicos, como uma maneira de suprir algum senso vocacional ou de chamada para serviço na igreja. 


Uma maneira de resolver essa inquietação, é, primeiro, reconhecer que tudo que fazemos é perante os olhos do Senhor, não perante o mundo que nos observa. Em seguida, à medida que trabalhamos, compreendemos que todo nosso trabalho é uma oferta de louvor a ele. Afinal, todo dom, talento ou aptidão que nós possamos desenvolver, provém do Senhor, e não de nós. 


Assim, ao avaliarmos os dons, talentos e aptidões que o Senhor nos concedeu e as oportunidades dadas por Deus para desenvolver tais habilidades, devemos enxergar nosso trabalho — seja dentro e/ou fora da igreja local — como um serviço que glorifica a Deus.


Não há nada que necessariamente distingue o trabalho de um cristão de um não-cristão. Aliás, existem pessoas que não professam a fé em Cristo e que exercem suas ocupações, neste mundo, com muito mais dedicação, empenho e excelência do que muitos cristãos que conhecemos. Porém, o grande diferencial do trabalho de cristão é a sua motivação — glorificar a Deus.


Conta-se uma história bastante conhecida de um sapateiro que, certa vez, questionou Martinho Lutero: “Como eu posso servir a Deus?”. A resposta de Lutero foi: “Faça um bom sapato e venda-o pelo preço justo”. Lutero está nos ensinando a olhar para o Senhor, o detentor de todos os dons, e glorificá-lo por meio daquilo que ele tem nos capacitado. 


O estudo da teologia é um chamado que pode nos ajudar a refinar nossos dons e a servir melhor a igreja, dando-nos a oportunidade de investir também em nosso chamado para compartilhar com a comunidade da fé as bênçãos que temos recebido de Deus. Líderes, professores e pastores são chamados a manejar bem a palavra da verdade diante de desafios intelectuais e pastorais e, pelo estudo sério e compromissado da teologia, podem responder melhor à chamada de servir a igreja com maior devoção, maior precisão e fidelidade.


A igreja hoje tem lidado com o desafio de aplicar uma visão de mundo coerente com as Escrituras aos problemas culturais. Como cristãos, somos chamados a oferecer respostas sólidas, claras e alicerçadas nas Escrituras a fim de não se esquivar de anunciar todo o conselho de Deus. Um estudo de teologia avançada, como o mestrado, é o espaço para crescer em piedade e profundidade teológica.


Estudar teologia não oferece apenas bases teóricas, mas práticas para vida pessoal, familiar e ministerial. É num mestrado que os alunos aprendem a:


• Fazer exegese de passagens da Bíblia, aplicando conhecimento de línguas originais, circunstâncias históricas e relações literárias e teológicas;

• Articular as maiores questões de fé e vida que a igreja tem enfrentado em sua história;

• Desenvolver uma teologia confessional reformada em campos exegéticos, bíblicos e teológicos;

• Responder com discernimento bíblico a tendências atuais na interpretação bíblica e desenvolver respostas aos problemas culturais atuais que impactam a igreja hoje;

• Demonstrar uma habilidade de aplicar estudos bíblicos e teológicos ao ministério, seja ele pastoral ou acadêmico;

• Demonstrar competência acadêmica na área de estudo escolhida, incluindo proficiência nos métodos e ferramentas de pesquisa e escrita.

• Construir relacionamentos centrados no evangelho, trocar experiências, fortalecer-se mutuamente.


Glorifique a Deus! Estude, busque ferramentas e cursos. Cresça cada vez mais em seu conhecimento. Engrandeça ao Senhor com o dom que ele te deu. Como nos ensina o apóstolo Paulo: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo” (Cl 3.23-24). 

 

          Para outras informações clique (aqui)

 


Victoria Arrais é Coordenadora da área de Comunicação do Seminário Martin Bucer, bem como do programa de mestrado em Teologia (Theologiae Magister — ThM), parceria com o Puritan Reformed Theological Seminary. Saiba mais!


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only