Era o que faltava, resolveram demonizar o amém

Por Renato Vargens

Parece que quanto mais eu "rezo" mais assombração me aparece. Não é que resolveram satanizar a palavra amém?  

Pois é, um irmão em Cristo me escreveu pedindo que comentasse sobre um vídeo que está rolando na internet que tem promovido confusão em muita gente.

O vídeo protagonizado por um indivíduo denominado "Servo YHWH" afirma coisas absurdas sobre a origem da palavra amém, dentre estas, que amem é uma expressão usada para o Deus egípcio "Amon"

Isto posto, e visando esclarecer àqueles que se sentem confusos por ensinos descabidos como o proferido por esse senhor, segue abaixo o real significado da Palavra Amém.

O dicionário nos diz que amém significa “palavra litúrgica de aclamação, que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja”. No aspecto teológico, a palavra amém aparece 56 vezes em toda Bíblia , sendo 28 no Velho e 28 no Novo Testamento. 

Amém é uma palavra  hebraica. Seu significado é “assim seja." Amém é uma expressão que indica confiança e convicção a respeito do que se está concordando. Normalmente a usamos para concordar com alguma oração que estás sendo feita.

Em Apocalipse, Jesus Cristo é chamado de “Amém”, significando que Ele é a convicção, a certeza plena de que as promessas de Deus serão cumpridas fielmente. “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” (Ap 3. 14)

Caro leitor, posso dar uma pequena sugestão? Não dê ouvidos as fantasias e invencionices desse pessoal que com a maior facilidade acham chifre em cabeça de cavalo.  

Com certeza é o melhor a ser feito!

Renato Vargens


15 comentários:

Eu nem vou me dar ao trabalho nem perder meu tempo em assistir ao video desse indivíduo, rs. O que ele queria já conseguiu: seus sete minutos e meio de fama. O problema é o povo besta que acredita em tudo o que jogam na rede, eu hein, Maranata urgente!!!

26 de novembro de 2013 21:49 comment-delete

Só consegui ver até 2:30... Muita baboseira que não edifica. Além disso, sugiro ao sr. XYZ que entre urgentemente em um curso de português, porque nem falar o cidadão sabe!

26 de novembro de 2013 22:24 comment-delete

Me recuso a ver um vídeo de um anti-cristão, desses!!!
Apenas para concluir, Pastor, além dessa palavra Sagrada "Amém", aparecer 56 vezes em toda a Bíblia, sendo 28 em cada Livro, ela nunca se apresenta na forma "interrogativa"(????), mas sempre na forma "exclamativa"(!!!). Sempre em sentido de contrição, o homem sempre diante de Deus, de cabeça baixa, sem capacidade alguma de olhar para cima, devido ao pecado que carrega, diante de um Deus, Santo e Justo. Portanto, nunca amém pra cima, sempre para baixo. Aqueles que usam o tradicional jargão: a graça e paz estejam com todos, amém??? (pra cima), terão que repensar quando de sua entrada na igreja, e sua colocação no Púlpito e Átrio da Igreja do Senhor.
Amém!!!!

26 de novembro de 2013 23:26 comment-delete

Complemento informando que quando Jesus diz: Em verdade, em verdade vos digo... No original grego é amen, amen vos digo (assim com N mesmo). Esses malucos não tem o que fazer.

27 de novembro de 2013 06:45 comment-delete

E o que dizer da questão do "É pique, é pique, é pique, é pique, é pique! É hora, é hora, é hora, é hora é hora, e (ai rsrs dá até medo de dizer rsrsrs): rá-tim-bum! - Não consegui engolir isso, Renato Vargens. Não me recordo, tem postado algum texto sobre tal questão? Deus o abençoe!
Claudemir (Facebook: Claudemir Andrade)

27 de novembro de 2013 08:50 comment-delete

Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente" etc, ainda que Amém seja um anagrama da frase hebraica “Ani Maamim” que a tradução literal para a língua portuguesa é “Eu Acredito”. Tendo também adquirido como o passar do tempo o significado na vulgata popular de concordância de pensamento ou sinônimo de expressão em relação à esperança futura como por ex. "Que assim seja".
Amém, além destes significados já descritos, também vem a ser uma sigla. A palavra é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן Esta sigla sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de amém.
(Wikipédia) Denis - Mirnadopolis/SP.

27 de novembro de 2013 09:06 comment-delete

Kkkkkkkkk, eu sabia que não valia a pena em assistir, rs. Foi uma visão profética, rsrs.

27 de novembro de 2013 10:04 comment-delete

Ta "SERTO". Rsrsrsrs....

27 de novembro de 2013 10:14 comment-delete

É muita viagem para um cara só. Misericórdia Senhor!

27 de novembro de 2013 10:37 comment-delete

Caro Renato,

Acredito que vc não deveria ter perdido tempo comentando estes absurdos. Ainda mais de uma pessoa sem crédito algum e pra quem ouve inicialmente o video já percebe alguns erros grotescos de português (por exemplo, ele diz "nas escritura" e outros exemplos do plural mal empregado extremamente evidente a ponto de sentir vergonha alheia). Confesso que até parei de ver o video quando percebi que esta pessoa não se mostrava com autoridade em afimar tais absurdos.
Geralmente o publico que acompanha seu blog tem o mínino de senso para perceber a ignorância dessa pessoa que redefiniu a palavra "Amém".

Abraços,

27 de novembro de 2013 15:29 comment-delete

Manzoni,

A questão é que por incrivel que pareça tem algumas pessoas seguindo e concordando com o cara. Por isso resolvi publicar.

Abraços,

27 de novembro de 2013 15:30 comment-delete

Neste sentido, concordo com vc. Melhor que a crítica ao video seja publicada, mostrando as evidências do real significado da palavra "Amém", do que omiti-la e permitindo que pessoas ainda acreditem em certas tolices.

27 de novembro de 2013 16:43 comment-delete

Mas se Deus é Zeus em grego( panteão da Grécia antiga) é Deus em latim, seria bom desconfiar de todas as falcatruas da grande Babilonia na tradução e transliteração dos nomes das escrituras sagradas

27 de maio de 2014 18:32 comment-delete

Hebraico é escrito da direita para a esquerda. Originalmente, o alfabeto era um abjad constituído apenas de consoantes. Mais tarde, um sistema foi concebido para indicar vogais por pontos distintos, conhecidos em hebraico como niqqud.
Sendo o nome do criador era escrito pelas letras YHVH

28 de maio de 2014 09:40 comment-delete

Para milhares de pessoas essa palavra significa “Assim seja”, tendo o sentido de confirmação de algo que foi dito por alguém, mas o sentido dessa palavra é muito profundo.

Algumas pessoas afirmam que a palavra Amém, traduzido pelo hebraico, significa "Assim seja", mas não é verdade. Em hebraico "Assim seja" seria pronunciado como Yehi Ratzon, que significa "Que seja de sua vontade".

A palavra “Amém” é um acróstico. Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Eis um exemplo de acróstico simples.

Verdade
I ntegridade
D igno
A mar

A palavra “Amém” vem da frase “EL MELECH NE EMAM – ” que significa “DEUS MEU REI É FIEL”.

Com isso percebemos que a palavra “Amém” é muito mais profunda com um sentido muito forte, pois, essa afirmação trata da fidelidade do Eterno para com Seus filhos.

Na raiz desta palavra temos a palavra “emuna – ” que significa “confiança”, ou seja, confirmar aquilo que está escrito, firmeza, fidelidade, constância.

2 de setembro de 2015 09:41 comment-delete