terça-feira, novembro 26, 2013

Era o que faltava, resolveram demonizar o amém

Por Renato Vargens

Parece que quanto mais eu "rezo" mais assombração me aparece. Não é que resolveram satanizar a palavra amém?  

Pois é, um irmão em Cristo me escreveu pedindo que comentasse sobre um vídeo que está rolando na internet que tem promovido confusão em muita gente.

O vídeo protagonizado por um indivíduo denominado "Servo YHWH" afirma coisas absurdas sobre a origem da palavra amém, dentre estas, que amem é uma expressão usada para o Deus egípcio "Amon"

Isto posto, e visando esclarecer àqueles que se sentem confusos por ensinos descabidos como o proferido por esse senhor, segue abaixo o real significado da Palavra Amém.

O dicionário nos diz que amém significa “palavra litúrgica de aclamação, que indica anuência firme, concordância perfeita, com um artigo de fé; assim seja”. No aspecto teológico, a palavra amém aparece 56 vezes em toda Bíblia , sendo 28 no Velho e 28 no Novo Testamento. 

Amém é uma palavra  hebraica. Seu significado é “assim seja." Amém é uma expressão que indica confiança e convicção a respeito do que se está concordando. Normalmente a usamos para concordar com alguma oração que estás sendo feita.

Em Apocalipse, Jesus Cristo é chamado de “Amém”, significando que Ele é a convicção, a certeza plena de que as promessas de Deus serão cumpridas fielmente. “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” (Ap 3. 14)

Caro leitor, posso dar uma pequena sugestão? Não dê ouvidos as fantasias e invencionices desse pessoal que com a maior facilidade acham chifre em cabeça de cavalo.  

Com certeza é o melhor a ser feito!

Renato Vargens


Suyene Carvalho disse...

Eu nem vou me dar ao trabalho nem perder meu tempo em assistir ao video desse indivíduo, rs. O que ele queria já conseguiu: seus sete minutos e meio de fama. O problema é o povo besta que acredita em tudo o que jogam na rede, eu hein, Maranata urgente!!!

Luiz Montero disse...

Só consegui ver até 2:30... Muita baboseira que não edifica. Além disso, sugiro ao sr. XYZ que entre urgentemente em um curso de português, porque nem falar o cidadão sabe!

Unknown disse...

Me recuso a ver um vídeo de um anti-cristão, desses!!!
Apenas para concluir, Pastor, além dessa palavra Sagrada "Amém", aparecer 56 vezes em toda a Bíblia, sendo 28 em cada Livro, ela nunca se apresenta na forma "interrogativa"(????), mas sempre na forma "exclamativa"(!!!). Sempre em sentido de contrição, o homem sempre diante de Deus, de cabeça baixa, sem capacidade alguma de olhar para cima, devido ao pecado que carrega, diante de um Deus, Santo e Justo. Portanto, nunca amém pra cima, sempre para baixo. Aqueles que usam o tradicional jargão: a graça e paz estejam com todos, amém??? (pra cima), terão que repensar quando de sua entrada na igreja, e sua colocação no Púlpito e Átrio da Igreja do Senhor.
Amém!!!!

daladier.blogspot.com disse...

Complemento informando que quando Jesus diz: Em verdade, em verdade vos digo... No original grego é amen, amen vos digo (assim com N mesmo). Esses malucos não tem o que fazer.

Classe Luz do Mundo disse...

E o que dizer da questão do "É pique, é pique, é pique, é pique, é pique! É hora, é hora, é hora, é hora é hora, e (ai rsrs dá até medo de dizer rsrsrs): rá-tim-bum! - Não consegui engolir isso, Renato Vargens. Não me recordo, tem postado algum texto sobre tal questão? Deus o abençoe!
Claudemir (Facebook: Claudemir Andrade)

anonimosdedeus disse...

Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente" etc, ainda que Amém seja um anagrama da frase hebraica “Ani Maamim” que a tradução literal para a língua portuguesa é “Eu Acredito”. Tendo também adquirido como o passar do tempo o significado na vulgata popular de concordância de pensamento ou sinônimo de expressão em relação à esperança futura como por ex. "Que assim seja".
Amém, além destes significados já descritos, também vem a ser uma sigla. A palavra é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן Esta sigla sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de amém.
(Wikipédia) Denis - Mirnadopolis/SP.

Suyene Carvalho disse...

Kkkkkkkkk, eu sabia que não valia a pena em assistir, rs. Foi uma visão profética, rsrs.

Rev Maycon Rodrigues disse...

Ta "SERTO". Rsrsrsrs....

Jefferson disse...

É muita viagem para um cara só. Misericórdia Senhor!

Unknown disse...

Caro Renato,

Acredito que vc não deveria ter perdido tempo comentando estes absurdos. Ainda mais de uma pessoa sem crédito algum e pra quem ouve inicialmente o video já percebe alguns erros grotescos de português (por exemplo, ele diz "nas escritura" e outros exemplos do plural mal empregado extremamente evidente a ponto de sentir vergonha alheia). Confesso que até parei de ver o video quando percebi que esta pessoa não se mostrava com autoridade em afimar tais absurdos.
Geralmente o publico que acompanha seu blog tem o mínino de senso para perceber a ignorância dessa pessoa que redefiniu a palavra "Amém".

Abraços,

renato vargens disse...

Manzoni,

A questão é que por incrivel que pareça tem algumas pessoas seguindo e concordando com o cara. Por isso resolvi publicar.

Abraços,

Unknown disse...

Neste sentido, concordo com vc. Melhor que a crítica ao video seja publicada, mostrando as evidências do real significado da palavra "Amém", do que omiti-la e permitindo que pessoas ainda acreditem em certas tolices.

miriam vieira de souza disse...

Mas se Deus é Zeus em grego( panteão da Grécia antiga) é Deus em latim, seria bom desconfiar de todas as falcatruas da grande Babilonia na tradução e transliteração dos nomes das escrituras sagradas

miriam vieira de souza disse...

Hebraico é escrito da direita para a esquerda. Originalmente, o alfabeto era um abjad constituído apenas de consoantes. Mais tarde, um sistema foi concebido para indicar vogais por pontos distintos, conhecidos em hebraico como niqqud.
Sendo o nome do criador era escrito pelas letras YHVH

WebMaster disse...

Para milhares de pessoas essa palavra significa “Assim seja”, tendo o sentido de confirmação de algo que foi dito por alguém, mas o sentido dessa palavra é muito profundo.

Algumas pessoas afirmam que a palavra Amém, traduzido pelo hebraico, significa "Assim seja", mas não é verdade. Em hebraico "Assim seja" seria pronunciado como Yehi Ratzon, que significa "Que seja de sua vontade".

A palavra “Amém” é um acróstico. Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Eis um exemplo de acróstico simples.

Verdade
I ntegridade
D igno
A mar

A palavra “Amém” vem da frase “EL MELECH NE EMAM – ” que significa “DEUS MEU REI É FIEL”.

Com isso percebemos que a palavra “Amém” é muito mais profunda com um sentido muito forte, pois, essa afirmação trata da fidelidade do Eterno para com Seus filhos.

Na raiz desta palavra temos a palavra “emuna – ” que significa “confiança”, ou seja, confirmar aquilo que está escrito, firmeza, fidelidade, constância.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only