Resolvi digitar no Google a expressão "culto da vitória", e para minha surpresa eu encontrei mais de 220 mil menções a reuniões deste naipe promovida por igrejas evangélicas.
De fato, em boa parte das igrejas neopentecostais, pentecostais e até mesmo históricas, tornou-se comum, cultos onde o foco não é a glória de Deus, mas, sim a satisfação das necessidades do freguês.
Diante do exposto, resolvi escrever cinco motivos básicos porque não vejo base bíblica para a organização dos chamados cultos da vitória, senão vejamos:
1- Os cultos da vitória, não são focados em Cristo, mas sim exclusivamente nos fieis, demonstrando com isso, um viés absolutamente antropocêntrico.
2- Os cultos da vitória geralmente fundamentam-se na espúria e falsa teologia da confissão positiva e prosperidade, fazendo de Deus um mero instrumento de bênçãos,
3- Os cultos da vitória incentivam, ainda que entrelinhas, a prática da simonia.
4- Os cultos da vitória em sua essência, promovem a prática moderna das indulgências. onde mediante generosas contribuições, Deus concede ao crente bençãos sem medida.
5- Os cultos da vitória disseminam o falso ensino que tendo fé na fé, é possível dar ordens a Deus, determinando assim, mediante decretos espirituais as ações do Altíssimo.
Ademais, também não vejo base bíblica para a "nomeação" de cultos, o que lamentavelmente, tornou-se comum nas igrejas. Para nossa tristeza já vi cultos com todos os focos possíveis, como deste prosperidade, até a unção divina para arrumar namorado.
Isto posto, concluo dizendo que cultos devem ser somente para a glória de Deus e não para a satisfação das vontades de homens.
Pense nisso!
Renato Vargens
Muito bom!
Só uma observação: Fiz a mesma busca no Google e apareceu mais de 550 mil resultados!
Gostaria muito,que as igrejas de hoje fossem como a Igreja Primitiva...Abraço Pastor!
Postar um comentário