segunda-feira, abril 17, 2017

Homens infantilizados, um grave problema do ocidente


Essa geração tem sido marcada por homens infantilizados que devido a super-proteção proveniente de seus pais não amadureceram. Lamentavelmente, tornou-se comum encontrarmos inúmeros homens morando na casa dos pais até os trinta, quarenta anos de idade, recusando de forma veemente enfrentar as responsabilidades de edificar sua própria família. 

Eu mesmo conheço vários homens que não atam, nem desatam, isto é, ensaiam namoros, noivados, mas, nunca tomam uma posição firme quanto ao casamento e muito menos sair de casa.

Infelizmente os homens em questão por terem sido criados num invólucro protecionista, não desejam crescer, preferindo a meninice, desenvolvendo por conseguinte  um comportamento do tipo adolescente, onde as mulheres que com eles se relacionam são enroladas por anos a fio. 

As Escrituras nos ensinam que ao adentrar a fase adulta, o homem deve deixar pai e mãe e se unir a sua mulher. (Gênesis 2:24-25) Na verdade, a Bíblia incentiva os jovens a seguirem o curso da vida, contraindo matrimônio, constituindo família para a glória de Deus.

Isto posto, penso que os pais precisam rever a forma com que tem criado seus filhos. Ademais, acredito também que a igreja precisa fornecer ferramentas as famílias a fim de que estas eduquem homens e não eternos "homeninos"  (se desejar ler sobre homeninos clique aqui)

Quanto aos homens que me leem  e que se encaixam nesse perfil, deixo pelo menos três conselhos:

1-) Enfrente a vida, saia debaixo da saia de sua mãe e cumpra o propósito estabelecido por Deus.

2-) Deixe para trás as coisas de menino, pare de pensar, sentir e agir como menino. 

3-) Decida ser homem e viva para a glória de Deus, casando, gerando filhos, e constituindo família para a glória de Deus. 

Concluo esse breve texto afirmando que quando homens não crescem e amadurecem, a sociedade experimenta um colapso relacional, proporcionando com isso graves problemas estruturais, sociais e familiares.

Pense nisso!

Renato Vargens
Ana disse...

Oi Renato, muito bom o texto. Porém, discordo somente em achar que para o homem ser homem, ele não precisa deixar de morar com os pais e ter que casar pois nem todos desejam isso. Tem homens com mais de 30 anos que moram com os pais e são bem maduros e responsáveis assim como as mulheres dessa faixa que também moram com os pais.
Mas é apenas o que eu penso, seus artigos são ótimos.
Abraços!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only