terça-feira, fevereiro 02, 2016

5 razões porque não devo tocar música secular no culto


Ultimamente tenho lido que algumas igrejas evangélicas tem no seu momento de louvor tocado músicas seculares. Lamentavelmente tornou-se comum o povo de Deus em meio a adoração, cantar as canções de artistas como Tribalistas, Tim Maia, Raul Seixas, Chico Buarque, J.Quest e outros compositores da música popular brasileira.

Diante deste fato inusitado a pergunta que fazemos é: Será isso correto? Por acaso está certo entoar canções deste naipe nos cultos evangélicos?

Bom, antes de qualquer coisa é preciso afirmar que não sou dualista sacralizando algumas atitudes e comportamentos bem como  demonizando outros. Alias, como reformado acredito que Deus estabeleceu o conceito de graça comum, e que esta é a fonte de toda, cultura e virtude que encontramos entre os homens, isto é, em outras palavras isto significa que Deus em sua infinita graça e bondade concedeu aos homens a capacidade de fazer coisas boas, dentre as quais podemos enumerar os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc. (Para ler mais sobre o assunto clique aqui), 

Caro leitor, o fato da graça comum ser uma doutrina no meu ponto de vista inquestionável, isso não me dá o direito de entoar canções seculares no culto.

Veja abaixo cinco motivos pelos quais acredito que não devemos entoar canções seculares nos cultos:

1-) As canções seculares não foram compostas para a glória de Deus. Na verdade, a base e constituição delas fundamenta-se exclusivamente no bem estar humano.

2-) As canções seculares não servem para adoração congregacional, visto não terem sido compostas por alguém regenerado pelo Espírito Santo. Nessa perspectiva o mesmo que entoa uma canção cuja letra dignifica Deus ou as causas do reino, é o mesmo que canta cânticos com impropérios e blasfêmias absolutamente antagônicas ao modelo de adoração ensinado pelas Escrituras.

3-) As canções seculares não servem para a adoração congregacional visto que o simples fato de entoá-las em nossos ajuntamentos aponta para a secularização da igreja, bem como a implementação dos valores deste mundo, cujo foco é o bem estar de quem canta e não a glória de Deus.

4-) As canções seculares não servem para a adoração congregacional pelo fato que sua base, inspiração e objetivo é promover entretenimento e satisfação do ouvinte, isso em falar é claro, da proposta politica e ideológica encontradas em algumas delas. 

5-) As canções seculares não servem para a adoração congregacional, pelo fato de que todas as vezes que louvores congregacionais foram entoados pelo povo de Deus, (tanto no Antigo Testamento, como Novo Testamento,) foram feitos por aqueles que o Senhor anteriormente havia salvado. Para confirmarmos essa premissa basta olharmos  para o livros de Salmos e Apocalipse que não veremos um  louvor sequer com músicas não compostas por crentes no Senhor.

Isto posto, concluo dizendo que estão equivocados todos aqueles que defendem, entoam e cantam músicas seculares em seus cultos e que mais do que nunca devemos referendar nossas liturgias e comportamentos na infalível Palavra do Senhor contrapondo-nos assim a qualquer ensino que fira a santidade de Deus. 

Lembre-se: Culto,  oferecemos a Deus e não a nós mesmos! Que tem que ser glorificado é ele! 

Pense nisso!

Renato Vargens
pastoredilsonsiqueira disse...

Muito bom seu raciocínio. Parabéns!

Juliana Correia disse...

Excelente texto pastor. Não podemos misturar as coisas: culto à Deus deve ser prestado somente a Ele. Não tenho nada contra a musica secular(lógico depende da música ), mas eu ouço em casa! Não podemos confundir adoração com comodidade aos frequentadores de reuniões religiosas! Deus abençoe pastor!

Camila Rodrigues disse...

Concordo Pastor. Eu ouço musicas ditas "seculares", porém toca-las em cultos já é totalmente desnecessário. Pra tudo tem hora e lugar!

Unknown disse...

Sede santos.pois Eu vosso Deus sou santo.

Unknown disse...

Acho que certas músicas gospel é que nao deveriam ser tocadas nem na igreja e nem em canto nenhum do universo

HP disse...

Típico. Dentro do Templo é uma coisa. Fora é outra.
Cristo derruba o Templo e ainda assim criam santuários e casa para Deus...

José Roberto disse...

Mt. cantores mundanos fazem pacto com o diabo, para alcançar fama e sucesso e isto todo mundo sabe! Mt. deles recebem músicas psicografadas,isto acontece qd eles vão a um centro espírita,lá o bicho baixa no chefe do centro (ou vc não acreditam no diabo?) e faz a letra e a música pro cantor que foi lá (O Chico Xavier faz muito isto,ele morreu mas continua baixando nos centros) o que acontece com a maioria deles,ex: Fábio Junior, Paula Fernandes,Anita,Daniela Mercury,Ivete Sangalo,Sula Miranda,Roberto Carlos... é uma gama infinita ! E agora, como saber se a música secular que eu estou cantando(coisa que eu não faço nunca !) é do capeta ou não ? Não é pq mt músicas gospel não presta,que eu vou cantar essas músicas imundas!

José Roberto disse...

Ainda falando de cantores mundanos que fazem pacto com o diabo para fazer sucesso:Assistir ontem uma reportagem no fantástico, sobre a cantora Maria Betânia, que para desfilar na escola de samba a Mangueira, teve que pedir autorização aos seus orixás(demônios)! Com certeza as "belas musicas" que ela canta(MPB) foi o diabo que fez prá ela e que mt que se dizem cristãos cantam sem saber que tá emprestando a boca pro diabo usar.Segundo o apóstolo do amor, João, só existem duas classes de pessoas: as que servem a Deus e as que servem ao diabo I Jo 5:19.Não existe uma classe neutra ! Um conselho que vos dou: se ainda tens o cordão umbilical espiritual agarrado as musicas mundanas, pede ao Espirito santo que venha com a tesoura celestial cortar agora,em nome de Jesus!

Unknown disse...

Adoraras somente o senhor teu !!!a fe vem pelo que se ouve! !
Vamos falar de Jesus e ouve jesus fala.

henrique-vignando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only