segunda-feira, março 11, 2013

Como identificar uma igreja séria?

Por Renato Vargens

Conforme escrevi anteriormente parte da sociedade brasileira acredita que todos os pastores são safados, ricos e que extorquem dinheiro do bolso dos fiéis, senão bastasse isso,  um segmento significativo da sociedade brasileira pensa que no Brasil não existem igrejas sérias. Ora, claro que não dá para tapar o sol com a peneira contestando de forma absoluta esta afirmação, mesmo porque, é inegável a existência de pastores desonestos como também de falsas igrejas. Todavia, seria injusto afirmar que todas as igrejas são farinha do mesmo saco. Isto posto, resolvi escrever algumas dicas para que os leitores desse post possam identificar uma igreja séria.

1- Uma igreja séria jamais será propriedade particular do pastor. Numa Igreja séria a assembleia dos crentes é maior do que o seu líder, podendo destitui-lo de sua função pastoral, desde que seu comportamento, ensino e teologia estejam em desacordo com as Escrituras.

2- Uma igreja séria tem por sua única e exclusiva regra de fé a Bíblia Sagrada e entende que nenhuma doutrina pode ser ensinada ou pregada sem que esteja fundamentada exclusivamente nas Escrituras.

3- Uma igreja séria não manipula seus fiéis comercializando a fé obrigando-os a ofertar e dizimar sobre pena  de maldição caso não deposite suas contribuições no caixa da igreja.

4- Uma igreja séria lida de forma transparente com suas finanças permitindo com que qualquer um dos seus membros saiba aonde e com o que os recursos do Reino tem sido gastos.

5- Uma igreja séria possui uma mensagem centrada em Cristo. Seu foco central é Cristo bem como a mensagem do seu maravilhoso evangelho.

6- Uma igreja séria não possui uma mensagem antropocêntrica, nem tampouco faz do seu Senhor instrumento exclusivo para satisfação humana, antes pelo contrário, uma igreja séria prega a mensagem da cruz.

7- Uma igreja séria prega TODO Conselho de Deus. Numa igreja séria a Bíblia é proclamada e as doutrinas fundamentais da fé cristã não são negligenciadas.

8- Uma igreja séria prega o Evangelho da Salvação Eterna confrontando o homem em seus delitos e pecados de modo que a mensagem anunciada promove entre os eleitos, arrependimento, fé e salvação.

9- Uma igreja séria contribui para a mudança da sociedade promovendo na cidade que está edificada  ações que resgatam a dignidade, o respeito e o valor da vida humana.

10- Uma igreja séria entende, compreende e discerne que existe exclusivamente para a glória de Deus e que tudo aquilo que faz deve visar efetivamente a exaltação do nome do seu Senhor.

11- Uma igreja séria entende que sem Cristo nada se pode fazer e que somente por Ele é possível seu bem sucedido em sua missão.

12- Uma igreja séria está fundamentada em amor. Seus membros foram resgatados por Cristo em amor, e por isso pregam este amor, no desejo de que outros tantos possam experimentar esse sublime e marvilhso amor.

Pense nisso!

Renato Vargens


Cleiton disse...

Excelente post.
Saudações Fraternas!

Unknown disse...

Meu amigo posso postar seu texto em meu blog, com a devida autoria?

renato vargens disse...

Hugo Imar,

Fique a vontade!

Renato Vargens

Unknown disse...

Infelizmente as igrejas sérias estão ficando cada vez mais vazias, por talvez, quem sabe, ter sido reconhecida como uma igreja séria!!! Seriedade e Compromisso andam juntos não é mesmo?

Alfredo Neto disse...

E quando participamos de uma igreja meio séria, onde as finanças são tratadas com seriedade, mas a mensagem nem sempre. O que fazer?

EsquiZilton disse...

Permite-me um acréscimo, pr?? rsrsr

Uma Igreja séria pratica a pluralidade de pastores, de sorte que um só, arvorando para si o primado, não toma decisões, estabelece doutrinas ou governa prepotentemente o rebanho.

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

As igrejas sérias estão ficando vazias, por que, infelizmente, o povo que se diz cristão só quer saber de festa e bagunça.

Dura veritas sed veritas

Por favor, que alguém me corrija, se a minha citação no latim estiver errada. Eu quis dizer que a verdade é dura, mas é verdade. Porém, eu não sou, verdadeiramente, um perito no assunto.

VAMOS NOS CONVERTER!!!!

Pork N Pine disse...

No meio de tanta confusão não consigo ainda detectar uma Igreja séria, algumas Igrejas pregam a doutrina da prosperidade e outros absurdos que muitos condenam mas nem sabem o que seus membros crêem, não os instrui. Outras (Presbiteriana do Brasil- IPB) pregam contra o triunfalismo horroroso e ordens que alguns pregam mas em sua rádio (IPB app para celular) tocam músicas do Thalles Roberto que só falam disso. Essas incoerencias me deixam sem saber para onde ir...

Unknown disse...

Glória ao Senhor todo poderoso, apenas ele é Santo, portanto não esperem a igreja perfeita pois todos somos pecadores apenas se espelhem em Cristo e você será a igreja de Cristo. Congregue sem olhar para o homem so assim fara a diferença. Que a Graça e a Paz de Jesus esteja com todos.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only