Hoje é domingo e em todo Brasil um número incontável de pastores e pregadores subirão aos púlpitos de suas igrejas onde pregarão o Evangelho da Salvação Eterna.
Isto posto, gostaria de oferecer a esse exército de ministros algumas dicas preciosas para a preparação, desenvolvimento e aplicação da mensagem:
1- Pregue para a glória de Deus. A motivação do ministro deve ser a glória do Senhor e não a exaltação do seu próprio nome e ministério.
2- Evite o improviso. Suba ao púlpito convicto daquilo que irá falar ao coração daqueles que o Senhor os confiou.
3- Mate-se de estudar e ressuscite através da oração. O ministro que não dedica tempo ao estudo bíblico e a oração não vale um vintém.
4- Não caia na tentação de pregar um sermão politicamente correto. Pregue a Palavra de Deus! Pregue as Escrituras.
5- Você não foi chamado por Deus para promover entretenimento aos ouvintes. Você é um pregador do Evangelho. Anuncie Cristo, pregue Cristo e proclame as inexoráveis verdades da Palavra de Deus.
6- Não seja superficial. Muito pelo contrário, seja profundo não suas colocações. Contudo, lembre-se que profundidade não está relacionado a falar de modo difícil. Spurgeon por exemplo era profundo, todavia, qualquer pessoa que o ouvia conseguia entendê-lo.
7- Não pregue outra coisa a não ser Cristo Crucificado. Você não foi chamado para pregar técnicas de psicanálise, psicologia humana, ou auto-ajuda. Você não foi chamado para pregar outra mensagem a não ser o Evangelho de Cristo.
8- A Bíblia deve ser a fonte da sua mensagem. Por mais interessante e profundo que seja um livro, a Biblia é a nossa única e exclusiva regra de fé, portanto, é dela que devemos extrair e fundamentar nossos sermões.
9- Cuidado com a arrogância. O púlpito é um lugar santo. Você não foi chamado para testesmunhar sobre os seus feitos e sim sobre a grandeza de Deus. Os puritanos tinham por hábito nunca relatarem no pulpito aquilo que faziam ou deixavam de fazer e sim expor as Escrituras.
10- Pregue com fogo e razão. Jonathan Edwards costumava dizer que o pregador precisa ter luz na mente e fogo no coração.
11- Pregue com o coração enchargado pelo amor. O pregador que não ama não pode pregar o evangelho. O amor é um dos fundamentos da nossa mensagem. O pregador ama as pessoas por isso prega.
12 - Pregue exclusivamente a Palavra de Deus.
E por fim lembre-se: "O pregador não é um profissional; seu ministério não é uma profissão." (E.M. Bounds)
E por fim lembre-se: "O pregador não é um profissional; seu ministério não é uma profissão." (E.M. Bounds)
Pense nisso!
Renato Vargens
Até a presente data, não li nada tão important como isto, que acabei de ler!!!
Muito boa amado... poderia acrescentar mais uma: Viva o que prega! Infelizmente, muito tem crescido o número de pastores que pregam a Palavra, mas a vida pessoal em nada condiz com as Escrituras...
irei pregar daqui há pouquinho na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga e seus conselhos alcançaram meu coração. God Bless You!
(...) Apegar-se as revelações Bíblicas do Deus vivente e se portar com temor perante Deus,- mudaria profundamente o alcance de muitas pregações. Que o Senhor conceda sabedoria àqueles que se propõem pregar a Palavra de Deus!
muito bom...
Simples, direto e eficaz. Excelente!
e muito bom ,ler conteudo que verdaderamente vao nos dar força e ajudar.gostei muito bom DEUS ti abençoe
Olhas as cópias sem fonte
http://lucianopaeslandim.blogspot.com.br/2013/01/12-conselhos-importantes-aos-pregadores_7997.html
Muito bom, que Deus abençoe você!
Muito bons estes conselhos,pastor. Mas infelismente diferente do que o senhor escreveu,conheço pastores que afirmam que o sagrado ministério é uma profissão! A cada dia que passa,oro com mais temor e fervor por essas almas!
Queria saber se é possivel publicar seus textos no Facebook e se o senhor se encomodaria se eu o fizesse. Que nosso Deus continue te usando a cada dia amado.
Postar um comentário