domingo, janeiro 13, 2013

12 conselhos preciosos aos pregadores da Palavra

Por Renato Vargens

Hoje é domingo e em todo Brasil um número incontável de pastores e pregadores subirão aos púlpitos de suas igrejas onde pregarão o Evangelho da Salvação Eterna. 

Isto posto, gostaria de oferecer a esse exército de ministros algumas dicas preciosas para a preparação, desenvolvimento e aplicação da mensagem:

1- Pregue para a glória de Deus. A motivação do ministro deve ser a glória do Senhor e não a  exaltação do seu próprio nome e ministério.

2- Evite o improviso. Suba ao púlpito convicto daquilo que irá falar ao coração daqueles que o Senhor os confiou.

3- Mate-se de estudar e ressuscite através da oração. O ministro que não dedica tempo ao estudo bíblico e a oração não vale um vintém.

4- Não caia na tentação de pregar um sermão politicamente correto. Pregue a Palavra de Deus! Pregue as Escrituras.

5- Você não foi chamado por Deus para promover entretenimento aos ouvintes. Você é um pregador do Evangelho. Anuncie Cristo, pregue Cristo e proclame as inexoráveis verdades da Palavra de Deus.

6-  Não seja superficial. Muito pelo contrário, seja profundo não suas colocações. Contudo, lembre-se que profundidade não está relacionado a  falar de modo difícil. Spurgeon por exemplo era profundo, todavia, qualquer pessoa que o ouvia conseguia entendê-lo.

7- Não pregue outra coisa a não ser Cristo Crucificado. Você não foi chamado para pregar técnicas de psicanálise, psicologia humana, ou auto-ajuda. Você não foi chamado para pregar outra mensagem a não ser o Evangelho de Cristo. 

8- A Bíblia deve ser a fonte da sua mensagem. Por mais interessante e profundo que seja um livro, a Biblia é a nossa única e exclusiva regra de fé, portanto, é dela  que devemos extrair e fundamentar nossos sermões.

9-  Cuidado com a arrogância. O púlpito é um lugar santo. Você não foi chamado para testesmunhar sobre os seus feitos e sim sobre a grandeza de Deus. Os puritanos tinham por hábito nunca relatarem no pulpito aquilo que faziam ou deixavam de fazer e sim expor as Escrituras.

10- Pregue com fogo e razão. Jonathan Edwards costumava dizer que o pregador precisa ter luz na mente e fogo no coração. 

11- Pregue com o coração enchargado pelo amor. O pregador que não ama não pode pregar o evangelho. O amor é um dos fundamentos da nossa mensagem. O pregador ama as pessoas por isso prega.

12 - Pregue exclusivamente a Palavra de Deus.

E por fim lembre-se: "O pregador não é um profissional; seu ministério não é uma profissão." (E.M. Bounds)

Pense nisso!

Renato Vargens

augusto elias disse...

Até a presente data, não li nada tão important como isto, que acabei de ler!!!

Adriano Modolo disse...

Muito boa amado... poderia acrescentar mais uma: Viva o que prega! Infelizmente, muito tem crescido o número de pastores que pregam a Palavra, mas a vida pessoal em nada condiz com as Escrituras...

Daniel Deusdete Araújo Barreto disse...

irei pregar daqui há pouquinho na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga e seus conselhos alcançaram meu coração. God Bless You!

Jailson Ferreira de Oliveira disse...

(...) Apegar-se as revelações Bíblicas do Deus vivente e se portar com temor perante Deus,- mudaria profundamente o alcance de muitas pregações. Que o Senhor conceda sabedoria àqueles que se propõem pregar a Palavra de Deus!

Informática disse...

muito bom...

Ricardo Luís Ferreira disse...

Simples, direto e eficaz. Excelente!

sadraque soares disse...

e muito bom ,ler conteudo que verdaderamente vao nos dar força e ajudar.gostei muito bom DEUS ti abençoe

Urso disse...

Olhas as cópias sem fonte
http://lucianopaeslandim.blogspot.com.br/2013/01/12-conselhos-importantes-aos-pregadores_7997.html

Diário de uma Missão disse...

Muito bom, que Deus abençoe você!

Juliana Correia de Souza disse...

Muito bons estes conselhos,pastor. Mas infelismente diferente do que o senhor escreveu,conheço pastores que afirmam que o sagrado ministério é uma profissão! A cada dia que passa,oro com mais temor e fervor por essas almas!
Queria saber se é possivel publicar seus textos no Facebook e se o senhor se encomodaria se eu o fizesse. Que nosso Deus continue te usando a cada dia amado.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only