quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Cenas que todo cristão brasileiro deveria ver

 Por Renato Vargens

Na semana passada enquanto me dirigia para a igreja percebi que um carro passou por mim com  um grande adesivo colocado no vido traseiro que dizia: "Autorizado por Deus para prosperar".  Logo abaixo deste, tinha um outro menor dizendo: "Deus é fiel."

Caro leitor, essa teologia da prosperidade me enoja. Confesso que tenho asco desta corja de apóstolos que prega um evangelho tão distorcido como a da confissão positiva.

Pois é, hoje no meu momento devocional enquanto orava  fiquei  a pensar no enorme potencial da igreja evangélica brasileira, como também nos milhões de cristãos  espalhados pelo mundo que por causa do evangelho de Cristo sofrem todo tipo de perseguição. Confesso que em virtude disto  fiquei profundamente angustiado. Sim! Fiquei inquieto, sorumbático, triste, choroso por constatar que o evangelho pregado neste tupiniquim país é absolutamente diferente do evangelho que tem levado milhares de pessoas em todo planeta a amarem mais a Deus do que suas próprias vidas.

Isto posto, gostaria que você separasse alguns pouco minutos para asssitir o vídeo abaixo e logo depois dedicasse um momento de oração tanto pela igreja brasileira, como pela igreja perseguida.

Renato Vargens





"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hb 11:34-40)
Anônimo disse...

Querido Renato, tenho começado a acompanhar o seu blog a pouco tempo atrás devido uma perseguição sua a minha qauerida Sarah Sheeva e como ela não ser escondeu e retweet seu tweets eu lhe conheci, vc escreve coisas bem legais e tem pontos de vistas interessantes, mas como alguém que como vc é bem de vida, tem dinheiro, e ainda fica com raiva de quem quer prosperar, querido não gaste seu tempo atrás de Ap. ou Líderes que quertem ver seu povo prosperar, pois isto é bíblico sim, e como é fácil falar pessoas que como vc não tem noção do que é não ter dinheiro ás vezes e não pq Deus não quer e sim pq não honramos com os princípios da bíblia que ele deixou como manual para nós. T+ e foque suas inteligência em unir mais o povo de Deus e não em dividir. Blz. Att, Carlos Viana

Israel disse...

Um domingo desses,
na minha igreja cantaram aquela música que diz:

"prosperarei... transboradarei..."

Durante o canto e a animação da igreja (obviamente empolgada) fiquei pensando exatamente nos irmãos da igreja perseguida e isso foi me dando uma triteza... uma vontade de chorar ...

Eu que já não gostava dessa música e por isso nao a cantava, fiquei enojado dela ....

Anônimo disse...

Zildamara Santos da Silva - realmente chocante ! todo cristão deveria mesmo ver e tomar uma atitude para cristo e parar de ficar adorando o deus que foi inventado por esta teologia da prosperidade.

renato vargens disse...

Israel,

Compartilho da mesma opinião que você. esta música é uma afronta ao verdadeiro evangelho. Confesso que não suporto mais ouvir tantas canções antropocêntricas em nossos cultos.

Abraços,

Renato Vargens

Felipe Costa disse...

Linda essa série, irmão Renato.

MACLima disse...

Sinceramente, creio que Deus move todas as circunstâncias e direciona seus filhos afim de que a Igreja cumpra sua missão.

Creio também que há uma prosperidade sobre a igreja brasileira. Há e haverá por um bom tempo cada vez mais ricos em nosso meio e o País continua apresentando crescimento. Deus tem realmente prosperado o Brasil.

Concordo quando chamas a Teologia da Prosperidade - pelo menos a maioria do que se chama assim - de distorção. Basea-se na provisão eterna e certa de Deus embora tenha se transformado em perseguição e desespero por bênçãos materiais.

Nossos IRMÃOS estão sofrendo e se por um lado, tenho certeza de que nunca desejaram tais violações contra suas vidas - talvez até orando contra isso, por outro lado, têm demonstrado uma coragem e desprendimento com as próprias vidas na 'guarda positiva' da confissão de que Jesus é seu único Senhor. Falei em 'guarda positiva' apenas como um trocadilho com a 'confissão positiva' que mencionaste, e não dizendo que uma coisa é a outra.

Se o Altíssimo tem um exército nessa terra e se todos estamos listados nele, é certo que estes IRMÃOS perseguidos possuem as mais altas patentes, e nós, muito menores que eles.

E é aí que entendo onde erramos o alvo. Se Deus prospera a igreja daqui, qual a nossa missão com a igreja perseguida de tantos outros lugares? Deveríamos aliviar suas cargas; brigar por seus direitos humanos e sociais, suas liberdades individuais; prover-lhes mantimento, saúde, teto; resgatar aqueles que assim desejassem e abrigá-los conosco na paz de nossa igreja próspera.

A oração de um justo pode muito em seus efeitos, mas não pode ser o manto da covardia de quem se omite em agir, em dar.

Perdemos por não entrar na guerra deles, porque é uma guerra da Igreja e já é uma guerra ganha:
- Os que vivem, recebem o direito de continuar servindo a Deus, têm suas cargas aliviadas e nós, como partícipes, pudemos servir pessoalmente a Cristo ao serví-los. A Bíblia diz isto.
- Os que morrem, morrem na defesa da Fé, e já descansam, não mais sujeitos aos valores e fragilidades desta vida. É lucro para eles. E nós, mesmo falhando em mantê-los vivos (afinal, não temos poder em nós mesmos para tanto), saímos de cabeça erguida, com o sentimento e experiência de quem se gastou em prol da causa do IRMÃO.

Mas esta nossa omissão transforma um único corpo em dois, transforma IRMÃOS em ESTRANHOS.

Digo isto, me colocando em primeiro lugar na lista de covardes que, mesmo debaixo de tamanha prosperidade, se omitem em fazer um esforço extra, algo além de orar e lamentar.

Não consegui assistir o vídeo todo, mas vi o suficiente para me envergonhar.

Renato, desculpa o texto extenso e as diferenças doutrinárias, se encontrares alguma, mas acho que é por aí.

Em Cristo, que só tem UMA Igreja.
Marco.

Ozana Marques disse...

Olha na boa eu sou Cristã, nunca vou negar Jesus, vou apanhar demais , só que vou bater também , por que de uma coisa Deus pode me julgar eu não dou minha outra face para os outros baterem não, eu meto o coro também, pego o que tiver na frente e bato tambem, mais quem sabe um dia Deus não muda isso em mim né. Mais vou te dizer me desculpe o palavreado, mais para mim esses caras que bateram neles é um bando de filha da p..... nossa eu fico com tanta raiva de gente assim que bate nos Cristãos por causa desses deuses pagãos deles esses demônios disfarçados de deuses. Ou num é possível que Deus não vai deixar a gente da uma paulada nesses caras?! melhor eu ficar calada, mesmo.

Anônimo disse...

SÓ TENHO ALGO A DIZER ...AQUILO Q NOS UNI, É MUITO MAIOR DO Q NOS SEPARA!
A PALVRA NOS RESPALDA QUE COMERIAMOS O MELHOR DESSA TERRA AINDA EM VIDA!
AMÉM, DEUS O ABENÇOE, TENS UMA MENTE UNGIDA E CHEIA DE INTELIGENCIA, USE-A FAVOR DO REINO! ABRAÇOS. :)

Lankaster Almeida Oliveira disse...

Eu concordo com suas palavras! E fico muito inpactado e abençoado com elas! Me sinto muito pequenino quando vejo verdadeiros e autenticos cristãos morrendo e sofrendo em nome de Jesus! E fico muito trsite e revoltado com esse teologia da prosperidade! Paz!

Anônimo disse...

Meu caro Renato,li a reportagem,assisti o vídeo e li tb alguns comentários de leitores.Mas é inacreditável perceber que depois de tudo o que vimos e ouvimos ainda exista alguém com a cara de pau de defender gente como essa "profeta" aí e de dizer que a igreja brasileira é próspera.Não sei se vc concorda comigo,mas eu vejo prosperidade sim,mas é naqueles irmãos que estão sendo mortos e açoitados por causa do evangelho,eles sim estão prontos para um encontro com o seu Senhor,por que não teem nem mesmo as suas vidas como preciosas.Ah meus queridos irmãos quando vejo um video destes me envergonho do evangelhosinho frajunta que vivemos aqui em nosso país.moacir_santos37@hotmail.com

Anônimo disse...

Ozana minha irmâ,converta o seu palavriado e depois diga que é crîstã.E ao amigo anônimo que força o texto bíblico pra justificar sua heresia-comeremos o melhor desta terra-cuidado amigo como vc ta lendo a palavra,não isole este texto do resto da ´Bíblia não,pois caso o contrário trará condenação pra sua vida ao invés de salvação.E cá pra nós,mente ungida,faça-me um favor...

Camila disse...

Pregar sobre prosperidade não é errado, mas não se deve deixar o resto de lado. Cadê, o verdadeiro evangelho? Exortação, milagres, cura divina... mas principalmente a salvação de nossas almas. No Grande Dia seremos cobrados por nossos atos, a biblia também nos ensina como devemos ser, como devemos agir, não somente que se seguirmos a Deus, acreditarmos na Vossa existencia e dizimarmos corretamente (é importante claro), seremos prósperos. Prosperidade é bom, mas e o resto da biblia, irmão?

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only