domingo, agosto 22, 2010

Similaridades entre Vanusa e o eleitor brasileiro.

Por Renato Vargens

A cantora Vanusa protagonizou mais uma cena de esquecimento desmedido. Se não bastasse ter esquecido o hino nacional numa solenidade da Assembléia Legislativa de São Paulo em 2009, a estrela da Jovem Guarda, se atrapalhou mais uma vez durante uma apresentação. Em um evento de comemoração do Dia dos Pais no Parque do Idoso, em Manaus, no dia 6 de agosto, Vanusa esqueceu a letra de Sonhos de um palhaço, composta por Antônio Marcos, um clássico de seu repertório.

Caro leitor, ao saber do esquecimento da cantora Vanusa  confesso que foi impossível com que não pensasse naqueles eleitores que a cada quatro anos não se recordam do passado dos nossos "gentis" politicos.

Pois é, por acaso você já se deu conta que brasileiro tem memória curta? Já percebeu que  existe um bocado de gente que esqueceu do confisco do nosso dinheiro feito por Collor de Mello, dos desvios do dinheiro público, dos escândalos do INSS, dos anões do orçamento, da adulteração do painel do Senado, do mensalão, da compra de votos por parlamentares, da máfia da sanguessuga, do castelo construído por parlamentar, do escândalo das passagens aéreas, dos panetones distribuidos no natal, dos jabás adquiridos, além de dezenas de outros escândalos mais.

Prezado amigo, o Brasil tem vivido nos últimos anos uma curva ascendente de maracutáias onde políticos corruptos movidos por uma avassaladora ganância, tem se  locupletado do dinheiro público enriquecendo desenvergonhadamente. Lamentalvemente as primeiras páginas dos  jornais têm estampado quase que diariamente escândalos políticos de primeira linha. Essa sucessão de escândalos, significativos em seu conjunto, ajuda a criar uma cultura de crescente desconfiança nos cidadãos, aos quais tem gerado consequências funestas e contraproducentes, bem como o descrédito da sociedade quanto a capacidade do poder público de fazer o bem comum.

Infelizmente o povo brasileiro esqueceu rapidamente das falcatruas e roubalheiras promovidas pelos "bondosos políticos", até porque, bastam dois ou três anos no máximo, para que através das urnas reconduzamos os que nos extorquíram de volta ao poder.
Que Deus nos conceda sabedoria em 03 de outubro e que o povo brasileiro escolha com coerência seus representantes públicos.

Renato Vargens
Tom disse...

Eu compartilho da mesma indignação em relação ao esquecimento da cantora. Afinal de contas ela é uma cantora profissional.
Agora, relacionar com a crítica fincada no lugar-comum do "brasileiro com memória curta", eu já não compartilho.
Nós sabemos que o sistema político é problemático. Tudo começa com o financiamento de campanha e culmina com a ficha suja do candidato que consegue várias liminares na justiça para se candidatar e assim se eleger.
Será mesmo que o problema esta em nosso voto (pois sou brasileiro)? Ou na minha memória curta?
Ainda falta muito para aperfeiçoarmos nosso sistema político. Lembro que temos pouco tempo de vida política sem um golpe (no século passado foram duas ditaduras 1930 e 1964).
São fatores essenciais para compreensão do suposto problema de parte do povo brasileiro com memória curta.

Meu Dever é Alertar disse...

Não é que o povo se esqueça.
São as benésses sem vergonhas que o Governo dá que ludibriam o povo, que por sua vez, em sua preguiça e comodismo aceitam vender sua dignidade, caráter por meros tostões. O povo é consciente.

Encobre-se escândalo com favores.

Mas, fazer o que senão denunciar?

Ir. Márcio Cruz

*eu sou de Manaus. Vendo a Vanusa pela TV, parece que ela tinha tomado todas e mais algumas. Ela tava pra lá de sabe Deus onde.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only