sexta-feira, abril 09, 2010

Manifesto público das favelas de Niterói sobre a tragédia de abril.

Prezados,

Hoje eu escrevi um texto no meu blog onde expus minha opinião sobre a omissão da Prefeitura de Niterói diante do tragédia do morro do bumba. Há pouco recebi por email um manifesto assinado pelas favelas de Niterói, o qual reproduzo abaixo:

"Nós, moradores de favelas de Niterói, fomos duramente atingidos por uma tragédia de grandes dimensões. Essa tragédia, mais do que resultado das chuvas, foi causada pela omissão do poder público. A prefeitura de Niterói investe em obras milionárias para enfeitar a cidade e não faz as obras de infra-estrutura que poderiam salvar vidas. As comunidades de Niterói estão abandonadas à sua própria sorte. Enquanto isso, com a conivência do poder público, a especulação imobiliária depreda o meio ambiente, ocupa o solo urbano de modo desordenado e submete toda a população à sua ganância. Quando ainda escavamos a terra com nossas mãos para retirarmos os corpos das dezenas de mortos nos deslizamentos, ouvimos o prefeito Jorge Roberto Silveira, o secretário de obras Mocarzel, o governador Sérgio Cabral e o presidente Lula colocarem em nossas costas a culpa pela tragédia. Estamos indignados, revoltados e recusamos essa culpa. Nossa dor está sendo usada para legitimar os projetos de remoção e retirar o nosso direito à cidade. Nós, favelados, somos parte da cidade e a construímos com nossas mãos e nosso suor. Não podemos ser culpados por sofrermos com décadas de abandono, por sermos vítimas da brutal desigualdade social brasileira e de um modelo urbano excludente. Os que nos culpam, justamente no momento em que mais precisamos de apoio e solidariedade, jamais souberam o que é perder sua casa, seus pertences, sua vida e sua história em situações como a que vivemos agora. Nossa indignação é ainda maior que nossa tristeza e, em respeito à nossa dor, exigimos o retratamento imediato das autoridades públicas. Ao invés de declarações que culpam a chuva ou os mortos, queremos o compromisso com políticas públicas que nos respeitem como cidadãos e seres humanos."

Comitê de Mobilização e Solidariedade das Favelas de Niterói
Associação de Moradores do Morro do Estado

Associação de Moradores do Morro da Chácara

SINDSPREV/RJ SEPE - Niterói
SINTUFF
DCE-UFF
Mandato do vereador Renatinho (PSOL)

Mandato do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL)
Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK)
Movimento Direito pra Quem Coletivo do Curso de Formação de Agentes Culturais Populares
Unknown disse...

Acho que essa é a hora, mais do que oportuna, do basta de tanta negligência das autoridades de todo o Estado, e principalmente do município de Niterói, no qual sou nascido, quando sonegam da classe pobre do Rio o direito de viver com dignidade, ou seja, saúde, educação, segurança e moradia.
Pois é o mínimo que tem que ser feito em um governo compromissado.
E a população atingida, pra onde a corda sempre arrebenta, mais atenção na hora de votar e colocar no poder os seus representantes.

Anônimo disse...

Pr. Renato,
Concordo sim, que GRANDE e ENORME parcela de culpa dessas tragédias todas deve ser imputada as autoridades, lógico.
Mas na minha humilde opinião, com todo RESPEITO pelas dificuldades e pela dor dessas pessoas, penso que uma parte desta "culpa" é SIM, de quem constrói suas casas em lugares que não oferecem o mínimo de segurança para os seus. Sei também que muitos que morreram ou perderam suas casas nestes dias, não tiveram alternativa, visto que seus pais ou seus maridos foi quem os levou para ali, outros nasceram naquele lugar. Ou seja, morreram por culpa também, daqueles que um dia resolveram construir suas casas (no caso do morro do Bumba), em cima do lixo. Seja por necessidade ou por facilidade.

Carlos Gomes

augusto elias disse...

Concordo com o desabafo daquele povo desorientado e cançado.Nos ultimos 25 anos,onde apenas um mandato de prefeito( maior autoridade municipal),foi de um partido que não teve a indicação do atual prefeito( PDT),sendo o restante dividido entre ele,João Sampaio(PDT).Também o Godofredo(PT),antes do seu completo mandato,concluiu o ultimo do Jorge,ATÉ PORQUE ERA VICE DELE,pois o senhor Jorge deixou o cargo para concorrer ao governo do Estado..Vale Ressaltar que o lixão,praticamente terminou suas atividades no governo do Dr Valdenir Bragança ( Bagunça),que por sua vez, deveria dar uma direção sobre o então aterro.Bom,se eles intimaram aquela população a se retirarem do local atingido,oferecendo-lhes moradia e por sua vez ,eles não quizeram sair,atribuo uma parcela de culpa ao moraores .Agora,se nada foi feito pela parte das autoridades,pois acho mais provavel ,pelas evidências dos fatos,aí é necessário que haja a intervenção das autoridades competentes para julgar a matéria e puni-los.

Flávia Aleixo disse...

Olá, Renato. O senhor poderia, por gentileza, conseguir os endereços de e-mail do comitê e associações para mim? Publiquei o teu post no meu blog e as pessoas me pediram. Me ajuda? Este é o meu blog: http://flaviaaleixo.wordpress.com

renato vargens disse...

Flávia, escreva para marciompc@gmail.com e peça a ele as informações.

Abraços,

Pr. Renato Vargens

Flávia Aleixo disse...

Muito obrigada. Passe no meu blog e veja o comentário que deixaram por lá. Forte abraço. Flávia Aleixo.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only