quarta-feira, março 31, 2010

Dicas para construção de uma família feliz. Parte V

Respeite a infância dos seus filhos.
Por Renato Vargens

No desejo de verem o desenvolvimento salutar de seus filhos, muitos pais erram em exigir por parte dos seus rebentos um comportamento "adultizado." Nesta perspectiva é comum com que os pais vistam os seus filhos como adultos, exijam deles um linguajar maduro, além de impor de forma despótica a obrigatoriedade de serviços domésticos. Para piorar a situação, não permitem com que a criança viva efusivamente a infância desfrutando de jogos, brincadeiras, risos e festas.

É claro e notório que o lúdico, a fantasia, e as brincadeiras possuem um papel fundamental no desenvolvimento da psiquê. Na verdade, os momentos em que as crianças passam se divertindo brincando umas com as outras, contribuem para se desenvolverem tanto emocionalmente como intelectualmente. Ora, é através das brincadeiras que as crianças aprendem a interpretar a realidade. É brincando que elas aprendem a elaboração, negociação de regras de convivência e a representação de sentimentos e emoções.

Vale a pena ressaltar que através dos momentos lúdicos e aparentemente simples, é que surgem diálogos fantásticos. São nesses momentos de interação com a fantasia e a realidade que a criança "cresce" e desenvolve sua personalidade.

Prezados pais, cuidado para cairem não cair no erro do imediatismo "adultizando" o seu filho. Criança deve ser criança, até porque é sendo criança, vivendo como criança, não queimando etapas, nem tampouco ultrapassando os limites naturais da vida é que poderão no futuro construir um mundo melhor.

Pense nisso!

Renato Vargens
Ubirajara Oliveira disse...

Muito bom. Obrigado!

MARIO HERMES disse...

Claro, esclarecedor e realista, como sempre... Parabéns!
Aproveito para parabenizá-lo pela participação, como palestrante, no dia 10 de abril no evento à se realizar nas dependências da PIB de Niterói, que também estamos divulgando no blog www.ibbarreto@blogspot.com.
Temos membros em nossa Igreja que são voluntário do GA e que estarão envolvidos com a organização do evento, e eu particularmente, devo participar do ciclo de palestras e terei o prazer, depois de quase 6 anos, de ouví-lo ao vivo e à cores novamente.
Abraços,

Mario Hermes

renato vargens disse...

Prezado Mário,

Será um enorme prazer revê-lo.
Se DEus quiser nos encontraremos na PIB de Niterói.

Abraços saudosos.

Renato VArgens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only