sábado, fevereiro 20, 2010

Teologia Sistemática - Por Franklin Ferreira e Alan Myatt

Infelizmente uma enorme quantidade de heresias se fazem presentes nas igrejas evangélicas brasileiras. Lamentavelmente em cada canto deste país os ensinamentos dos falsos profetas tem se multiplicado a olhos vistos levando  milhares de cristãos a vivenciarem um cristianismo adoecido.

Em virtude deste enorme embróglio que se encontra parte da Igreja evangélica tupiniquim, acredito que mais do que nunca os pastores brasileiros necessitam ter acesso a um bom material teológico.

O Pastor Franklin Ferreira juntamente com Alan Myatt publicaram pela Vida Nova, uma Teologia Sistemática que com absoluta certeza vai contribuir em muito para a edificação da igreja evangélica brasileira.

Vale a pena ressaltar que os autores desta importante obra de teologia deram a devida atenção à metodologia e ao rigor científico. A organização da obra segue uma estrutura clássica: parte da doutrina da revelação, depois estuda a doutrina de Deus, prosseguindo para a análise de temas da antropologia e hamartiologia. Por último, traz os capítulos destinados à cristologia, à pneumatologia, à eclesiologia e à escatologia.

Em segundo lugar, os autores dispensam o devido respeito ao texto sagrado, pois trabalham com uma perspectiva nitidamente evangélica e um enfoque reformado. Interagem intensamente com os teólogos protestantes clássicos, com a herança patrística da teologia, além da cristologia clássica, a soteriologia e bibliologia reformadas. Por fim, a obra diferencia-se de fato por sua relevante contextualização. A religiosidade brasileira foi levada em conta, tanto no aspecto teológico como popular, oferecendo ao leitor uma significativa análise apologética da nossa realidade.

A interação com diversos enfoques teológicos contemporâneos marca boa presença nesta obra acadêmica, sem, no entanto, deixar de lado os contornos da história do pensamento e dos movimentos religiosos que não poderiam faltar na construção de uma estrutura teológico-sistemática. Portanto, trata-se não apenas de uma teologia sistemática inegavelmente clássica, protestante, evangélica. É muito mais do que isso! Além de ser originalmente escrita em português — um aspecto relevante para a formação do incipiente pensamento teológico nacional — também apresenta como diferencial o fato de ser voltada para o contexto atual, fazendo uma análise de questões apologéticas imprescindíveis para a realidade contemporânea.

Tenho certeza de que os milhares de pastores e líderes deste imenso país muito se beneficiarão com a leitura desta obra.

Recomendo a todos!

Renato Vargens
SIMON LINO disse...

pretendo um dia adquirir essa teologia Sistemática. Respeito muito Franklin Ferreira.

Unknown disse...

A paz do Senhor Pastor Renato.

Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho de despertamento cristão que vens fazendo por meio dos blogs. Faço menção em especial a dois de seus artigos que retratam perfeitamente a maioria esmagadora de evangélicos no Brasil: "TÔ PAGAAAAAAANNNNNNDO", E "TEOLOGIA TABAJARA". Publicados no site CACP. Tenho orado por sua vida e pedido a Deus que levante mais servos comprometidos com a sã doutrina.

Na paz de Cristo .

Ev. Antonio Cruz

CARLOS disse...

POSSUO ESSA OBRA,VALE A PENA,ESTOU NO CAPITULO 15,ONDE FALA SOBRE EXPIAÇÃO.É UMA OBRA QUE AJUDA O ESTUDANTE DE TEOLOGIA À SE LOCALIZAR TEOLOGICAMENTE.

Anônimo disse...

Pastor Renato Vargens,

Realmente quando leio alguns de seus artigos defendendo a simplicidade de
Cristo, posso compará-lo ao apóstolo Paulo que defendia ferozmente a sã doutrina e afastando os hereges que infelizmente ainda são muitos.Que Deus possa abençoá-lo, encorajando-o a continuar nessa luta a favor do evangelho genuíno.

André.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only