Por Renato Vargens
Volta e e meia alguém me escreve perguntando sobre alguns comportamentos e práticas dos cultos evangélicos no país. A pergunta destes irmãos destina-se ao fato se as ênfases litúrgicas de suas igrejas estão de acordo com o padrão bíblico.
Pois bem, tentando ajudar àqueles que me indagaram a respeito das incongruências evangélicas segue abaixo algumas dicas que poderão ajudar qualquer um a avaliar e descobrir se a igreja que frequenta está com um culto equivocado e distante do padrão bíblico:
1- No culto fala-se mais de dinheiro do que de Jesus. Lamentavelmente existem igrejas que a palavra sobre ofertas tem o mesmo peso e tamanho da pregação.
2- O principal foco do culto é vitória pessoal ou a prosperidade do individuo.
3- O Momento de louvor com música é valorizado demasiadamente em detrimento a pregação da Palavra de Deus. Nesta perspectiva destina-se um longo espaço as canções e poucos minutos a exposição das Escrituras.
4- O culto é terminantemente antropocêntrico.
5- A palavra do pastor é mais importante do que a Palavra de Deus.
6- No culto não há espaço para confissão ou arrependimento de pecados, muito pelo contrário, o culto é marcado por decretos, determinismos e ordens a Deus onde que mais importa são as bênçãos divinas.
7- No culto jamais se fala, canta ou prega sobre a cruz.
Caro leitor, se a igreja que frequenta tem por características estes comportamentos aconselho que saia dela procurando uma comunidade cuja centralidade esteja em Cristo e sua Palavra.
Pense nisso,
Renato Vargens
Ps: Sugiro também a leitura do texto onde eu trato das 10 marcas de uma igreja apóstata.
Eu tenho uma pergunta: se todas as igrejas próximas de casa tem essas características, o que uma pessoa deve fazer?
Fazer um esforço pra ir á uma igreja mais distante,ou realizar o seu própio culto em casa pra Deus,mas claro ir para uma boa igreja com sempre novas palavras é mais gratificante!
Resposta simplista demais... pra quem ver a situação de fora tudo é muito simples.
Uma resposta menos simplista: a pessoa deve pegar um busão e ir até uma igreja de verdade ou esconder-se atrás da desculpa de que não tem nenhuma próxima de sua casa.
Uma pessoa aliançada com Deus não se importa com distância. Eu moro em São Vicente e congrego em Praia Grande, sem problema algum!
Não foi menos simplista, Molina. Foi praticamente a mesma da anterior. Na verdade eu congrego em uma igreja perto de casa. Só queria ver a sensibilidade das pessoas.
Queres conhecer a verdade?
Postar um comentário