quinta-feira, maio 13, 2021

SERÁ QUE OS ATAQUES A ISRAEL APONTAM PARA AQUILO QUE A BÍBLIA CHAMA DE GOGUE E MAGOGUE?

 


Tratar de temas escatológicos não é nada fácil. Tentar explicar alguns textos bíblicos relacionados ao “escaton” implica em humildade diante da complexidade da Palavra de Deus que trata dos últimos tempos.

O capítulo 20 de Apocalipse, por exemplo, é um dos mais complexos e “polêmicos” de todo o livro. Na verdade, não existe unanimidade entre os estudiosos acerca da sua real interpretação, visto que as três principais linhas de interpretação relacionado ao milênio como o amilenismo, o Pós-milenismo e o Pré-milenismo enxergam tanto o texto como o tema de formas distintas.

Os pre-milenistas, por exemplo, acreditam que o milênio relatado no capítulo 20 sucede cronologicamente à segunda vinda de Cristo, descrita no capítulo 19. Contudo, os amilenistas (dos quais eu me incluo) defendem o fato de que o capítulo 20 é o início de outra seção paralela e não uma sucessão cronológica do capítulo 19. Nessa perspectiva, o milênio antecede a segunda vinda de Cristo e não sucede a ela. Aliás, vale a pena ressaltar que o livro do Apocalipse está organizado em sete seções paralelas e progressivas, ou seja, a mesma história é contada e recontada com perspectivas diferentes, de modo que a narrativa vai se tornando mais intensa e detalhada conforme avançamos para o final do livro.

Agora, o que significa Gogue e Magogue? Que termos são esses? Em primeiro lugar é importante que entendamos que Gogue e Magogue são palavras descritas pelo profeta Ezequiel (Ezequiel 38-39) como também por João no livro do Apocalipse (Apocalipse 20:7-10) as quais fazem referência ao conflito final entre as forças satânicas e o povo de Deus.

Veja bem, existem muitas interpretações e teorias acerca desse fato específico, o que acaba produzindo entre os estudiosos da doutrina que trata dos acontecimentos relacionados ao fim, muitas divergências.

Há aqueles por exemplo que dizem que Gogue será um comandante russo que atacará Israel no futuro. Outros afirmam que Gogue seria um líder de um grande exército vindo do Norte que atacará a terra de Israel. Outros identificam Gogue com sendo Guigues, um rei da Líbia, conhecido nos textos acadianos do século 7 a.C. como um vassalo dos assírios, além, é claro de outras tantas interpretações.

Particularmente eu entendo que a expressão Gogue e Magogue se refere ao ataque final das forças anticristãs lideradas por Satanás contra a Igreja de Cristo. Segundo compreendo, ao final dos 1000 anos, (que é uma linguagem figurada) satanás será solto para enganar as nações naquilo que denominamos de grande tribulação, que será o período mais terrível da história, em que o dragão e seus aliados perseguirão duramente o povo de Deus. (Apocalipse 20:7-8)

João identifica Gogue e Magogue como “as nações que há nos quatro cantos da terra”, isto é, o mundo seduzido e enganado por satanás e o anticristo produzindo com isso uma grande e severa perseguição em âmbito global contra a Igreja do Cordeiro.

Quando chegar esse tempo, a igreja de Cristo será perseguida em todo lugar. Contudo, a derrota dos inimigos será repentina e completa. As Escrituras nos ensinam em II Tessalonicenses 2:8 diz que Cristo na manifestação da segunda vinda matará o homem da iniquidade com o sopro da sua boca. Além disso, Apocalipse 19:20 diz que o anticristo e o falso profeta serão lançados no lago do fogo e enxofre juntamente com Satanás e serão atormentados por toda a eternidade. (Apocalipse 20:9-10)

 Soli Deo Gloria!

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only