terça-feira, março 27, 2018

04 razões básicas porque você deve valorizar a esposa do seu pastor


Na minha caminhada ministerial, tenho visto um número significativo de esposas de pastores, marcadas negativamente pela igreja. Na verdade, basta olharmos para os nossos arraiais evangélicos que perceberemos uma quantidade de mulheres de Deus, feridas e adoecidas emocionalmente em virtude da pressão do ministério pastoral do marido. Na verdade, em inúmeras igrejas tem sido muito comum cobrarmos das esposas de nossos pastores, atitudes e comportamentos perfeitos. 

Lamentavelmente para muitos tornou-se absolutamente natural, exigir de nossas irmãs, aquilo que comumente exigimos de nossos pastores. E é pensando assim, que boa parte do povo de Deus estabeleceu em nome de Deus, que as esposas de pastores, devam estar presentes no maior número de reuniões possíveis. Para tais pessoas, a mulher do pastor tem que ser apta a coordenar ao mesmo tempo crianças, ministério de louvor, além obviamente de sociedades femininas. Isto sem falar, que a educação dada aos filhos deve ser perfeita, ilibada; e que a sua postura e comportamento devem ser irrepreensíveis, culminando assim com o sorriso constante de alguém que jamais experimenta crises e problemas. Para piorar a situação, muitas igrejas têm vivido debaixo da tirania da imposição, onde todas as mulheres de pastores eminentemente devem ser ordenadas pastoras.

As consequências diretas disso tem sido as piores possíveis. Na verdade, muitas mulheres de pastores tem sofrido caladas a pressão da perfeição, isto sem falar, é claro, na angústia de ter apoiar e sustentar o marido que possui a difícil missão de pastorear a igreja de Cristo.

Diante disso, resolvi escrever quatro razões fundamentais porque um membro de uma igreja cristã deve valorizar a esposa do seu pastor, senão vejamos:

1- Você deve valorizar a esposa do seu pastor orando por ela, rogando ao Eterno que a abençoe na missão de esposa, mãe, como também de  conselheira de seu marido.

2- Você deve valorizar a esposa do seu pastor não cobrando dela o que a Bíblia jamais cobrou, como por exemplo a exigência de que seja pastora. Alias, vale a pena ressaltar que o pastorado feminino não existe nas Escrituras. (Para ler mais sobre o assunto, clique (aqui).

3- Você deve valorizar a esposa do seu pastor tratando-a com deferência, respeito e dignidade, não considerando-a como objeto descartável e desprezível. Particularmente eu sei de igrejas que comparam as esposas de pastores como a pragas como piolhos.

4- Você deve valorizar a esposa do seu pastor respeitando os seus filhos e tratando-os como crianças normais, jamais exigindo deles perfeição em seus atos e atitudes. 

Pense nisso!

Renato Vargens 


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only