quarta-feira, setembro 06, 2017

Lutero e Catarina Von Bora, lições de um casamento cristão - parte 2



Outro dia eu escrevi  sobre alguns lições que podemos aprender no casamento de Lutero e Catarina Von Bora. (aqui). Hoje, resolvi publicar a segunda parte desta linda história de amor. 

Lutero foi monge por um bom tempo, sem ter tido antes nenhum contato com mulher. Ademais, ele tinha sido preparado pela igreja para ser um monge e não casar. Entretanto, com a Reforma Protestante, o reformador alemão, conheceu uma ex-freira com quem veio a casar. Os relatos históricos dizem que  o início do seu matrimônio, Lutero sentia-se meio estranho.

"O primeiro ano de matrimônio faz com que a gente [o marido] tenha pensamentos singulares. Quando está sentado à mesa, pensa: antigamente estavas só, agora a dois; ao acordar na cama, vê um par de tranças deitadas a seu lado, coisa que antigamente não via." (WA TR 3,3178 b.)

Alguns chegam a afirmar que o matrimônio entre Lutero e Catarina não foi aquilo que possamos afirmar como um inicio de romance absorto em amor.  Todavia,  o amor dele para com sua esposa foi surgindo paulatinamente naquele lar de Wittenberg. Em 1531, Lutero afirmaria:

"Não trocaria minha Käthe pela França e por Veneza de brinde. Primeiro, porque foi Deus quem ma deu e me deu a ela; depois, porque experimento muitas vezes que outras mulheres têm mais defeitos que minha Käthe (mesmo que também tenha alguns, opõem-se-lhes virtudes muito maiores); terceiro, porque ela preserva a fé do matrimônio, que é fidelidade e honra. Assim, inversamente, também a mulher deveria pensar a respeito do marido". (WA TR 1,49.)

Vale a pena ressaltar que o  matrimônio de Lutero e Catarina não foi diferente dos casamentos, mesmo porque, eles  também  experimentaram instantes de tensão e de desentendimento na vida matrimonial. Um de seus comensais anotou o seguinte:

¨Se posso aguentar a ira do diabo, do pecado e da consciência, também aguento uma ira da Catarina von Bora. Com reclamações ninguém há de conseguir alguma coisa junto a mim.¨ Foi o que disse, quando certa vez havia brigado com sua mulher por causa de uma coisa de nada." (WA TR 1,255.)

Lutero foi um homem brilhante, mas, ao mesmo tempo comum e que possuiu um casamento com muitos acertos e com muitos erros, aliás, como qualquer casamento.

Renato Vargens

Outros textos sobre o casamento entre Lutero e Catarina Von Bora:

Lutero: Um dia de angústia e a bênção de ter uma esposa sábia (aqui)
Lutero e Catarina Von Bora, lições de um casamento cristão - Parte 1 (aqui)


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only