Os 10 mandamentos para não se estressar nas Redes Sociais

Por Renato Vargens

Sem sombra de dúvidas as Redes Sociais aproximaram as pessoas umas das outras. Além disso, ela também proporcionou a possibilidade de encontrarmos amigos do passado que por motivos distintos nos distanciamos. Entretanto, as Redes Sociais tem produzido inúmeras divergências e divisões, isto porque, por motivos banais, muitos tem rompido amizades, vínculos afetivos e relacionamentos de muitos anos. 

Ora, antes de qualquer coisa vale a pena ressaltar que não estou defendendo o "deboísmo" (leia o que escrevi sobre o assunto aqui), mesmo porque, não sou adepto do "politicamente correto". Contudo, tenho entendido que o Facebook e as Redes Sociais quando usadas de forma errada produzem estress absolutamente desnecessário.

Diante do exposto gostaria de sugerir 10 dicas para evitar aborrecimentos nas Redes Sociais:

1- Não brigue por tudo. Tem gente que por qualquer motivo discute nas Redes Sociais. A maturidade nos ensina que precisamos aprender a escolher nossas brigas.

2- Se as ideias difundidas numa página te irrita, pare de segui-la.

3- Não seja precipitado em discutir com alguém nas redes sociais. As Escrituras nos ensinam que peca quem é precipitado. Além disso, é mais sábio esperar a poeira baixar, os ânimos arrefecerem para emitir uma opinião sobre um determinado assunto.

4- Antes de emitir uma opinião no post alheio pense nas implicações e consequências. Uma palavra "mal-dita", pode abalar uma amizade de anos.

5-  Se alguém te agredir com ataques "ad hominen", não pague na mesma moeda. Lembre-se que a Palavra dura suscita a ira e a branda desvia o furor. (Provérbio 15:01) 

6- As vezes romper uma "amizade virtual" pode ser complicado, contudo, para evitar aborrecimentos maiores, é válido tirar o "amigo do "feed".

7- Cuidado com as ideologias políticas. As últimas eleições foram responsáveis pelo "fim" de muitas amizades. A melhor coisa a ser feita é separar o amigo da "ideologia" dele, porque se levar ao pé da letra as divergências no campo da política, a quebra de relacionamento será inevitável.

8- Se tiver que discordar de um texto de um amigo, o faça depois e pessoalmente, mesmo porque, é importante lembrar que ainda ainda que usemos "emoticons", torna-se quase que impossível demonstrar via teclado aquilo que de fato estamos sentindo.

9- Cuidado com as zoações, achincalhes e deboches desnecessários. Ridicularizar um amigo publicamente pode trazer rusgas no relacionamento.

10- Pense duas ou mais vezes antes de postar, curtir ou emitir um comentário. Agindo assim você evitará muitos problemas. 

Pense nisso!

Renato Vargens


1 comentários:

Mais uma vez.Parabens Pastor...gostei e assino por baixo

3 de dezembro de 2015 11:06 comment-delete