sábado, julho 05, 2014

A contusão de Neymar, a tragédia de BH e o pão e circo tupiniquim

Por Renato Vargens


O silêncio diante da dor da tragédia de Belo Horizonte se contrapõe as milhares de manifestações de revolta da população brasileira diante da contusão de Neymar. Confesso que fiquei impressionado com o silêncio da imprensa mediante a trágica notícia da queda de um viaduto na capita mineira.

Pois é, estou plenamente convicto que a copa do mundo é um tipo de ópio que alucina a população, levando-a crer que tudo se resume a gol, futebol, samba e bandalheira.

Logo após a contusão do jogador brasileiro as rede sociais ficaram lotadas de mensagens de indignação a saída da Copa do nosso principal jogador. Interessante é que alguns tomados por ódio, revolta e ira proferiram discursos racistas contra o jogodar colombiano que feriu o ídolo tupiniquim, entretanto, quase nada se viu nas redes sociais sobre a tragédia de BH.


Pois é, parece que parte do povo brasileiro respira futebol 24 horas por dia. Infelizmente nada neste país mobiliza mais o cidadão do que carnaval e copa do mundo.  A tragédia de BH, as enchentes do Rio Grande do Sul e a safadeza dos politicos tupiniquins passam completamente desapercebidas pela nosso povo.

Fico a pensar o quão diferente poderia ser o Brasil, se o esforço, paixão e indignação diante da contusão de Neymar , fossem revertidos na construção de uma nação mais justa e equânime. Por que a mesma massa que lota o sambódromo em dias de Momo, não se mobiliza a favor da ética e da vida? Por que as milhões de pessoas que param defronte a TV, para assistir a um jogo da seleção brasileira, não se movimentam cobrando daquela “casa de tolerância”, denominada Congresso Nacional, moralidade e decência?


O pior é ouvir a massa gritar a plenos pulmões que tem orgulho de ser brasileiro.

Pois é, definitivamente este país é uma nação que gosta de pão e circo.

Lamentável,

Renato Vargens

Elisabete disse...

Pois é Pastor e o que se vê é que além da massa os "famosos"gospel se calando diante da tragédia em BH e massificando mensagens, vídeos de apoio ao Neymar, mas e as vítimas das tragédias não só em BH mas nos estados brasileiros onde estão tendo enchentes com milhares de desabrigados? Esses não merecem nossas mensagens de apoio e nossas orações? Me recordo da situação de Daniel alves em que vi com muita tristeza esses popstores postando selfies comendo bananas e se declarando macacos indo de encontro com a palavra de Deus que diz que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. E sinceramente o que percebo é a necessidade extrema de aparecer e autopromoção,porque infelizmente a Igreja virou um grande negócio para esses artistas do evangelho.

zeferino alvaro disse...

Muito contraditório o pastor Renato

Unknown disse...

Amado Pastor, concordo quase que plenamente com o que foi expresso em seu artigo, apenas divergimos na questão do orgulho de ser brasileiro. Eu tenho orgulho de ser brasileiro, não por causa da seleção de futebol, mas porque creio que essa foi a pátria em que Deus me colocou. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Não tenho orgulho é do que os nossos governantes estão fazendo. A propósito quero lhe fazer uma pergunta:

Em quem o senhor votou na última eleição para presidente, senador e deputado federal?

renato vargens disse...

Adriano,

O voto é secreto.

Abraços,

Renato Vargens

João Q. Cavalheiro disse...

Por que?

TeoFranco disse...

Pastor Renato, infelizmente a alienação tem pavimentado o caminho da política (barata) brasileira. Os populistas se esbaldam e não fazem nenhum esforço pela qualidade do ensino escolar, muito pelo contrário.

1000NOTICIAS disse...

Verdade Pastor. Nas redes sociais não vi nenhum comentário sobre aquela situação vergonha. Também comentei sobre a negligencia da mídia, uma vergonha.

Enviei por e-mail, para o senhor, uns comentários para uma matéria do blog, não sei se o senhor recebeu. É sobre shows gospel. Obrigado, e boa observação sobre essa triste realidade. Os brasileiros devem estar mais atentos para as realidades do momento do país.

Ricardo Figueiredo disse...

Muito verdadeiro e muito triste! O povo de Deus precisa se humilhar diante de Deus. Só o Senhor por nós.

Unknown disse...

Não conhecia o blog e indicaram-me esse texto, que é muito interessante, mas tenho que discordar de alguns pontos, principalmente quando tentamos reduzir Futebol ou Copa do Mundo a mero "pão e circo", por que estou me referindo a esse ponto? Porque quando fazemos isso estamos inibindo uma análise mais profunda sobre todo esse contexto esportivo, mas talvez esse comentário não caiba no blog, porque não sei qual é a proposta do blog, mas tocou em um assunto que estou debatendo no meu blog kkk

Futebol é muito mais do que um meio de alienação como costumam dizer. Ouso dizer que quem propaga essa visão está na verdade alienando, porque está "dando as costas" para textos reflexivos sobre o futebol feito por grandes pesquisadores, já existem até livros e livros de qualidade, como por exemplo o livro "Um história das copas do mundo - Futebol e Sociedade" do prof. Airton de Farias.

Mas você tocou em um outro ponto interessante que é a atenção que mídia dar para as notícias e principalmente a mídia televisiva, porque a escrita sempre tenta mostrar outras visões e nisso eu incluo seu blog, mas a mídia televisiva ainda sim é o que tem maior influência e por isso quero lhe recomendar a entrevista no programa "Roda Viva" com o jornalista e sociólogo Juca Kfouri, porque ele fala disso de uma forma incrível.

No mais, não sei se vai ser postado o comentário kkkk mas estou aberto para o debate tanto aqui como no meu blog :D

ABENÇOADO disse...

Perfeita a sua Lucidez !!!

Unknown disse...

Isso eh normal do ser humano!! ninguem gosta de noticias ruins, tragedia, de morte ! estamos em festa, em um espetaculo, alegria, isso transcende, e todos preferem, ou a maioria prefere ficar do lado da festa , da emoção, da alegria,.

Unknown disse...

Apoio total ao Pastor Renato Vargens, e aviso aos desavisados: Não temos nenhum motivo para "comemorações" ou "Festas". O País está um Caos social, e agente festejando como se nada estivesse acontecendo? Fala sério, não dá para relaxar em meio a tanta imundície política. Que Deus tenha misericórdia de nosso povo, e que resplandeça sobre nós a sua gloriosa Luz, Graça, Lucidez, Paz, inquietação com as injustiças sociais, sensibilidade ao necessitado...

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only