sexta-feira, abril 11, 2014

11 das 30 cidades mais violentas do mundo encontram-se no Brasil

280313cnn
O Jornal O GLOBO publicou uma matĂ©ria sobre a violĂȘncia no mundo que me deixou absolutamente estarrecido. Segundo a ONU, po Brasil tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo.
Um levantamento do EscritĂłrio sobre Drogas e Crime das NaçÔes Unidas com base em assassinatos ocorridos no ano de 2012 aponta MaceiĂł como a quinta cidade em homicĂ­dios por cada 100 mil habitantes. Fortaleza estĂĄ na sĂ©tima posição e JoĂŁo Pessoa, em nono. A AmĂ©rica Latina desbancou a África como a regiĂŁo mais violenta. JĂĄ Honduras Ă© hoje o paĂ­s com maior nĂșmero de assassinatos por 100 mil habitantes. O Ă­ndice registrado naquele paĂ­s aponta para o que os pesquisadores chamam de “situação fora de controle”. O segundo paĂ­s mais violento Ă© a Venezuela, seguido por Belize e El Salvador.
De acordo com a pesquisa da ONU, foram assassinadas 437 mil pessoas em 2012, das quais 36% nas AmĂ©ricas, a maior parte na Central e na do Sul. O Brasil Ă© o paĂ­s com mais cidades na lista da violĂȘncia, seguindo pelo MĂ©xico, com seis – ambos sĂŁo os paĂ­ses mais populosos da AmĂ©rica Latina. Venezuela e ColĂŽmbia tĂȘm trĂȘs cidades e Honduras e Estados Unidos, duas. AlĂ©m de MaceiĂł, Fortaleza e JoĂŁo Pessoa, foram listadas pelo levantamento das NaçÔes Unidas Natal (12ÂȘ posição); Salvador (13ÂȘ); VitĂłria (14ÂȘ); SĂŁo LuĂ­s (15ÂȘ); BelĂ©m (23ÂȘ); Campina Grande (25ÂȘ); GoiĂąnia (28ÂȘ); e CuiabĂĄ (29ÂȘ).
Para os pesquisadores da ONU, o elevado Ă­ndice de homicĂ­dios na AmĂ©rica Latina estĂĄ ligado ao crime organizado e Ă  violĂȘncia polĂ­tica, que persiste hĂĄ dĂ©cadas nos paĂ­ses latinoamericanos. A maior parte das mortes (66%) foram provocadas por armas de fogo. Os cartĂ©is do narcotrĂĄfico mexicanos sĂŁo citados como responsĂĄveis pela violĂȘncia tambĂ©m em Honduras, El Salvador e Guatemala, paĂ­ses que integram rotas de distribuição de drogas que tĂȘm como destino os Estados Unidos. JĂĄ na Venezuela, os assassinatos sĂŁo atribuĂ­dos Ă  violĂȘncia urbana.
Taxas de homicĂ­dios acima de 20 por 100 mil habitantes sĂŁo consideradas pelos especialistas como graves. Em Honduras, sĂŁo 90,4 homicĂ­dios por 100 mil habitantes. JĂĄ na Venezuela, a taxa chega a 53,7; em Belize, 44,7; em El Salvador, 41,2; na Guatemala, 39,9; na África do Sul, 31; na ColĂŽmbia, 30,8; no GabĂŁo, 28; no Brasil, 25,2; e no MĂ©xico, 21,5. PaĂ­ses em conflitos tĂȘm taxas inferiores Ă s da AmĂ©rica Latina, como Iraque, no Oriente MĂ©dio, onde o Ă­ndice registrado Ă© de oito para 100 mil habitantes.
As cidades mais violentas do mundo são: San Pedro Sula (Honduras), Caracas (Venezuela), Acapulco (México), Cali (ColÎmbia), Maceió; Distrito Central (Honduras), Fortaleza; Cidade da Guatemala (Guatemala), João Pessoa, Barquisimeto (Venezuela), Palmira (ColÎmbia), Natal, Salvador, Vitória, São Luís, Culiacån (México), Guayana (Venezuela), Torreón (México), Kingston (Jamaica), Cidade do Cabo (África do Sul), Chihuahua (México), Victoria (México), Belém, Detroit (Estados Unidos), Campina Grande, Nova Orleans (Estados Unidos), San Salvador (El Salvador), Goiùnia, Cuiabå e Nuevo Laredo.
Taxa média de homicídios global é de 6,2 por 100 mil/hab
Segundo o estudo da ONU, cerca de 750 milhÔes de pessoas vivem em países com as maiores taxas de homicídio do mundo, o que significa que quase metade de todos os homicídios acontece nos países onde moram apenas 11% da população mundial. Europa, Ásia e Oceania, onde estão cerca de 3 bilhÔes de pessoas, as taxas de homicídios são consideradas relativamente baixas.
A taxa mĂ©dia de homicĂ­dios global Ă© de 6,2 por 100 mil habitantes, mas o Sul da África e a AmĂ©rica Central registraram mais de quatro vezes esse nĂșmero, 30 e 26 vĂ­timas por 100 mil habitantes, respectivamente, os nĂșmeros mais altos do mundo. Enquanto isso, com taxas cerca de cinco vezes menores do que a mĂ©dia global, Ásia Oriental, sul da Europa e Europa Ocidental registraram os nĂ­veis mais baixos de homicĂ­dio em 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, os nĂ­veis de homicĂ­dios no norte da África, na África Oriental e em partes do sul da Ásia estĂŁo aumentando em meio Ă  instabilidade social e polĂ­tica. JĂĄ a África do Sul apresenta tendĂȘncia de queda das taxas de homicĂ­dio: os assassinatos caĂ­ram pela metade, de 64,5 por 100 mil habitantes em 1995 para 31 por 100 mil habitantes em 2012.
Os homicĂ­dios ligados ao crime organizado, gangues e facçÔes representam 30% de todos os assassinatos da AmĂ©rica, em comparação com menos de 1% na Ásia, Europa e Oceania. Ainda que picos de homicĂ­dio estejam muitas vezes ligados a este tipo de violĂȘncia, a AmĂ©rica tem nĂ­veis de homicĂ­dio cinco a oito vezes maiores do que a Europa e a Ásia desde a dĂ©cada de 1950, aponta a ONU.
Cerca de 80% das vĂ­timas de homicĂ­dio sĂŁo homens, assim como 95% dos autores dos crimes; 15% de todos os assassinatos resultam de violĂȘncia domĂ©stica e a maioria (70%) das vĂ­timas domĂ©sticas sĂŁo mulheres. Mais da metade das vĂ­timas de homicĂ­dios tĂȘm menos de 30 anos de idade, com crianças menores de 15 anos de idade representando pouco mais de 8% de todos os homicĂ­dios.
ONU confirma dados sobre violĂȘncia divulgados por ONG mexicana
A pesquisa da ONU confirma dados sobre violĂȘncia apresentados em levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho CidadĂŁo para Segurança PĂșblica e Justiça Penal AC divulgado em março deste ano. Segundo a pesquisa mexicana, o Brasil Ă© o paĂ­s com mais municĂ­pios no ranking: 16; e MaceiĂł a quinta cidade mais violenta do mundo. O MĂ©xico aparece em segundo, com nove. Apenas sete cidades da lista nĂŁo estĂŁo na AmĂ©rica Latina: quatro dos Estados Unidos (Detroit, Nova Orleans, Baltimore e Saint Louis) e trĂȘs da África do Sul.
O levantamento leva em conta a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. De acordo com a ONG, foram levantados dados disponibilizados pelos governos em suas påginas na internet e consideradas só cidades com mais de 300 mil. Essa foi a quarta edição do ranking. Dos 16 municípios do Brasil no ranking das cidades mais violentas do mundo, seis vão receber jogos da Copa do Mundo: Fortaleza, Natal, Salvador, Manaus, Recife e Belo Horizonte.
As brasileiras da lista mexicana
MaceiĂł (5ÂȘ colocada) – 79,76 homicĂ­dios por 100 mil habitantes; Fortaleza (7ÂȘ) – 72,81; JoĂŁo Pessoa (9ÂȘ) – 66,92; Natal (12ÂȘ) – 57,62; Salvador (13ÂȘ) – 57,51; VitĂłria (14ÂȘ) – 57,39; SĂŁo LuĂ­s (15ÂȘ) – 57,04; BelĂ©m (16ÂȘ) – 48,23; Campina Grande (25ÂȘ) – 46; GoiĂąnia (28ÂȘ) – 44,56; CuiabĂĄ (29ÂȘ) – 43,95; Manaus (31ÂȘ) – 42,53; Recife (39ÂȘ) – 36,82; MacapĂĄ (40ÂȘ) – 36,59; Belo Horizonte (44ÂȘ) – 34,73 e Aracaju (46ÂȘ) – 33,36.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only