quarta-feira, outubro 09, 2013

A Espanha, o secularismo e o desafio da evangelização

Por Renato Vargens

Pela segunda vez em um ano encontro-me em território europeu. Em 2012, estive no sul da Espanha, especificamente em Granada pregando o evangelho da Salvação Eterna (leia sobre essa viagem aqui).

Hoje, mais uma vez encontro-me em terras espanholas, agora, na capital Madrid, onde nos próximos dias anunciarei Cristo e a mensagem da Cruz. 

Conforme pude constatar em minha primeira viagem a terra de Miguel de Cervantes,  o secularismo e o mundanismo são marcas inquestionáveis desta nação  que vive completamente  distante de Deus. Lamentavelmente o número de cristãos e igrejas evangélicas por aqui são inexpressivos em virtude da enorme demanda de evangelização.

Outro ponto interessante e que me chama a atenção é fato de que o Islamismo se multiplica a olhos vistos em toda a Europa. Para que você uma ideia do crescimento do Islã em território europeu, no ano passado a Chanceler alemã Angela Merkel, afirmou que em 2050 a População da Alemanha será maioritariamente muçulmana, o que de fato é preocupante. 
Ressalto também o grave problema social  que a crise econômica tem proporcionado aos espanhóis.   Os jornais madrilenos  noticiaram que no ritmo que as coisas caminham, em 2025, mais de 40% da população espanhola estará vivendo as margens da pobreza.

Bom, diante do quadro pintado chegou as seguintes conclusões:

1- A Europa precisa novamente ser evangelizada. A Europa precisa de Cristo. A Espanha então nem se fala, mesmo porque aqui começou a inquisição. Na verdade, esse país abraçou o catolicismo  de tal maneira,  perseguindo sem dó e piedade todos aqueles que abraçaram a reforma protestante.

2-  As igrejas e os pastores espanhóis precisam de qualificação e treinamento missional, teológico e pastoral. Tenho conhecido homens e mulheres de Deus piedosos, sem contudo, possuírem treinamento necessário a plantação de Igrejas saudáveis.

3- A Espanha necessita de que igrejas centradas em Cristo sejam plantadas.

4- O liberalismo teológico e as falsas doutrinas do neopentecostalismo como a teologia da prosperidade e a confissão positiva precisam ser combatidas. Na Espanha, dentre as Igrejas existentes, é comum encontrarmos doutrinas antagônicas as verdades ensinadas pelas Escrituras.

5- A igreja brasileira precisa ajudar na capacitação e treinamento de pastores locais para desempenho do ministério cristão. 

Isto posto, gostaria de elencar alguns motivos de oração:

1- Ore para que o Senhor conceda graça e sabedoria na pregação do Evangelho em terras espanholas.

2- Ore ao Senhor para que nos  ajude a edificar, estimular, bem como incentivar os pastores e líderes espanhóis na árdua missão de pregar Cristo e proclamar o evangelho da Salvação Eterna.

3- Ore ao Senhor para que Ele abra portas para treinamento de lideres autóctones e de outras nações.  Sem sombra de dúvidas precisamos investir pesado na capacitação teológica e missional de pastores espanhois.

4- Ore para que o Senhor nos proporcione a concretização de um congresso missionário em terras espanholas.

Caro leitor, estou convicto de que este é o tempo de Deus para que a Igreja de Cristo arregace as mangas trabalhando com fé e ousadia cumprindo assim a missão que o Senhor lhe deu.

Que Deus use a igreja do Brasil para abençoar não somente a Espanha, como também toda a Europa levando as nações vizinhas a esperança que só é possível encontrar em Jesus.

Pense nisso!

Renato Vargens
HP disse...

Pastor Renato,

Sei que teu desejo é sincero e bom, mas perdoe minha ignorância, se há pessoas boas e piedosas, porque eles precisam de treinamento para plantar igrejas?

Não seria necessário apenas abrir a boca e falar de Jesus?

Teria algo mais?

Não entenda minhas palavras como crítica. São apenas perguntas. Eu mesmo desejo muito aprender.

Abraços.
Henrique

renato vargens disse...

Henrique,

Sua pergunta foi excelente e extremamente oportuna.

A questão é que não nos adianta somente boas intenções. Torna-se necessário capacitação e qualificação ministerial para:

1- ) Contrapor-se à luz das Escrituras aos falsos ensinos do liberalismo teológico.

2-) Expor com sabedoria o Evangelho e as doutrinas fundamentais a este evangelho. O problema é que muitos não explicar àqueles que lhes questionam doutrinas fundamentais a fé cristã como a depravação total, salvação pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, regeneração através do Espírito Santo, imputação de pecados e muito mais.

3-) Oferecer aos pastores ferramentas necessárias para não permitir com que o sincretismo religioso tão comum aos nossos dias maculem a mensagem do Evangelho.

4-) Oferecer aos pastores subsídios bíblicos e teológicos para a sustentabilidade da mensagem e edificação do Corpo de Cristo.

5-) Oferecer a Igreja ferramentas para a plantação de Igrejas saudaveis em todo território europeu.

e muitas outras mais.

Um grande abraço,

Renato Vargens

Unknown disse...

Que Deus abençoe a todos nós, essa que é a realidade! O mundo todo precisa de uma reforma, precisa de Cristo urgentemente.
Ó Senhor, não à nós, mas a teu nome dá glória! Tem compaixão de nós, ó Santíssimo, mostra tua misericórida no Brasil, na Europa, no Mundo! Que a tua graça alcance à nós pobres pecadores. Em nome de Jesus. Amém.

Paulo disse...

Muito bom o artigo, e a iniciativa de compartilhar conosco as experiências mundo a fora. Sim a Europa passa por momentos terríveis, no que diz respeito a sua espiritualidade, sobre tudo, a Espanha. Entretanto, vejo que esse é um problema crônico e que está além das divisas geográficas. Afinal, lendo esse artigo vejo nele o retrato do Brasil. Que Deus nos dê sabedoria e graça para anunciar o evangelho por todo mundo e a toda criatura. Um grande abraço.
Paulo Júnior

Alfredo Neto disse...

Será que o Brasil esta num processo de "europalização" da fé?

Unknown disse...

Pastor conte com nossa oração este é o nosso desejo que o Reino de Deus seja pregado em toda a terra.

Unknown disse...

Ola, estou de acordou com esse articulo.
Sou um dos Prs. Que estao lutando pela expansao do Reino de Deus aqui na Espanha.
Realmente o nivel espiritual desse país é muito forte. Onde monumentos e locais turisticos sao construidos em favor dessas potestades. A frieza e a passibidade tomam conta dessa populaçao.
A evangelizaçao é pouco aceita. O radicalismo e a perseguiçao e continua.
Realmente os muculmanes estao crescendo.
Mais creio no nosso Deus Todo Poderoso que pode romper os grilloes e as amarras de ferro.
Aonde abundou o pecado, superabundou a graça.
Amo essa naçao e creio que verei esse pais rendido aos pes de Cristo.
Orem por Espanha.
Será um prazer poder contar com cada intercessor.
Servinso o Reino de Deus
Manisfestando e Estabelencendo aqui na terra como nos Ceus.
Deus os abencoe
frigogustavo@hotmail.com

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only