Por Renato Vargens
Pela segunda vez em um ano encontro-me em território europeu. Em 2012, estive no sul da Espanha, especificamente em Granada pregando o evangelho da Salvação Eterna (leia sobre essa viagem aqui).
Hoje, mais uma vez encontro-me em terras espanholas, agora, na capital Madrid, onde nos próximos dias anunciarei Cristo e a mensagem da Cruz.
Conforme pude constatar em minha primeira viagem a terra de Miguel de Cervantes, o secularismo e o
mundanismo são marcas inquestionáveis desta nação que vive completamente distante de Deus. Lamentavelmente o número de cristãos e igrejas evangélicas por aqui são inexpressivos em virtude da enorme demanda de evangelização.
Outro ponto interessante e que me chama a atenção é fato de que o Islamismo se multiplica a olhos vistos em toda a Europa. Para que você uma ideia do crescimento do Islã em território europeu, no ano passado a Chanceler alemã Angela Merkel, afirmou que em 2050 a População da Alemanha será maioritariamente muçulmana, o que de fato é preocupante.
Outro ponto interessante e que me chama a atenção é fato de que o Islamismo se multiplica a olhos vistos em toda a Europa. Para que você uma ideia do crescimento do Islã em território europeu, no ano passado a Chanceler alemã Angela Merkel, afirmou que em 2050 a População da Alemanha será maioritariamente muçulmana, o que de fato é preocupante.
Ressalto também o grave problema social que a crise econômica tem proporcionado aos espanhóis. Os jornais madrilenos noticiaram que no ritmo que as coisas caminham, em 2025, mais de 40% da população espanhola estará vivendo as margens da pobreza.
1- A Europa precisa novamente ser evangelizada. A Europa precisa de Cristo. A Espanha então nem se fala, mesmo porque aqui começou a inquisição. Na verdade, esse país abraçou o catolicismo de tal maneira, perseguindo sem dó e piedade todos aqueles que abraçaram a reforma protestante.
2- As igrejas e os pastores espanhóis precisam de qualificação e treinamento missional, teológico e pastoral. Tenho conhecido homens e mulheres de Deus piedosos, sem contudo, possuírem treinamento necessário a plantação de Igrejas saudáveis.
3- A Espanha necessita de que igrejas centradas em Cristo sejam plantadas.
4- O liberalismo teológico e as falsas doutrinas do neopentecostalismo como a teologia da prosperidade e a confissão positiva precisam ser combatidas. Na Espanha, dentre as Igrejas existentes, é comum encontrarmos doutrinas antagônicas as verdades ensinadas pelas Escrituras.
5- A igreja brasileira precisa ajudar na capacitação e treinamento de pastores locais para desempenho do ministério cristão.
Isto posto, gostaria de elencar alguns motivos de oração:
1- Ore para que o Senhor conceda graça e sabedoria na pregação do Evangelho em terras espanholas.
2- Ore ao Senhor para que nos ajude a edificar, estimular, bem como incentivar os pastores e líderes espanhóis na árdua missão de pregar Cristo e proclamar o evangelho da Salvação Eterna.
3- Ore ao Senhor para que Ele abra portas para treinamento de lideres autóctones e de outras nações. Sem sombra de dúvidas precisamos investir pesado na capacitação teológica e missional de pastores espanhois.
4- Ore para que o Senhor nos proporcione a concretização de um congresso missionário em terras espanholas.
Caro leitor, estou convicto de que este é o tempo de Deus para que a Igreja de
Cristo arregace as mangas trabalhando com fé e ousadia cumprindo
assim a missão que o Senhor lhe deu.
Que Deus use a igreja do Brasil para abençoar não somente a Espanha, como
também toda a Europa levando as nações vizinhas a esperança que só
é possível encontrar em Jesus.
Pense nisso!
Renato Vargens
Pastor Renato,
Sei que teu desejo é sincero e bom, mas perdoe minha ignorância, se há pessoas boas e piedosas, porque eles precisam de treinamento para plantar igrejas?
Não seria necessário apenas abrir a boca e falar de Jesus?
Teria algo mais?
Não entenda minhas palavras como crítica. São apenas perguntas. Eu mesmo desejo muito aprender.
Abraços.
Henrique
Henrique,
Sua pergunta foi excelente e extremamente oportuna.
A questão é que não nos adianta somente boas intenções. Torna-se necessário capacitação e qualificação ministerial para:
1- ) Contrapor-se à luz das Escrituras aos falsos ensinos do liberalismo teológico.
2-) Expor com sabedoria o Evangelho e as doutrinas fundamentais a este evangelho. O problema é que muitos não explicar àqueles que lhes questionam doutrinas fundamentais a fé cristã como a depravação total, salvação pela graça mediante a fé em Cristo Jesus, regeneração através do Espírito Santo, imputação de pecados e muito mais.
3-) Oferecer aos pastores ferramentas necessárias para não permitir com que o sincretismo religioso tão comum aos nossos dias maculem a mensagem do Evangelho.
4-) Oferecer aos pastores subsídios bíblicos e teológicos para a sustentabilidade da mensagem e edificação do Corpo de Cristo.
5-) Oferecer a Igreja ferramentas para a plantação de Igrejas saudaveis em todo território europeu.
e muitas outras mais.
Um grande abraço,
Renato Vargens
Que Deus abençoe a todos nós, essa que é a realidade! O mundo todo precisa de uma reforma, precisa de Cristo urgentemente.
Ó Senhor, não à nós, mas a teu nome dá glória! Tem compaixão de nós, ó Santíssimo, mostra tua misericórida no Brasil, na Europa, no Mundo! Que a tua graça alcance à nós pobres pecadores. Em nome de Jesus. Amém.
Muito bom o artigo, e a iniciativa de compartilhar conosco as experiências mundo a fora. Sim a Europa passa por momentos terríveis, no que diz respeito a sua espiritualidade, sobre tudo, a Espanha. Entretanto, vejo que esse é um problema crônico e que está além das divisas geográficas. Afinal, lendo esse artigo vejo nele o retrato do Brasil. Que Deus nos dê sabedoria e graça para anunciar o evangelho por todo mundo e a toda criatura. Um grande abraço.
Paulo Júnior
Será que o Brasil esta num processo de "europalização" da fé?
Pastor conte com nossa oração este é o nosso desejo que o Reino de Deus seja pregado em toda a terra.
Ola, estou de acordou com esse articulo.
Sou um dos Prs. Que estao lutando pela expansao do Reino de Deus aqui na Espanha.
Realmente o nivel espiritual desse país é muito forte. Onde monumentos e locais turisticos sao construidos em favor dessas potestades. A frieza e a passibidade tomam conta dessa populaçao.
A evangelizaçao é pouco aceita. O radicalismo e a perseguiçao e continua.
Realmente os muculmanes estao crescendo.
Mais creio no nosso Deus Todo Poderoso que pode romper os grilloes e as amarras de ferro.
Aonde abundou o pecado, superabundou a graça.
Amo essa naçao e creio que verei esse pais rendido aos pes de Cristo.
Orem por Espanha.
Será um prazer poder contar com cada intercessor.
Servinso o Reino de Deus
Manisfestando e Estabelencendo aqui na terra como nos Ceus.
Deus os abencoe
frigogustavo@hotmail.com
Postar um comentário