Reforma AGORA




Trecho do livro “Reforma Agora – o antídoto para a confusão evangélica no Brasil”, lançamento de setembro da Editora Fiel. Cadastre seu e-mail até o dia 13 de setembro e receba o link para o desconto de 50%. Faça parte da Comunidade Fiel! (Promoção válida até o dia 13/09).
Nunca se viu tantos apóstolos como neste início de século. Em cada canto, esquina e cidade encontramos alguém reivindicando o direito de ser chamado apóstolo.

Entendendo o movimento de restauração e o movimento apostólico:

O chamado movimento de restauração defende a tese de que Deus está restaurando a igreja. Para estes, após a morte dos primeiros apóstolos, a igreja de Cristo paulatinamente experimentou um processo de declínio espiritual culminando com a apostasia vivenciada pelos seus adeptos no período da idade média.
Com o advento da Reforma Protestante, os defensores desta teologia afirmam que Deus começou a restaurar a saúde da igreja. Segundo estes, Lutero foi responsável pela redescoberta da salvação pela graça, e agora no século XXI, estamos vivendo a restauração do ministério apostólico. Os teólogos desta linha de pensamento afirmam que a restauração dos apóstolos é uma das últimas coisas a serem feitas pelo Senhor, antes de sua vinda. Para os adeptos desta linha de pensamento, os apóstolos de hoje possuem, em alguns casos, maior autoridade do que os apóstolos do primeiro século, até porque, para os defensores desta corrente teológica a glória da segunda casa será maior do que a primeira.
Para estes o ministério apostólico não acabou. Na verdade, tais teólogos advogam que o ministério apostólico é perpétuo e que o livro de Atos ainda continua a ser escrito por santos homens de Deus, os quais, mediante a sua autoridade apostólica, agem em nome do Senhor.
Este movimento tem suas semelhanças com o surgimento dos mórmons e a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, que ensina que o corpo de escritos inspirados por Deus não se fechou e que Deus tem muita coisa nova para dizer e para revelar aos seus santos através de seus apóstolos.
Infelizmente, assim como os mórmons, os adeptos do movimento apostólico consideram a Bíblia uma fonte importante, mas não única para a fé. Para os apóstolos deste tempo, Deus, através de seus profetas, pode revelar coisas novas, ainda que isso se contraponha a sua Palavra. Basta olharmos para as doutrinas hodiernas que chegaremos à conclusão que os apóstolos do século XXI, acreditam que suas revelações são absolutamente diretivas, normativas e inquestionáveis.

Segundo a bíblia quais deveriam ser as credenciais de um apóstolo?

1. O apóstolo teria de ser testemunha do Senhor ressurreto. Em Atos vemos os apóstolos reunidos no cenáculo, conversando sobre quem substituiria Judas. Em Atos 1.21-22 lemos: É necessário pois, que, dos homens que nos acompanham todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre vós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição”. Paulo diz que viu Jesus ressurreto: “Não sou, porventura livre? Não sou apóstolo? Não vi a Jesus, Nosso Senhor?” (1Co 9.1)
2. O apóstolo tinha de ter um chamado especial da parte de Cristo para exercer este ministério. As Escrituras são absolutamente claras em nos mostrar que os apóstolos, incluindo Paulo, foram chamados por Cristo (Mt 10.2-4; Gl 1.11-24).
3. O apóstolo era alguém a quem foi dada autoridade para operar milagres. Isso fica bem claro em 2Coríntios 12.12: Pois as credenciais do meu apostolado foram manifestadas no meio de vós com toda a persistência, por sinais prodígios e poderes miraculosos”. Era como se ele dissesse: “Como vocês podem questionar meu ofício de apóstolo, se as minhas credenciais foram apresentadas claramente entre vós”. Sinais, milagres e prodígios maravilhosos.
4. O apóstolo tinha autoridade para ensinar e definir a doutrina firmando as pessoas na verdade.
5. Os apóstolos tiveram autoridade para estabelecer a ordem nas igrejas. Nomeavam os presbíteros, decidiam questões disciplinares e questões doutrinárias, e falavam com autoridade do próprio Jesus.
Será que diante destas questões os “apóstolos” da modernidade podem de fato reivindicar o título de apóstolo de Cristo? Por acaso, algum deles viu o Senhor ressurreto? Foram eles comissionados por Cristo a exercerem o ministério apostólico? Quantos dos apóstolos brasileiros ressuscitaram mortos? E suas doutrinas? Possuem elas autoridade para se contraporem aos ensinamentos bíblicos?
Pois é, infelizmente os “apóstolos” do nosso tempo não possuem respostas a estas perguntas.
O posicionamento da ortodoxia evangélica entende que o ministério apostólico cessou com a morte dos apóstolos no primeiro século. Sem a menor sombra de dúvidas, considero a utilização do título “apóstolo” por parte dos pastores como uma apropriação indevida de um ministério, o qual não existe mais nos moldes que vemos no Novo Testamento.
Por: Renato Vargens
Trecho do livro “Reforma Agora – o antídoto para a confusão evangélica no Brasil”, lançamento da Editora Fiel para o mês de setembro.

1 comentários:

Olá Renato. Meu nome é Gerson Borges da Rocha, de Curitiba/PR, meu e-mail é: gerson_jerry@hotmail.com. (espero estar suficientemente identificado).
Achei muito oportuno, sério e interessante o assunto abordado no seu livro, embora só tenha lido por enquanto o trecho citado acima. Por curiosidade, fui pesquisar na Web e saí com mais dúvidas do que respostas. Dúvidas estas não sobre o tema principal do livro, mas sobre os argumentos usados para discuti-lo. Se puder, por gentileza e misericórdia me esclareça.

Pelo que depreendi do texto acima, apóstolos seriam apenas doze, excluindo-se Judas Iscariotes e incluindo-se Paulo em seu lugar.

1 - Matias, por não haver sido escolhido por Cristo e sim pelos discípulos, estaria então excluído?

2 - BARNABÉ = Você diz no item 3 acima que "O apóstolo era alguém a quem foi dada autoridade para operar milagres..." - Em Atos 15:12 diz: "Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios." - Parece que Lucas ao dizer neste versículo "POR MEIO DELES", refere-se não somente a Paulo mas também a Barnabé. Se apenas aos apóstolos foi dada autoridade para operar milagres, como fica situação de Barnabé? Não consta que ele tenha sido chamado para ser apóstolo pessoalmente por Jesus , nem em visão, como foi com Paulo; Também não consta que ele tenha visto o Sr.Ressurreto. Porém, o texto diz que ele operava milagres. Então era ele também apóstolo ou não? Algumas versões da bíblia usam a palavra "sinais" em lugar de "milagre". Então aí vai algumas versões que dizem que Barnabé operou MILAGRES mesmo: "milagres e prodígios" Versão Católica - "miracles et les prodiges" Louis Segond - "miracles and wonders" King James - "miracles and wonders" Webster.
Também em Atos 14:14, Lucas parece chamar Barnabé de apóstolo.

3 - SILVANO (que para muitos é Silas) e TIMÓTEO = Paulo informa em 1 Tess 1:1 que estava acompanhado de Silvano e Timóteo - E em 1 Tess 2:6 ele diz: "...ainda que podíamos, COMO APÓSTOLOS de Cristo, ser-vos pesados;" - Paulo aqui chama a Silvano e a Timóteo de APÓSTOLOS DE CRISTO? (note que não são versículos isolados, mas sim o contexto dos capítulos 1 e 2 de Primeira aos Tessalonicenses).

4 - APÓLO = Dentro do "contexto próximo" dos capítulos 3 e 4 de 1 Corintios, Paulo cita Apólo, (Cap. 3:3-6). Aí avançando-se para o verso 9 já do capítulo 4, Paulo o inclui como apóstolo juntamente consigo mesmo e Cefas (Pedro): "Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte;...".

5 - EPAFRODITO = Tudo bem, não se pode exagerar citando este, somente pelo fato de Paulo o haver chamado de “ ἀπόστολος “ (apóstolo).

6 - ANDRÔNICO e JUNIA = Não é claro o que Paulo fala a respeito deste casal: "Saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo." Romanos 16:7. Parece que alguns tradutores mudaram o nome Junia, feminino, para Junias, versão masculina, por não aceitarem a idéia deste versículo citar alguém do sexo feminino como apóstolo(a). Mas o nome é preservado no feminino nas versões: King James, Vulgata Latina, Bíblia de Genebra e na Bíblia Judaica Ortodoxa.

Espero não tomar muito do seu tempo.


Shalom
Gerson

10 de setembro de 2013 02:50 comment-delete