domingo, julho 28, 2013

O que penso sobre a Marcha das vadias no JMJ

Por Renato Vargens

Manifestantes que participaram da “Marcha das Vadias” na tarde deste sábado quebraram imagens de "santos" católicos na Praia de Copacabana, onde milhares de peregrinos aguardavam o início da vigília da Jornada Mundial de Juventude (JMJ). A ação partiu de dois indivíduos que estavam nus, tampando os órgãos sexuais com símbolos religiosos. (veja o vídeo abaixo)

Além destes, inúmeras mulheres vestidas de biquíni e sutiãs, de forma agressiva gritavam palavras de ordem contra o Papa, a favor da descriminalização do aborto e do homossexualismo. A maioria das manifestantes utilizavam adornos em forma de diabinhos, enquanto outros usavam máscaras. 

Caro leitor,   confesso que fiquei perplexo com que o vi pela televisão.  Considero um despropósito, absurda e extremamente desrespeitosa essa "marcha das vadias". O que fizeram ontem em Copacabana é um verdadeiro acinte. Ora, onde está o Ministério Publico que não indiciou esses vândalos? Estou impressionado com as imagens que vi. Quer dizer então que a fé dos outros pode ser ridicularizada e desrespeitada com deboche e perversidade? Ora, se fosse o contrário? Se tivessem sido católicos ou evangélicos "criticando" os ideais dos manifestantes? Com certeza seriam chamados de "homofóbicos" , fundamentalistas ignorantes e outros adjetivos mais.

Pois é, o que me impressiona é que os manifestantes em questão vivem defendendo o estado laico, só que o que não entendem é que um estado laico não é um estado ateu. Laicismo e ateísmo, são coisas bem distintas.

Aproveito o ensejo e tomo emprestado as palavras da minha amiga Norma Braga que com propriedade escreveu sobre o estado laico:

"Entenda bem isso agora: quando você defende o "Estado laico" como se quisesse tirar a religião da esfera de influência pública - em vez de simplesmente afirmar a separação entre Estado e religião - , você está contribuindo para que o Estado se torne cada vez mais autônomo e poderoso em todas as áreas da vida humana: leis, educação, cultura, até os recônditos privados do lar e da consciência. O cristianismo dava limites ao Estado de um modo que nada mais poderá dar, porque o colocava sujeito à autoridade do Deus cristão, com suas leis eternas, que atribuem uma dignidade ao ser humano que está ausente na política. Sem isso, nós nos tornamos peças de tabuleiro sob o monstruoso deus estatal e ficamos sujeitos ao consenso dos poderosos da vez. Depois você não poderá reclamar se for vítima de abuso estatal: não haverá quem o ouça."

Pois é, vivemos dias difíceis onde o ódio, o pecado se multiplicam a olhos vistos. Diante da multiplicação da iniquidade resta-nos lembrar das Palavras do apóstolo Paulo a Timóteo que dizia:

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade."  (2 Timóteo 3:1-7)

Renato Vargens

Unknown disse...

.
Caro mano Renato. Mais um texto excelente!

Saliento este ponto: "Se tivessem sido católicos ou evangélicos "criticando" os ideais dos manifestantes? Com certeza seriam chamados de "homofóbicos" , fundamentalistas ignorantes e outros adjetivos mais."

Vc está certo. Seria o caos. Possivelmente linchados. Mas...

Abçs.

acupuntura disse...

Acho justa toda forma de expressão:"Posso não concordar com nada do que você diz, mas defenderei o seu direito de dizê-lo até a morte". (Voltaire) Católicos não são os donos da verdade, da moral e dos bons costumes. Estude um pouco de história e verás diversos equívocos da Santa Igreja Católica.Passando pelas torturas na inquisição, Galileu , até os casos recentes de pedofilia e isso sem mencionar o apoio à diversas ditaduras. A Igreja Católica tem muito mais a se confessar que as VADIAS .

Anônimo disse...

Sobre a marcha das vadias

O marxismo intelectual miserável bitolado nas mentes de seres mortos em todos os âmbitos demonstram sua podridão imoral porque eles é que querem a máquina de ditar as regras de discriminação a favor de seus pensamentos egoístas e invejosos. Isso é guerra psicológica, uma subversão ideológica que dissemina a imoralidade com raízes no subjetivismo. A inveja é a podridão dos ossos. Somente o Espírito de Deus pode gerar vida no vale de ossos secos.
Luciana Figueiredo

ciabraga disse...

Caro Renato , DEVEMOS VER COM MUITO CUIDADO TAIS ATOS DE PROTESTOS ,Pois hora menos hora chegara o momento onde ate mesmo a santa bíblia vira a ser objeto de escarnecimento . Gostei muito deste seu texto , claro e pautado a luz das segradas escrituras.
O Código Penal estabelece: I"Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso".

Unknown disse...

perfeito entendimento, pastor Renato Vargens.
Tais pessoas são tão sem noção, que nem merecem atenção. Mas é perfeito fazer uma suposição sobre qual seria a reação destas mesmas pessoas (e eu diria como noticiaria a imprensa) se grupos religiosos quisessem intervir para fazer valer seus pontos de vista durante as manifestações desses grupos.

Suyene Carvalho disse...

Um ato não justifica o outro meu caro. Mal não se paga com mal, respeito, educação e civilidade estão acima de qualquer prática ou protesto violento!!!

Suyene Carvalho disse...

Pr. Renato, assista a esse video, é curtinho:
http://youtu.be/vqUbPAmFPKg
Sou contra a violência mas a favor da reação, em Paris o pessoal colocou as vadias literalmente pra correr quando elas foram impedir a marcha pró-família, rs, o problema é que brasileiro é frouxo e nossa socirdade anda passiva demaus aceitando "protestos" dessa natureza. Elas cometeram vários crimes nesse ato e ninguém foi preso, acho que são ungidas do capeta!!!

Pb. Evandro Marinho disse...

Bom dia amado pastor, a graça e a paz do Senhor seja com você.

Fico me perguntando porque as autoridades brasileiras estão tão omissas com relação ao "homossexualismo"? O que passa pela cabeças das nossas autoridades diante de tamanha quebra da constituição?

A situação do Brasil é "LAMENTÁVEL" independente do credo que cada um professa. Nunca vi tanta devassidão, antigamente aos que queriam ver esta devassidão ficava diante da Tv no carnaval, hoje esta população de homossexuais este grupo aí que se intitula LGBT ou sei lá o que faz questão de mostrar seu ódio a Deus, ofendendo seus semelhantes, (e não irmãos).

Não concordo com as doutrinas da igreja de Roma, mas não aceito que a constituição brasileira seja "cuspida".

Autoridades: ACORDEM!
Crentes: OREM, LAMENTEM PELOS PECADOS DESTA NAÇÃO.

Anônimo disse...

Hoje, o Olavo de Carvalho publicou:

"A Marcha das Vadias foi ótima. Libertou-nos de toda obrigação de tratá-las com respeito."

Anônimo disse...

De onde procede a corrupção da natureza humana?
Resposta: Da desobediência e queda de nossos primeiros pais, Adão e Eva, no Paraíso ( Gn 3; Rm 5.12,18,19 ). Por isso, nossa natureza ficou de tal maneira corrompida, que todos somos concebidos e nascidos em pecado
( Sl 51.5; Gn 5.3 ).
Síntese
1- Como ser responsável, e perfeitamente sintonizado com Deus, não podia desobedecê-lo, embora, como ser livre, podia fazê-lo, sabendo que, para tanto, romperia relações com o seu Senhor e deixaria, consequentemente, de ser servo. Com liberdade de pecar, embora pudesse deixar de fazê-lo, Adão pecou, comprometendo toda raça humana, ligada a ele pelo pacto de obras, firmado com Deus Gn 3; Rm 5.12,18,19 ).
2- Em decorrência da queda, toda a humanidade caiu no seu ancestral
representativo e corporativo. Os descendentes de Adão e Eva já nasceram alienados de Deus e dele separados desastradamente (Cf Sl 51.5; Gn 5.3 ).
Catecismo de Heidelberg

Unknown disse...

Muitos dos que fizeram tais coisas já morreram e o papa disse que é preciso combater todo desvio moral que há na Igreja.Você acha que as pessoas que estavam lá são merecedoras de tanto desrespeito?Colocar todos os católicos como criminosos não é inteligente.
Se for assim, vou torturar, matar e roubar todos os brancos, pois meus antepassados escravos sofreram nas mãos dos europeus.
Sou evangélica e não concordo com certos dogmas católicos e de outras religiões, mas isso não me dá o direito de sair por aí quebrando tudo e ofender pessoas.

Unknown disse...

Muitos dos que fizeram tais coisas já morreram e o papa disse que é preciso combater todo desvio moral que há na Igreja.Você acha que as pessoas que estavam lá são merecedoras de tanto desrespeito?Colocar todos os católicos como criminosos não é inteligente.
Se for assim, vou torturar, matar e roubar todos os brancos, pois meus antepassados escravos sofreram nas mãos dos europeus.
Sou evangélica e não concordo com certos dogmas católicos e de outras religiões, mas isso não me dá o direito de sair por aí quebrando tudo e ofender pessoas.

Instituto IEPA disse...

"O mundo me intriga. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro". (Voltaire), da mesma forma não posso imaginar revolução sem que exista revolucionários.
Quando olhamos para a manifestação, percebemos que a representação simbólica das coisas certas feitas de forma, aparentemente, inadequadas aos olhos de determinado grupo social geram repulsão, pois como você colocou, são vistas pela ótica da aparência, e nesse caso, elas – as vadias – fogem da aparência ideal.
Bem interessante quando procuras fazer uma analogia entre os fatos registrados no livro sagrado com a manifestação das vadias. Acho justa toda forma de expressão, tanto é que não posso deixar de ressaltar que os peregrinos e as vadias trocaram hostilidades entre si, ou seja: cada um defendendo aquilo que tem como “verdade”.
Já vi diversos comentários sobre o desrespeito ao Código Penal (Art. 208) promovido pelo grupo das vadias, assim como também diversos comentários tipo, se fosse realizada uma manifestação com papeis inversos, será que o grupo das vadias não iria criticar dolorosamente aos peregrinos? Novamente reporto-me ao seu texto: A sociedade da aparência funciona muito bem, obrigado”. Portanto se fosse o contrário, certamente não haveria reprovação da massa, pois na ótica da sociedade da aparência, a corda quebra para o lado mais “fraco”, mais “feio”, mais “sujo”. Colocar a margem a opinião das vadias e as atitudes por elas geradas não é nada novo na sociedade da aparência. A história está ai pra mostrar os fatos.

Unknown disse...

A reportagem da Globo pegou super leve, já circulam no Facebook as fotos completas desse ato, com as devidas tarjas pretas. Nas fotos consta que os dois foram além ao realizar masturbação com um crucifixo e colocaram a cabeça da imagem no ânus.

Olá! Eu sou a Sâmia! disse...

Que nojo, que falta de respeito, isso não foi só falta de respeito com os católicos, mas com todos aqueles que acreditam nas leis de Deus, na instituição da família, nos bons costumes, mas o que esperar de uma manifestação que se auto-intitula MARCHA DAS VADIAS? A quem essas mulheres estão enganando? Que tipo de liberdade é essa que elas tanto almejam? Aliás que liberdade é essa que para ter acesso a ela é preciso se chamar de vadia? Que vergonha, vergonha por essas mulheres que não respeitam seu corpo - sim, por que se expor dessa forma definitivamente é prova de baixa estima - não respeitam seus pais, avós, suas crianças, que são obrigadas a assistir a esse tipo de aberração ideológica...que lavagem cerebral é essa que fizeram com as mulheres do meu tempo, que para ser mulher com M maiúsculo precisa estar de peitos de fora, beijando-se para escandalizar, fumando e bebendo como homens? Por que colocaram na cabeça das nossas meninas que é errado ser esposa, ser mãe, honrar a Deus, seu marido, filhos, pais? Minhas filhas serão ensinadas no caminho do Senhor e que Deus as guarde de todo o mal. Que o Senhor as use como perfeitos instrumentos da obra Dele.

Suyene Carvalho disse...

O que deve nortear esse tipo de "manifestação" é o RESPEITO a parte contrária, pois o meu DIREITO TERMINA quando COMEÇA o SEU!!!

Saulo Angelo Fotografia disse...

Parabéns pelo comentário lúcido e totalmente pertinente com os acontecimentos! Tenho notado ultimamente que confundem (LIBERDADE) com (LIBERTINAGEM), e isso é o que podemos perceber nessas bizarrices. As feministas em questão, através de falácias e arrogância tentam colocar as mulheres como vítimas, e usam de meios totalmente criminosos e desrespeitosos, sem falar em seus ideais marxistas radicais que ultrapassam qualquer lógica coerente. Realmente, estamos lidando com um grupo totalmente insano e criminoso. As mulheres não precisam de representação assim, a sociedade não pode permitir atos como esses impunimente!

Saulo Angelo Fotografia disse...

Meus Deus....que visão mais deturpada e insana vejo em suas palavras!!! Sua cegueira é tão grande, que impede de ver aquilo que está um palmo à sua frente, ou seja, não é pela truculência ou atitudes radicais que irão mudar o modo de pensar das pessoas, ao contrário, seus protestos serviram justamente pra criar mais antipatia e desrespeito com vocês mesmo, e não venham com esse blá blá blá da "ótica da sociedade da aparência" que isso está mais pra loucura do que outra coisa.

Saulo Angelo Fotografia disse...

Concordo com você, somos omissos e muitas vêzes não conhecemos nossos direitos. No momento daqueles atos criminosos tinham que exigir a presença da Polícia Militar para fazer a autuação e fazer a queixa crime numa Delegacia, e na pior das hipóteses... colocar essa raça nojenta pra correr mesmo!

El Misionero Meu Cérebro Minhas Regras disse...

Já repararam uma coisa???? A ESMAGADORA MAIORIA das vadias são BARANGAS!!!! Se alguém tiver a idéia "brilhante" de fazer um apanhado acerca do histórico dessas INFELIZES, chegará à conclusão de que elas, além de BARANGAS, são muuuuuito MAL AMADAS!!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only