quarta-feira, dezembro 12, 2012

Um documentário que você não pode deixar de assisitr

Por Renato Vargens

Renato Vargens em abril de 2010 com as crianças do Projeto PEPE
Como já relatei anteriormente o Peru é um imenso país e nele encontramos as mais variadas realidades sociais, o que proporciona a Igreja de Cristo um enorme desafio na consolidação do trabalho de evangelização . Realidades como a de Lima, Cusco, Trujillo, Piura, além obviamente das pequenas cidades e vilarejos do país, impõem a necessidade de se trabalhar com afinco e determinação na pregação do Evangelho da Salvação Eterna. No entanto, para dificultar a missão, as cidades peruanas são heterogêneas, repletas de sub-culturas diversificadas, marcadas substancialmente pela violência e desigualdade social. Se não bastasse isso, o país é sincrético, místico e secularizado cujos valores de alguns lugarejos ainda são os da pré-modernidade. Para complicar mais a situação a população peruana encontra-se submergida em pecado, desconstruindo a cada novo dia, os conceitos relacionados a moral, decência e dignidade defendido pelas Escrituras.

Bom, de todos os contrastes e desigualdades que vislubrei no Peru, a mais chocante  foi a realidade das crianças dos “assentamentos humanos” (grandes bolsões de pobreza que compõem boa parte do território das grandes cidades peruanas). Destas crianças, 26% estão fora da escola. Além disso, uma de cada 3 crianças em idade pré escolar sofrem com os efeitos da desnutrição.

Entre os trabalhos que o Pr. Leonardo Gonçalves desenvolve na terra dos Incas, um deles se dirige especificamente as crianças. Por meio do projeto PEPE “La Buena Tierra”, meninos e meninas estão recebendo educação 100% gratuita e de qualidade, cuidados médicos e odontológicos de prevencão , boa alimentaçao (uma necessidade urgente, se pensamos que muitas dessas crianças chegam no limite da desnutrição, o que dificulta o apredizado e crescimento saudável), e são instruidas na Palavra de Deus.

Isto posto, gostaria de sugerir aos irmãos que separassem 30 minutinhos do seu tempo e assistissem a este documentario.

Com certeza valerá a pena!

Renato Vargens


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only