quarta-feira, outubro 24, 2012

O senhor acredita na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo?

Pastor, por favor me esclareça uma coisa: O senhor acredita na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo? 

Antes de responder essa pergunta penso que seja importante que definamos o que é um dom espiritual.

 "Um Dom Espiritual é uma habilidade especial que o Espírito Santo dá a cada membro do Corpo de Cristo de acordo com a graça de Deus para ser usada na edificação da igreja."

Vejamos alguns pontos importantes a serem observados sobre os dons espirituais:

1º- Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo de Deus. Ora, em outras palavras, isto significa dizer que o Espírito é o agente responsável por conceder dons espirituais a igreja. (I Corintios 12:1-11.)

2º- Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito aos membros do Corpo de Cristo. O Novo testamento nos ensina que cada membro do Corpo de Cristo tem pelo menos um Dom. (I Co 12:12-31). 

3º Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito gratuitamente a todo membro do corpo de Cristo.(I Co 12:07;  I Pd 4:10). 

Isto significa que:

a) Deus não nos dá dons como recompensa pela firmeza de caráter ou maturidade espiritual. Ele nos dá dons somente em virtude da sua graça (Rm 12:06).

b) Dons espirituais não são recompensa por nossa fidelidade especial na caminhada da fé. Dons espirituais são distribuídos por Deus de acordo com a sua vontade soberana.

 4º Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito com vistas a edificação da igreja. 

Todas as afirmações significativas que o Novo Testamento faz sobre os dons (Rm 12; Ico 12; Ef 4), estão relacionadas ao Corpo de Cristo e à sua edificação. Os dons espirituais não são dados apenas para a edificação de cada membro individualmente, mais para o bem de todos (I Co 14:2-5,26; Ef 4:12).

Isto posto e esclarecido, vamos a pergunta sobre a contemporaneidade dos dons. Será que eles existem mesmo? Aos que me indagam eu respondo dizendo que sim.

Veja por exemplo o que Paulo diz a respeito dos dons espirituais:  "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" (I Co 12.1). – Os termos que a Bíblia emprega para os dons espirituais descrevem a sua natureza. "Dons espirituais", (gr. pneumatika, derivado de pneuma, "espírito"). A expressão refere-se às manifestações sobrenaturais concedidas como dons da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum. Paulo assevera que esses dons fortalecem espiritualmente o corpo de Cristo e aqueles que necessitam de ajuda espiritual (Rm 12.6; Ef 4.11; 1 Pd 4.10).

Prezado leitor, creio nas Escrituras como a infalível palavra de Deus e em virtude disso sou tomado pela convicção que os dons não cessaram. Além disso,  afirmo sem titubeios que Deus é infinitamente poderoso para ainda hoje derramar sobre nós o seu Espírito  e conceder dons espirituais aos santos da mesma maneira como fez no passado.

Em Cristo,

Renato Vargens


Márcio disse...

Pastor,

Conheço através da internet muitos irmãos em Cristo que são calvinistas e creem na atualidade dos dons espirituais.

Sou de una igreja pentecostal independente onde sirvo como presbítero e apesar da igreja não ser calvinista, sou de convicção calvinista e quando prego ou ensino tenho como base as doutrinas da graça que são a mais bíblica das formas de entender a Palavra de Deus.

Glórias a Deus !

Anônimo disse...

Caro Renato Vargens,

É impressionante como muitos crentes desconhecem a teologia reformada de vida cristã e seus ensinos tão bíblicos.

Para estes que continuam na dúvida ou ignorância acerca do calvinismo, sugiro a lerem as obras de Martyn Lloyd-Jones sobre o assunto, um convicto calvinista-puritano que ensinava os dons espirituais com tanto fervor.

Fiquem na Paz!
Marcos Sampaio
www.escrevinhadorcristao.blogspot.com

Kairós disse...

Maravilha Pastor!
Fiquei muito feliz por essa postagem, pois sou nascido e criado em uma igreja pentecostal, e ainda faço parte dela. Há uns quatro anos tive um encontro com a fé reformada e posso dizer que fui "abraçado" por essa fé. Antes, tentava, de todo jeito refutar o Calvinismo, até o ponto em que entrei na Palavra (ou a Palavra entrou em mim)e vi que não havia como relutar; baixei a cabeça e me rendi a essa maravilhosa verdade. Mas,nunca entendi e aceitei os argumentos de alguns calvinistas que apregoam o cessacionismo.

abçs
Cleiton Tenório
São Sebastião / Litoral Norte de São Paulo

Anônimo disse...

Que Maravilha Pastor Renato, que maravilha.


Obs: Por Favor! Não abandone as redes sociais. Elas são um novo nicho de sociabilização e como todos os os outros nichos de sociedade, precisa ser bombardeada do puro e simples evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Em cristo,

Unknown disse...

Perfeito, pastor.

Eu sou ortodoxo, e pentecostal. Moderado.
Não gosto e não permito, porque as Escrituras assim nos orientam, a meninices de qualquer tipo.

Parabéns, pela sua posição.

EsquiZilton disse...

Amém!!

Faço minhas as suas palavras, e as palavras do Antonio Silva: “Eu sou ortodoxo, e pentecostal. Moderado. Não gosto e não permito, porque as Escrituras assim nos orientam, a meninices de qualquer tipo”.

E acrescento: como reformado, creio no SOLA SCRIPTURA, e infelizmente a Escritura neotestamentária não tem base alguma para a cessação!

Suyene Carvalho disse...

Mas o pastor crê na continuidade de todos os dons? Inclusive o de línguas e o de cura??? Ou em alguns deles? Estou estudando isso na igreja que congrego e esse assunto muito me intriga!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only