terça-feira, outubro 02, 2012

Como fazer uso dos meios de graça?

Por Renato Vargens

O pastor Joel Beeke fundamentou parte da sua pregação sobre o texto em Timóteo 4: 7b.  Ele afirmou que a vida Cristã corresponde a  uma  noiva que se prepara para o casamento. Segundo o pastor essa preparação é correlato a santificação. Tudo o que fazemos é para cultivar uma relação mais profunda com Cristo. Além disso, Beeke  orientou aos ouvintes a observarem três áreas de uso dos exercícios espirituais, privados corporativos e com os outros.  

‎Beeke também disse que  ninguém  irá crescer muito em santidade e sua vida não irá impactar outras pessoas se  não estiver diariamente buscando, amando e vivendo as Escrituras.

 Beeke em sua exposição nos trouxe  exercícios privados do meio de graça:

1- Leitura das Escrituras.
Outros livros podem informá-lo ou reformá-lo, mas só a bíblia pode transformá-lo.

2- Meditar sobre aquilo que leu.
Beeke relatou a experiência de seu pai que ao final da vida meditava mais do que lia.

3- Trabalhar e orar 
Beeke disse que quem trabalha e ora vai adiante, contudo, ele afirmou que a oração deve ter prioridade e que não devemos "marginalizá-la" Para Joel a grande diferença entre os reformadores, os puritanos e os pastores de Hoje é que estes dedicavam sua vida a oração, ao contrário de cada um de nós. A doutrina pregada pelos nossos antepassados é a mesma que pregamos, contudo, eles oravam muito mais do que cada um de nós.

4- A criação de um diário espiritual.
Os nossos antepassados usavam deste subterfúgio muito mais do que usamos.

Beeke compartilhou que os puritanos chamavam o dia do Senhor como "mercado da alma." Assim como eles iam ao mercado durante a semana para satisfazer suas necessidades básicas, assim eles iam a casa do Senhor para alimentarem suas almas. Beeke também disse que antes de alguém ir a igreja precisa dedicar tempo a oração.

Ao tratar dos meios corporativos, Beeke disse que precisamos fazer melhor uso da Palavra pregada, utilizar os sacramentos desenvolvendo koinonia com os nossos irmãos ajudando uns aos outros. Além disso, Beeke   afirmou que devemos "exercitar" uns aos outros evangelizando os vizinhos em cultos no lar.

Ele concluiu afirmando que em todos os meios de graça devemos buscar e focar em Cristo, simplesmente porque somos a noiva do Cordeiro.

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only