Os apóstolos e a suas manias de inventar doutrinas

Por Renato Vargens

Antes de qualquer coisa é importante afirmar que não acredito na conteporâneidade do ministério apostólico. Na minha perspectiva este tipo de ministério específico cessou após a morte de João. Os que desejarem ler um pouco mais sobre o assunto poderão fazê-lo clicando (aqui) e (aqui).

Bom, boa parte dos evangélicos brasileiros pensam  de forma diferente da ortodoxia cristã. Na verdade, são milhares aqueles que acreditam que o século XXI possui apóstolos da mesma envergadura e autoridade espiritual dos apóstolos do primeiro século. Há pouco soube de apóstolo goiano, que afirmou publicamente que se pudesse conversar com Pedro de "apostólo para apóstolo" o exortaria dizendo que ele errou em escrever parte da suas epístolas.

Pois é, os apóstolos modernos se consideram superiores aos apóstolos do primeiro século, e em virtude disso, por se acharem pessoas especiais, acabam fabricando doutrinas espúrias. Veja por exemplo o vídeo abaixo, onde um apóstolo oferece a igreja um treinamento sobre a influência da iniquidade do DNA.  No curso, apóstolo Fernando, membro da Igreja Batista da Lagoinha promete tratar dos seguintes tópicos:

  • Diferença entre Pecado, Transgressão e Iniquidade
  • Ciclo da Iniquidade
  • A Operação da Iniquidade
  • Conexão Com os Espíritos Geracionais
  • Maldições Geracionais
  • Padrões Geracionais
  • A iniquidade dos Reis de Israel
  • Cativeiros Geracionais
  • Tronos de Iniquidade
  • Os anjos caídos e a iniquidade
  • A iniquidade das 7 nações da terra prometida
  • A Expiação de Levíticos 16
  • A Expiação de Jesus na Cruz
  • Aspectos Genéticos da Iniquidade: DNA, RNA, Células
  • O Cordão Umbilical Espiritual
  • O Papel da Medula óssea na Iniquidade
  • A Regeneração
Caro leitor,  por favor responda sinceramente aonde nas Escrituras o Senhor nos ensina a tratarmos do cordão umblical espiritual? Ou ainda descobrirmos o papel da medula óssea na iniquidade? Ou dissertarmos sobre os espíritos geracionais?

Ora, vamos combinar uma coisa? Isso é absolutamente antibíblico! Lamentavelmente para esse pessoal relativizar as Escrituras virou moda. Há pouco um pastor me disse o seguinte a respeito da Bíblia, isso aqui não vale de nada, é puro papel! O que importa é ouvir a voz de Deus no meu coração, ainda que aquilo que Ele fale seja diferente daquilo que a Bíblia ensina.

Pois é, dias dificeis os nossos! Eu diferentemente dos apóstolos prefiro afirmar o que Lutero afirmou: "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir"

Com lágrimas nos olhos,

Renato Vargens

16 comentários:

Há apóstolos e há pústulas.
O híbrido de ambos gera apústulas, que durante algum tempo carregam milhares atrás de si, mas que morrem sem deixar herança e tem seus rebanhos espalhados.

31 de maio de 2012 15:06 comment-delete

E olha lá no site do tal "apóstolo". Você pode ser "atividado" no sobrenatural! Ualááá! http://www.apostolofernando.com/escola-kavod/

eduardo
31 de maio de 2012 15:15 comment-delete

Paz.
Tenho sempre acompanhado as noticias e postagens do teu blog. Lendo esta última do " apóstolo", fiquei me perguntando... Estão nascendo pessoas que acharam fim em toda a escritura?
Será que a Palavra de Deus, chegou a um tal ponto de estudo que as pessoas precisaram começar a " inventar " métodos para fazê-la atrativa para as pessoas?
Realmente, cada vez mais, fico chocado quando vejo pessoas, totalmente desprovidas, no meu ver, do Espírito Santo. Passam a agir como totais entendedores e cientistas, dando um ar de superioridade e dificuldade em algo que o Senhor preparou para nós; Sua Palavra. E a Palavra, consiste em: Amor, obediência, perdão, servir.
Não sei aonde vamos parar...

Gde abraço!
Marcelo

31 de maio de 2012 15:21 comment-delete

Pr. Renato, fico pensando o quanto é pernicioso e maligno esse movimento do apostolado contemporâneo. Quantas pessoas se aprisionam em tais ensinamentos anti-bíblicos, é assustador!

Não é de hoje que esse "apóstolo" Fernando vem pregando heresias.

Veja matéria publicada no Bereianos em março de 2009:

http://bereianos.blogspot.com.br/2009/03/astrologia-gospel-e-treinamentos.html

Só Jesus para nos dar força.

Ruy Marinho

31 de maio de 2012 15:55 comment-delete

Ruy,

Dias dificeis os nossos!

Dias de apostasia!

Que Deus tenha misericórdia do seu povo!

Renato Vargens

31 de maio de 2012 16:04 comment-delete

Olá Pr. Renato!

Denúncia importante essa do artigo. Quantas pessoas infelizmente se contaminam com este ensino pernicioso do apostolado contemporâneo, é assustador!

E não é de hoje que este "apóstolo" Fernando vem difundindo suas heresias. Veja esses artigos publicados no Blog Bereianos em março/2009:

bereianos.blogspot.com.br/2009/03/astrologia-gospel-e-treinamentos.html

http://bereianos.blogspot.com.br/2009/03/maldicao-hereditaria-no-dna.html

Só Jesus para nos dar força!

Grande abraço!

Ruy Marinho

31 de maio de 2012 16:05 comment-delete

Ops... duplicidade de comentários...rs... favor desconsiderar o último, ok? Abraço Pr!

31 de maio de 2012 16:06 comment-delete

mas o que vcs queriam? primeiro era visão celular (eu prefiro iphone), agora avançou-se para a visào DNA, que é uma molécula...a próxima será atônica e depois nanômica...Bíblia pra que se isso aqui é mais divertido??? (*irônia..)

31 de maio de 2012 23:47 comment-delete

Pr vargens, nao acredito que exista a uncao para apostolo, mas sim dom espiritual, la em efesios 4 fala de dons ministeriais, e aqueles que possuem este dom nem se dizem apostolos e talves nem saibam que o possuem, mas sao usados por Deus com esse dom para Seu bendito proposito. Assim como profetas, evangelistas, pastores e mestres.
Christian silva

Anônimo
1 de junho de 2012 09:12 comment-delete

Caro Renato,

Concordo contigo quando diz que vivemos dias difíceis e de apostasia. Isto inclusive é Bíblico.
Mas sua afirmação em consonância com o que disse Lutero de que havia feito uma aliança com Deus para Ele não lhe dar visões, sonhos nem visões de anjos, contradiz claramente o que foi profetizado pelo profeta Joel e reafirmado no livro dos Atos dos Apóstolos de que nos "últimos dias" o Senhor derramaria do seu Espírito sobre toda a carne e "E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;" Atos 2:17
Lembre-se que a letra mata, mas o Espírito vivifica.

1 de junho de 2012 09:47 comment-delete

Triste cenário em que vivemos, somos tidos como loucos, e o evangelho apostólico nem de longe se assemelha com isso que vemos.

Uma divulgar uma publicação muito relevante, trata-se da igreja no pais de maioria muçulmana, gostaria que lessem e orassem pelos nossos irmãos.
http://despertarhoje.blogspot.com.br/2012/06/nossos-irmaos-estao-morrendo.html

1 de junho de 2012 13:52 comment-delete

É irmão Renato, parece que o "profeta conspirador" acertou em citar atos2:17,particularmente eu não ligo para este Martinho Lutero, mas concordo em tudo do resto sobre estes falsos apóstolos. Se auto promover apóstolo é muita pretenção, Jesus disse que faríamos obras maiores do que as que Ele fez, e mesmo que às fizermos não seremos considerados novos messias, assim também o título de apostolo foi somente para aqueles que andaram com o Senhor Jesus encarnado na terra. Abraços!!!!

2 de junho de 2012 15:28 comment-delete

Paz do Senhor.
Eu nem sabia que havia cordão umbilical espiritual!
Mas deixa pra lá...Como é possivel,irmãos que ahja pessoas que deem crédito a esses absurdos!!!!A Bíblia não é um pedaço de papel qualquer,ela é a Palavra de Deus!E me desculpe a franqueza mas uma pessoa que diz uma blasfemia como essa,não fala em nome de Deus,mas do diabo!!!
Como bem escreveu Paulo aos Gálatas:mas,ainda que nós mesmos ou umm anjo do céu vos anuncie outro evangelho ale´m do que já vos tenho anunciado,seja anátema!
Deus tenha misericórdia desse povo que não le a Biblia!

2 de junho de 2012 15:54 comment-delete

Com carinho para você!

SALMO 23

O SENHOR É MEU PASTOR,
Isto é relacionamento!

NADA ME FALTARÁ,
Isto é suprimento!

CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
Isto é descanso!

GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
Isto é refrigério!

REFRIGERA A MINHA ALMA,
Isto é cura!

GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
Isto é direção!

POR AMOR DO SEU NOME,
Isto é propósito!

AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
Isto é provação!

EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
Isto é proteção!

PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
Isto é fidelidade!

A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
Isto é disciplina!

PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
Isto é esperança!

UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
Isto é consagração!

E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
Isto é abundância!

CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
Isto é benção!

E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
Isto é segurança!

POR LONGOS DIAS,
Isto é eternidade!

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

***Lucy***
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Ficaria feliz, se conhecesse meu humilde espaço e a minha alegria seria em dobro se me seguisse...

P.S. Deixo o convite para visitar um outro blog, com mensagens abençoadoras.
Acesse e confira:

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

6 de junho de 2012 23:23 comment-delete

Excelente análise de uma das maiores características do "circo gospel" em que se transformou a maior parte da igreja "evangélica" brasileira... Pr. Renato, querendo, visite-nos em http://www.alegrem-se.blogspot.com.br/2012/05/igrejas-de-araque-num-pais-de-tolos.html e confira um artigo sobre o mesmo tema... grande abraço.

8 de junho de 2012 18:20 comment-delete

Bom texto, com um assunto que causa angústia. O movimento neopentecostal está acabando com a ig de Cristo.

11 de outubro de 2016 17:21 comment-delete