Augustus Nicodemus e o ensino do Dízimo.

Por Renato Vargens

Ultimamente tenho ouvido algumas pessoas afirmando que não são dizimistas pelo fato de não encontrarem no Novo Testamento uma ordem explicita do Senhor quanto a contribuir com a igreja em 10%. Todavia, apesar de entender que do ponto de vista neotestamentário o dízimo  não é normativo, tenho percebido que muitos daqueles que advogam a abolição do dízimo  o fazem por razões escusas, cujas motivações principais se devem  a avareza ou ao individamento. 

O Vídeo abaixo do meu amigo Augustus Nicodemus é muito esclarecedor. Na exposição feita pelo Chanceler do Mackenzie é possível entender de forma clara a doutrina bíblica da contribuição tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Vale a pena dar uma conferida!

Renato Vargens


12 comentários:

como o Senhor é fiel para com os seus. eu estava com essa duvida, e vinha pedindo do Senhor uma resposta. muitos pastores falam que o velho testamento foi abolido, então porque cobrar o dizimo!!!!! as palavras desse pastor me esclareceu totalmente. como está no novo testamento; temos que dar oferta de coração com consciência que é para a casa do Senhor. e não da o dizimo como uma obrigação e viver uma vida de pecado, como muitos vivem. Deus seja louvado, obg Senhor, por mais essa duvida esclarecida.

26 de fevereiro de 2012 13:05 comment-delete

a paz do Senhor!

Quero saber se posso gravar esse video num CD e destribuir para meus alunnos da EBD?? não será cobrado nenhum centavo. é possivel?

27 de fevereiro de 2012 17:19 comment-delete

Como assim tem regiões que dão 5%?
Você acha que isso é normal?

Dízimo é 10% independente da situação.

Concordo com 80% do que foi ministrado.

28 de fevereiro de 2012 20:47 comment-delete

o questão é; porque cobrar (obrigar) o dizimo se ele é mencionado no velho testamento, já, que a maioria dos pastores falam que nos temos que viver o novo testamento.

4 de março de 2012 12:20 comment-delete

A PAZ DO SENHOR.
Em resposta a este texto a baixo.
Caro irmão Renato. Nós que somos contra a prática do DÍZIMO hoje no NOVO TESTAMENTO, só tem uma definição. OBEDIÊNCIA a própria PALAVRA. E vocês todos sabem disto, você abaixo em sua mensagem diz que os contrários a pratica do DÍZIMO seria por razões escusas. O mesmo nós pensamos dos que usam desta prática para extrair das ovelhas o que DEUS não autorizou cobrar. Pois veja só. O DÍZIMO do passado na LEI o DÍZIMO era em mantimento nunca em dinheiro ou não era. O DÍZIMO era só para o povo JUDEU para os LEVITAS ou não era. Vocês não são LEVITAS e nós não somos JUDEUS. A LEI era constituída de 613 mandamentos, o DÍZIMO é um dos 613. E os outros não precisa ser praticado. Tiago. 2: 10 diz
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
E para finalizar o mais importante de todos. JESUS CRISTO morreu por toda a LEI e não por parte dela. Então irmão saiba você e todos os demais. O nome DÍZIMO é ERRADO vivam de OFERTAS estas nós queremos continuar a praticar, e é estas que JESUS CRISTO ensina no NOVO TESTAMENTO e a finalidade destas é AJUDAR OS POBRES primeiros os irmãos cristãos, que passam necessidades e muitos destes são fieis nos tais DÍZIMOS. Ou vocês não sabem disto.
FIQUEM TODOS NA PAZ


9 de junho de 2014 14:32 comment-delete

A PAZ DO SENHOR.
Irmão Renato Vargens. Não é por razões escusas que nós alguns Cristãos não adotamos esta pratica não. Talvez seja o contrario a pratica esteja sendo usada para terem benefícios próprios. Leia este versículo abaixo. E pense bem.
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10

O DÍZIMO SENDO DA LEI. E NEM ERA EM DINHEIRO.
SUA PRÁTICA HOJE NÃO É EM VEZ DE BÊNÇÃO MALDIÇÃO?

DÍZIMO NA GRAÇA:
Equívoco que insiste em prevalecer!

É impossível encontrar na Bíblia Sagrada, no NOVO TESTAMENTO, uma base verdadeira para cobrança de dízimo dos cristãos, mas pelo contrário, a orientação da Palavra de Deus é para que nenhum cristão troque a sua liberdade espiritual pela maldição da servidão da Lei.
Que o ESPÍRITO SANTOS abra os olhos dos irmãos. JESUS CRISTO já nos libertou de toda a LEI e não parte dela.
Abraços. alonsocarrera@hotmail.com

9 de junho de 2014 17:17 comment-delete

A PAZ DO SENHOR.
Gostaria de saber porque a maioria dos pregadores que praticam a cobrança do DÍZIMO não respondem a nenhum questionamento a respeito desta pratica.
Será que a PALAVRA fala de fato o que eles pregam.
e nós só queremos não pagar o DÍZIMO, por sermos avarentos.
Afinal o DÍZIMO era em dinheiro?
O DÍZIMO era para todos já naquela época?
Se já naquela época não era em dinheiro porque seria agora?
Qual era a finalidade do DÍZIMO na LEI?
E qual é a finalidade do DÍZIMO hoje praticada pelos pregadores e pastores?
JESUS CRISTO morreu pelos nossos pecados para nos libertar de TODA A LEI ou só parte dela?
Porque na LEI tinham 613 mandamentos o DÍZIMO era um só deles. E os outros 612 porque também não cumpri-los?
Baseado na PALAVRA DE DEUS em Tiago. 2. 10
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Então pregadores da pratica do DÍZIMO seremos julgados pela LEI OU PELA GRAÇA.

Quem deve ser ajudado?A Bíblia não diz para ajudar “principalmente” os irmãos?

Gal 6:10 “façamos o bem a todos, mas, especialmente aos da família da fé.”
Deus não disse que sempre haveria pobres?
João 12:8 “Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim, nem sempre me tendes;”
Deut 15:11 “Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a tua mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.”
O DÍZIMO DESTE TEMPO. CHAMA-SE OFERTA DE AMOR PREGADORES
É impossível encontrar na Bíblia Sagrada, no NOVO TESTAMENTO, uma base verdadeira para cobrança de dízimo dos cristãos, mas pelo contrário, a orientação da Palavra de Deus é para que nenhum cristão troque a sua liberdade espiritual pela maldição da servidão da Lei.
FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR

9 de junho de 2014 17:40 comment-delete

É realmente um grande absurdo, pastores tendenciarem a biblia para tirar dinheiro de um povo tão sofrido.
Que cada um deles recebam a sua recompensa.

15 de março de 2016 22:20 comment-delete

Tão esclarecedor quanto!


http://www.ipsantoamaro.com.br/ipsa/mocidade/devocionais/malaquias-3-10-o-dizimo-e-o-novo-testamento.html

29 de abril de 2016 12:47 comment-delete

Hebreus,7:12_18 nestes versículo diz que este mandamento foi Abolido e ponto, hoje devemos dar ofertas até porque o dízimos dos tempos bíblicos não era semanal como os pastores pregam e sim anual

23 de setembro de 2016 01:22 comment-delete

Hoje as igrejas então escravizando seus fiéis e ameaçando com maldições do devorador, gostando fortunas com programas de TV a revista gospel relatou que só no ano de 2015 foram gastos 1 bilhão e meio de reais com esses programas de má qualidade e heresias está na hora do povo dar um basta nisso

23 de setembro de 2016 01:43 comment-delete

Sou de uma denominação que pede dízimo mas estou cansado de ver pastores pregando textos fora de contexto para cobrar dízimo . só queria deixar uma pergunta.em uma de suas pregações Jésus falava das preocupações humanas e ele dizia assim não se preocupe com o por vir pois Deus supre tudo no mesmo texto ele fala que nem mesmo Salomão em seu explendor se vestiu tão bem como o lírio do campo .aí ele deixa um ensinamento falando que Deus nos ama e cuida de nós

18 de novembro de 2016 13:03 comment-delete