terça-feira, julho 12, 2011

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho!

Por Renato Vargens

Em 2010 estive duas vezes na província de Piura, localizada no norte do Peru. Em ambas as ocasiões, tive o privilégio de pregar na Iglesia Bautista Misionera,  pastoreada pelo meu amigo Leonardo Gonçalves, além é claro ter também ministrado em várias outras igrejas locais.

Acredito que o  fato  de possuir um povo amável, receptivo e extremamente acolhedor,  contribuiu em parte para que o  Peru  fosse  uma nação cujo  sincretismo religioso se fizesse presente em todas as suas regiões. Do norte ao sul do país é absolutamente perceptivel a manifestação das mais diversas  crenças, que de forma mística e miscigenada tem influenciado toda a nação a um comportamento de extrema superstição.  Um exemplo claro disso é o culto a  “san la muerte” que comumente ocorre no período de finados, onde milhares de peruanos se reunem em cemitérios realizando  rituais macabros cultuando seus mortos através de oferendas.

Lamentavelmente  no norte do Peru quase não encontramos Igrejas evangélicas estabelecidas. Infelizmente o número de cristãos naquela região não ultrapassam 2% da população.  Na província de Piura existem inúmeras vilas e cidades que não possuem uma igreja evangélica sequer.

De fato, o desafio de  pregar Cristo nessa nação é absurdamente grande, o que exige da igreja evangélica, dedicação, paixão e consagração.

Isto posto, decidimos investir no treinamento e capacitação da igreja do Peru. Para tanto, resolvemos promover alguns encontros, seminários e congressos com vistas a preparação da igreja peruana  para o hercúleo desafio de proclamar o Evangelho da Salvação Eterna  aos habitantes daquela nação.

No próximo mês de agosto, realizar-se-á o primeiro congresso sobre plantação de igrejas no norte do Peru. Na ocasião estarão pregando os seguintes preletores:

Leandro de Almeida Pinheiro -  É teólogo, conferencista internacional e pastor presbiteriano, formado pelo Seminário Presbiteriano JMC (Rev. José Manoel da Conceição) São Paulo no ano de 2002. É mestre em Exegese Patrística na Universidade Católica do Chile.  Atualmente atua como pastor da Sexta Igreja Presbiteriana de Santiago no Chile , Cristo meu Pastor. É professor do Seminário Teológico Presbiteriano José Manuel Guzman Ibanez na área do Novo Testamento. É  presidente da Fundação CYOU pode, que visa capacitar as pessoas com síndrome de Down a partir de uma perspectiva holística. É também membro do conselho da Fundação Gerações, uma iniciativa que visa a difundir o Evangelho no Chile através da plantação de novas igrejas. Finalmente, é responsável pelo Projeto "Andes com Jesus", que também visa apoiar projetos de plantação de igrejas no país. Leandro é também editor do Blog Reformisíon.

Jay Bauman –  Pastor,  conferencista internacional, diretor da Atos 29 para o Brasil, coordenador da Restore Brasil e um dos pastores da Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.  Jay é um apaixonado pelo ministério de plantação de Igrejas  e tem dedicado boa parte do seu tempo no treinamento e capacitação de pastores e líderes . Jay também é editor do Blog Bauman's blog.

Judiclay Silva e Santos -  Conferencista internacional, Pastor batista, formado pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. É um apaixonado por missões, tendo já ministrado sobre o tema no Brasil e no exterior.  Atualmente pastoreia a Igreja Batista Betel de Mesquita, no Rio de Janeiro. Judiclay também é editor do Blog O Cristão e a Cultura.
 
Renato Vargens -  Pastor, plantador de igrejas, conferencista internacional  e escritor  com 12 livros publicados. É também Diretor da Scrittura Produções, colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes, e Pastor Presidente da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, RJ - Renato também é editor do Blog Renato Vargens.

Caro leitor, creio profundamente que a Igreja Evangélica Brasileira possui um papel preponderante na evangelização da América Latina. Isto posto, rogamos aos irmãos que estejam orado pelo Peru, pela Iglesia Bautista Missionera, como também pelo pastor Leonardo Gonçalves que de forma brilhante tem desenvolvido um belo e profícuo trabalho no Peru. Ore também pela realização desta conferência e que Deus pela sua infinita graça use-nos com poder e autoridade para ajudar a Igreja Peruana na árdua missão de pregar o Evangelho de Cristo.

Caro amigo, caso você deseje contribuir financeiramente com este projeto, escreva para plantadoresdeigrejas@gmail.com que lhe explicaremos como.

Soli Deo Gloria!

Renato Vargens

Juan de Paula disse...

Deus abençoe vocês,
Juan

Anônimo disse...

A preocupação com a evangelização e também testemunho do amor de Jesus Cristo ao próximo, mesmo que distante deveria ser crucial no aprendizado de nova criatura que todos nós passamos. A nossa oração é que o Senhor esteja sempre e sempre abençoando a todos que participam não só dessa campanha, mas em todas as igreja que tenham missões em sua agenda.Amém

Luis

Luanda Melo disse...

Nossa verdadeira missão: Deixar de lado o EU o Ego.
Jesus Cristo veio para revolucionar, e iniciar esta revolução dentro de nós.
Abraços irmão, paz.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only