quarta-feira, maio 18, 2011

O PT e a "burrificação" da educação brasileira.

Por Renato Vargens

Paulatinamente o Partido dos Trabalhadores tem desconstruido os principais valores que fazem de uma nação um país desenvolvido. Lamentavelmente  os pensamentos outrora inquestionáveis relacionados a família, educação, ética e moral têm sido relativizado nos últimos anos por aqueles que em nome do desenvolvimento, incentivam a desconstrução de valores indispensáveis a saúde da sociedade.

Pois é, senão bastasse a famigerada promoção pregressiva,  o Ministério da Educação acabou de distribuir aproximadamente meio milhão de livros cujo conteúdo defende o novo "conceito" da lingua portuguêsa que endossa o falar errado por parte dos alunos. Para o MEC, o fato do professor corrigir alguém na forma com que se expressa, poderá contribuir com  o aparecimento daquilo que denominam de preconceito linguistico, o qual segundo eles, pode ser prejuducial ao desenvolvimento do aluno.

Caro leitor,  Este livro é uma das coisas mais estúpidas que o governo do PT já produziu neste país. Sinceramente a impressão que tenho ao ler este tipo de notícia é que essa corja politica sente prazer na "burrificação"do povo. Na verdade, a sensação que me toma a alma, é que o desejo deste bando nada mais é do que  iludir o povo com mimos e presentes "esmoláticos" impedindo assim que o país cresça culturalmente, proporcionando com isso a perpetução da indústria da esmola, onde bolsas das mais variadas são distribuidas segundo o gosto dos coronéis.

Pois é, como bem disse o Zeca Pagodinho, "Deixa a vida me levar, vida leva eu"

Dias dificeis os nossos!

Renato Vargens


Deiglisson Santana disse...

Pois é. Essa semana, a revista VEJA publicou uma matéria muito interessante o aumento no número de jovens leitores no país. Essa matéria aponta para uma eminente esperança para o futuro da educação de nossa gente. Não bastasse a insanidade do acordo ortográfico de 2008, nossos "excelentíssimos" políticos inventaram mais essa de "cartilha contra o preconceito linguístico". É bem verdade que na comunicação o importante é se fazer entender. No entanto, quando um aluno se depara com uma prova de vestibular ou de concurso, esbarra SEMPRE na norma culta da língua. Eis o primeiro indício de hipocrisia cultural. A verdade é que o PT é especialista em criar ganchos eleitorais. Esse é mais um. Essa história de "aceitar que se fale é errado" é um atenta à inteligência do povo. A língua muda, isso é fato. Mas o "bem falar" é (e sempre foi), acima de tudo, uma fascinante fonte de "beleza estética". Amigos do PT: polpem-me de suas alienações!

Regina disse...

'Bóra' se curvar e fazer reverência a Alexandre Garcia, des-especialista renomado em Linguística e especialista em confundir a massa ignorante com mitos anacrônicos, colonialistas da Lingua Portuguesa, com sua abordagem obsoleta, retrógrada, autoritária e sem embasamento científico algum. "E TODOS APLAUDE...!!"

Cheskys disse...

Será que as pessoas estão mesmo achando que esse livro possa "ensinar alguém a falar errado?". Em apenas uma página, ele explica o que é a variação linguística. O resto das páginas é como qualquer outro livro didático de língua portuguesa. É lamentável que as pessoas que nunca leram algo sobre a linguística sejam levadas por opiniões de "tudólogos" como Garcia que leem a orelha dos livros e saem cuspindo idiotices!

Ele fala de qual Coréia, a do norte onde ele mesmo já falou que morre gente de fome por regime comunista, ou do sul, que é apenas uma propaganda do capitalismo.

E quanto a China, será que ele não sabe que a grande virada econômica lá só foi possível por conta da PIRATARIA!!!

É Esse Alexandre Garcia é uma GRANDE PIADA!!!!

Anônimo disse...

Caro Renato Vargens,

Texto certeiro! Publiquei um artigo e o seu link foi lembrado.

http://conversaprotestante.blogspot.com/2011/05/que-regresso-na-educacao-brasileira.html

abs.
Marcos Sampaio
http://conversaprotestante.blogspot.com

jlcolli disse...

Gostei do comentário do Alexandre Garcia.

Outro dia, ajudei um colega, que está na faculdade, em um teste para renovar a "carta" de habilitação (sei que o certo é carteira, mas, em S Paulo, muitos falam "carta"), porque ele não conseguia entender o enunciado das questões. Conheço uma diretora de escola que foi questionada por uma colega da Bahia sobre o porquê de uma aluna com péssima leitura e escrita, ter passado de ano. Aparentemente, PT e PSDB (de S Paulo) têm visão semelhante sobre esse assunto.

A burrificação não está sendo feita de supetão, mas aos poucos:
- ontem, um sistema escolar que passa aluno com qualquer desempenho;
- hoje, uma página em um livro de português;
- amanhã....

Joab Barros

Claudio Nossa disse...

Meu caro,

Devo discordar do texto. Primeiro, tenho muitas críticas ao PT e ao pessoal de esquerda, porém, não concordo nenhum pouco com o pensamento de direita implicito no texto. Acho que a bolsa dada não deveria guardar relação com a família, e sim, com uma renda mínima para cada cidadão. É o que se faz em qualquer país "decente" do mundo. Engraçado, não vejo ninguém protestar quando o dinheiro é dado para o pagamento dos juros abusivos e aumento dos lucros bancários. E esse é o pensamento evangélico em sua maioria, de direita, egoísta que não pensa no próximo e em sua cidadania.
Segundo, o povo brasileiro não fala errado, pode até escrever errado. A diferença que a escrita segue o padrão, para não dizer o patrão, a fala é dinâmica e tem como função a comunicação.
Precisamos pensar!!! Vamos parar de reproduzir o pensamento das elites "culturais" e globais deste país.

Claudio NOssa disse...

Caro Ery,

A questão da língua sempre foi um diferencial e uma imposição das classes.
Este assunto é melhor abordado na linguistica, ramo do conhecimento que estuda a língua, e te indico um excelente livro que tem como título: A língua de Eulália. Seria bom se todo brasileiro amasse sua língua materna e reconhecesse nela uma identificação com a Nação, aliás foi isso que o Pessoa quis dizer. lamento que eu não ouça gritos de revolta quando a nossa é deixada de lado pelo uso de palavras estrangeiras, são muitos os itens, buyling, fast food e outros. Acho isso uma hipocrisia! Seria bom se a nossa educação fosse de boa qualidade, e que todos os brasileiros tivessem acesso a língua do PATRÃO, assim não seriam discriminados ou reconhecidos pela fala. O que não se pode admitir é que a lingua escrita, gramática, seja igual a língua falada.
Paz e Graça!! E que a gente não seja guiado pelo espírito das Elites, e sim, pelo de DEUS!

Unknown disse...

Concordo plenamente com as suas palavras!

Unknown disse...

Concordo plenamente com as suas palavras!

Unknown disse...

Concordo plenamente com as suas palavras!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only