Bem aventurados os humildes de espírito, pois dos tais é o Reino dos céus”. Mt 5:03
Essa afirmação de Jesus Cristo foi um grande escândalo no primeiro século. Isto porque, tanto o pensamento como a filosofia grego-romana consideravam desprezíveis pessoas que valorizassem virtudes como a humildade. Tanto para os gregos como romanos, a humildade estava relacionada aos fracos, aos débeis, doentes e incompetentes.
Essa afirmação de Jesus Cristo foi um grande escândalo no primeiro século. Isto porque, tanto o pensamento como a filosofia grego-romana consideravam desprezíveis pessoas que valorizassem virtudes como a humildade. Tanto para os gregos como romanos, a humildade estava relacionada aos fracos, aos débeis, doentes e incompetentes.
Para a classe dominante, nunca, em hipótese alguma, pessoas bem sucedidas na vida, deveriam cultivar valores como simplicidade e humildade. No entanto, Jesus como Filho de Deus se contrapôs a valores como esses afirmando categoricamente, que o Reino de Deus não é propriedade dos soberbos e arrogantes desta vida, antes pelo contrário, só é possível herdá-lo mediante simplicidade e singeleza de coração.
Thomas brooks, afirmou certa vez: “Os homens mais santos são sempre os mais humildes”. Robert Leighton, disse: As melhores amizades de Deus são homens humildes. Em outras palavras isto significa, que quando mais próximos de Deus estivermos, menos arrogantes seremos.
Jonathan Edwards costumava dizer que um “homem verdadeiramente humilde é consciente da diminuta extensão de seu próprio conhecimento, da grande extensão de sua ignorância e da insignificante extensão de seu entendimento comparado com o entendimento de Deus. Ele é consciente de sua fraqueza, de quão pequena sua força é, e de quão pouco ele é capaz de fazer. Ele é consciente de sua distância natural de Deus, de sua dependência dele, da insuficiência de seu próprio poder e sabedoria; e de que é pelo poder de Deus que ele é sustentado e guardado; e de que ele necessita da sabedoria de Deus para lhe conduzir e guiar, e de Seu poder para capacitá-lo a fazer o que ele deve fazer para Ele.”
Na perspectiva do Reino é importante que entendamos que só alcançamos o trono do altíssimo descendo as escadas. Terminantemente as Escrituras afirmam que Deus exalta os humildes e abate os soberbos. Ora, o trajeto que os vencedores traçam nunca foi e nunca será o caminho da presunção e da prepotência, antes pelo contrário, os vencedores carregam em si a marca indelével da humildade e da simplicidade. Portanto lembre-se: Os que vencem na vida são aqueles que optaram em serem amigos de Deus.
Pense nisso!
Renato Vargens
Caro Renato Vargens,
Profunda reflexão esta que você traz. Que Deus continue lhe usando mais e mais!
Em Cristo,
Clébio Lima de Freitas
clebiolima.blogspot.com
Excelente texto
Benção mano! Ainda mais a foto do lava pés, que realmente confirma suas palavras no ato de Jesus pegar a toalha e lavar os pés dos discípulos que, dentro do custume da época era para um escravo fazer tal ritual. A maior demosntração de humildade é servir uns aos outros, ser servos uns dos outros e trata-los como superiores a nós. Não é fácil, mas Deus nos dá sua graça e capacita-nos para tal feito. Que Deus continue o usando poderosamente e que o amado continue nos servindo com suas sábias palavras!!
Blog Emunah: http://falandoemunah.blogspot.com/
Que benção!!Que Deus continue abençoando e lhe expirando dessa forma!!Foi direto da sala do trono para minha vida!!! A paz do Senhor!!!
Um texto, curto e simples...
Porém de um profundo significado!
Admiro muito a sua pessoa, seu blog e seu jeito de escrever com sabedoria, até coloquei um banner seu em meu site: http://www.cabecajovem.com - Quero compartilhar seu blog com outras pessoas.
Gostaria de publicar mais este texto em meu site (já fiz tanto isso... mas sempre citando a fonte) - Visite-me mais vezes
Obrigado
Um grande abraço
Danilo S Cardoso [Altamira-PA]
www.cabecajovem.com
Muito bom, vou aplicar isso na minha vida
M.Aurélio
Postar um comentário