segunda-feira, setembro 27, 2010

Não "tiririque" seu voto.

Por Renato Vargens

Quem não se lembra quando a população do Rio de Janeiro votou em massa no macaco Tião? 

Pois é, a candidatura do Macaco Tião  foi  lançada pelos humoristas da revista Casseta e Planeta em defesa do voto nulo nas eleições municipais de 1988. Na ocasião, 9,5% dos cariocas que compareceram as urnas, votaram no primata mais famoso do Brasil. Se somada aos votos em branco(14,9%), a votação de Tião superaria a de todos os candidatos- exceto Marcello Alencar, eleito prefeito com 31,6%.

Caro leitor, o voto de protesto na História da democracia brasileira é extremamente comum. Volta e meia observamos o aparecimento de candidatos absolutamente despreparados para  vida pública. O caso mais recente é o do palhaço Tiririca que lidera a disputa pela Câmara dos Deputados por São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Expert em análises eleitorais, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia capturou essa mensagem popular que permeia o voto de protesto atual e esboçou o neologismo Tiriricar. O povo está tiriricando a escolha. E essa tiriricarização, digo, para incrementar o vocabulário tão propício, pode tornar-se um fenômeno nacional., afirmou Maia.

Caro leitor, em 2002, Enéas Carneiro, teve mais de 1,55 milhão de votos. A consequência disso é que a reboque ele elegeu consigo  cinco dos sete concorrentes do minúsculo Prona à Câmara dos Deputados, na bancada de São Paulo.

Diante do exposto, acredito que "tiriricar" não seja o melhor para Brasil. Sem sombra de dúvidas a melhor maneira do cidadão brasileiro protestar é votando em canditados sérios e compromissados com a justiça, com a ética e  com a verdade.

Pense nisso!

Renato Vargens

Pastor Silvano disse...

Proverbios 29.2 diz que quando o IMPIO governa o povo geme.
Votar em um candidato com o perfil politico de tiririca é gemer na certa.
Não de rir mas de desgosto.

Cid disse...

É mais ou menos isto que diz no vídeo?
http://www.youtube.com/watch?v=sixn4EhpnBY

Aguiar.Leandro da Silveira disse...

Caro Pastor, uma dica... Em sua Enquete Ruy Costa Pimenta aparece como sendo do PSTU e Zé Maria do PCO. Está errado, é ao contrário. Zé Maria do PSTU e Ruy Pimenta do PCO. Abraços

Anônimo disse...

Jorge Picciani e Lindberg serão os nossos senadores. Eles são os mais capacitados para nos representar em Brasília. Eles tem o apoio dos melhores líderes políticos. Lula, Cidinha Campos, Wagner Montes, Dornelles, Sergio Cabral, Benedita... dentre outros. Veja esse vídeo de Lindberg e Picciani juntos. http://www.youtube.com/watch?v=Feg8-_ITXBo

Rogério Borges disse...

As pessoas que querem defender certos políticos, antes tem que ler jornal, livros e entrar no site transpareciabrasil.org.br e excelencia.org.br. Rogério Borges

Jonis disse...

A Paz do Senhor.

É pr. Renato, eu nem comento nada em relação ao Tiririca pois, em toda eleição, o estado de São Paulo nos brinda com algo excêntrico. Mas, vale a pena ressaltar que o saudoso Enéas era extremamente inteligente.
Outro que se elegeu e, na época, considerado cômigo foi o Clodovil. Apesar dos apesares, ele apresentou alguns projetos de lei, entre eles:
* Limitar em 250 o número de Deputados que integram a Câmara dos Deputados e cria normas para que nenhuma unidade da Federação fique com menos de quatro ou mais de trinta representantes.
* Dispõe sobre restrições à exibição de imagens e notícias violentas pelas emissoras de televisão durante os horários das refeições.
* Estabelece sobre os crimes de homicídio e de lesão corporal praticados na direção de veículo automotor, nas hipóteses em que o condutor estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos, ou participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente – “racha” ou “pega”.
* Assegurar direitos morais aos dubladores de obras audiovisuais. Explicação: Garante ao dublador de obra audiovisual a menção de seu nome ou sinal nos créditos da obra e o direito de participarem dos resultados de exibição, nos termos previstos no contrato de trabalho que vierem a negociar.
* Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Explicação: Estabelece a liberação compulsória de internação aos 26 (vinte e seis) anos de idade; estendendo o período de internação a no máximo 8 (oito) anos.
* Dispõe sobre o contrato civil de união entre homeosexuais
* Proíbe a fabricação e comercialização de produtos de qualquer natureza, destinados ao público infantil, reproduzindo a forma de cigarro e similares.
* Dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e dá outras providências. Explicação: Institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil dos promotores de eventos recreativos, artísticos ou culturais por danos ao público.
* Condiciona a concessão de reajustes nas tarifas ou preços praticados pelas empresas prestadoras dos serviços públicos que especifica à prévia realização de audiência pública.
* Dispõe sobre a garantia de imediato atendimento médico, psicológico e social às vítimas de violência sexual.
* Obrigar o estabelecimento de ensino a divulgar a lista de material escolar quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula.
* Autoriza o enteado a adotar o nome de família do padrasto.
* Determina que as sessões extraordinárias sejam convocadas apenas para tratar de modificação no efetivo das Forças Armadas; declaração de guerra ou acordo de paz e paasagem de forças estrangeiras pelo território nacional.
* Autoriza a criação da Universidade Federal Rural de Rondônia.
* Institui o dia 8 de maio como o “Dia Nacional do Turismo” e confere a Alberto Santos Dumont o título de “Pai do Turismo Brasileiro”.

Tudo pode ser consultado em http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=528329&Limite=N
É bom frisar que, o Clodovil pensou em contrato civil de homossexuais, mas não era a favor da adoção de crianças pelos mesmos. Pena que o PL para diminuir para 250 deputados federais morreu com ele.

Anônimo disse...

Se tivesse algum candidato sério eu votaria!!

favourite category

...
test section describtion

Whatsapp Button works on Mobile Device only