segunda-feira, maio 10, 2010

Que relação existe entre Collor de Mello, o povo brasileiro e o peixe-palhaço?

Por Renato Vargens
Em 2003, os estúdios Walt Disney, lançaram no mercado cinematográfico o sucesso “Procurando Nemo”. A história é de um pequeno peixe-palhaço de nome Nemo que repentinamente fora seqüestrado do coral onde vivia, por um mergulhador que o levara a viver em um aquário na distante Sidney. Marlyn, pai do peixinho desaparecido, ao se dar conta do sumiço do seu filhote, inicia uma busca desesperada na expectativa de encontrá-lo. Em sua missão Marlyn vem a conhecer um peixe de nome Dory, que tinha por característica principal o esquecimento de fatos recentes. O conto se desenrola em aventuras mil até que no final, milagrosamente Nemo volta para casa.

O senador Fernando Collor (PTB) afirmou nesta segunda-feira (10), pela primeira vez, que é pré-candidato ao governo de Alagoas. "Eu sou pré-candidato a candidato do meu partido ao governo do Estado nas eleições de outubro", disse Collor, em entrevista ao programa "Cidadania", do radialista França Moura, da Rádio Jornal, que pertence ao ex-deputado federal e usineiro João Lyra.

Pois é, assim como Dory, esquecemos do confisco do nosso dinheiro feito pelo Collorido presidente, dos desvios do dinheiro público, da Casa da Dinda, do tesoureiro de campanha PC. Farias, dos jabás adquiridos em nome da República, dos crimes do colorinho branco além de muitos outros escândalos mais.

Caro leitor, o Brasil tem vivido nos últimos anos uma curva ascendente de escândalos onde políticos corruptos movidos por uma avassaladora ganância, se locupletam do dinheiro público enriquecendo desenvergonhadamente. As primeiras páginas dos nossos jornais têm estampado quase que diariamente escândalos políticos de primeira linha. Essa sucessão de escândalos, significativos em seu conjunto, ajuda a criar uma cultura de crescente desconfiança nos cidadãos, aos quais tem gerado consequências funestas e contraproducentes, bem como o descrédito da sociedade quanto a capacidade do poder público de fazer o bem comum.

Infelizmente o povo brasileiro como Dory, esquece rapidamente das falcatruas e roubalheiras promovidas pelos "gentis políticos", até porque, bastam dois ou três anos no máximo, para que através das urnas reconduzamos os que nos extorquíram de volta ao poder.

Será que existe cura para essa síndrome?

Pois é, enquanto ela não vem, sigo o meu caminho com a firme convicção:

Peixe, nós não somos, mas palhaço?

Renato Vargens

Filósofo Calvinista disse...

Prezado Renato:

Collor fez muita coisa errada? claro, ninguém duvida. Porém, na relação custo/benefício, seu governo foi um dos melhores até agora. Se hoje desfrutamos de uma certa estabilidade ecônômica, se temos carros compatíveis com o mercado mundial, se temos uma lei de biodiversidade avançada, é tudo devido ao governo do Collor de Melo. Penso que é um dos mais injustiçados homens desse país. Recentemente o Deputado Ciro Gomes, falando de Collor disse que se arrepende de ter participado ativamente do seu processo. Segundo ele, aquela conversa de "caras pintadas" na verdade foi um golpe de estado, igualmente, segundo ele, queriam fazer com o Lula. E depois, se houve corruptos e ladrões no governo Collor, depois do que aconteceu no governo Lula, eles, os mais perigosos do governo Collor, foram rebaixados ao status de "trombadinha". Em que governo houve mais escândalos e corrupções? Precisamos ler nas entrelinhas da história manipulada.
Tudo de bom! Convidu-o e a todos os seus leitores para passar em nosso blog e comendar as ultimas postagens:

www.filosofiacalvinista.blogspot.com

OH ! GLÓRIA. disse...

Acompanho todos os governos desde 1978, Falar bem do Collor é uma questão pessoal, mas para o pequeno não prestou não, trouxe frota nova para o páís ? sim, mas para os pequenos ? não, os escandalos estiveram expostos a mídia neste governo por não bloquearem a exposição, mas sempre existiu, digo e reafirmo, mesmo com suas deficiencias o governo atual foi o melhor para o pobre, volto a escrever aqui que não estou falando dos atos assitencialistas como: bolsa familia, bolsa isso, bolsa aquilo, pois sou contra essas ações sociais paternalistas, mas o poder de compra do pobre cresceu, o Brasil creceu um seu PIB, não há governo terreno perfeito.

Filósofo Calvinista disse...

Caríssimo:

Também concordo que o governo Lula foi um governo sem precedentes para a população mais carente. Também sou eleitor de Lula, votei nele nas suas duas candidaturas. Porém, não é justo malhar o governo Collor como se tivesse sido o pior de todos. Em corrupção não foi, certamente. O governo Lula está mil anos luz na frente. Esqueceu dos vários "mensalões"? Do Valerioduto? Uma coisa temos que reconhecer: Lula conseguiu governar tão bem por causa das sementes que o Collor Plantou. Confiscar o dinheiro foi umm "mal necessário", infelizmente. Mas só um neste país teria coragem para fazer isso: Collor. Em ultima análise, o governo Collor foi um melhor para a população mais carente também, numa análise a longo prazo. A curto prazo, claro, Lula vence. Lula continuou, com brilhantismo, o processo de reestruturação, mas ele já pegou a situação bem melhor. Será que ele teria coragem de fazer o que tinha que ser feito naquela ocasião? O governo Collor foi o melhor para o país como um todo. Isso só a história dirá. Mas, com essa história manipulada, tá complicado.

Leandro Teixeira disse...

Há filósofos por aí que seguem aquela máxima do Maluf: "eu roubo, mas faço". Então, tudo bem.

Que vergonha.

OH ! GLÓRIA. disse...

" Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão ? "

Filósofo Calvinista disse...

Meus caros,

Houve corrupção no governo Collor? Sabemos que houve. Em qual não há? No governo Lula? Estão de brincadeira comigo né?..rs.

Collor, não ficou com nenhum centavo da população brasileira, lembram? Tudo devolvido com juros e correções, como prometido.

Não sejam injustos. Teve muito erro, mas também houve grandes contribuições para o progresso do Brasil.

Tudo de bom!

Fabiane Agapito disse...

Desculpe-me filósofo calvinista mas discordo de sua opinião. Acho que o governo Collor abriu o país para a nefasta ideologia do neoliberalismo, dando o ponta-pé inicial e tendo o seu apogeu com o FHC e suas privatizações.

Fique na paz!!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only