quarta-feira, maio 05, 2010

A Copa do Mundo e o "orgulho" de ser brasileiro.

Por Renato Vargens

Nos meses de junho e julho deste ano, realizar-se-á a 19ª edição da Copa do Mundo de Futebol organizado pela FIFA.

Nelson Rodrigues costumava dizer que em época de Copa do Mundo, a pátria calça chuteiras. Na verdade, do Oiapoque ao Chuí, o país se veste de verde e amarelo movidos por um patriotismo ocasional cantando aos quatro cantos deste vasto território o orgulho de ser brasileiro.

Aliás, cara pálida, orgulho de que? Como bem afirmou Affonso Romano de Sant'Anna, eu tenho vergonha de ser brasileiro.

“Que vergonha, meu Deus! Ser brasileiro e estar crucificado num cruzeiro erguido num monte de corrupção. Antes nos matavam de porrada e choque nas celas da subversão. Agora nos matam de vergonha e fome exibindo estatísticas na mão. Estão zombando de mim. Não acredito. Debocham a viva voz e por escrito. É abrir jornal, lá vem desgosto. notícia é um vídeo-tapa no rosto. vez é mais difícil ser brasileiro.”

Caro leitor, confesso que as vezes tenho vergonha deste país promíscuo, onde o jeitinho é quem dita as regras. Tenho vergonha dos políticos safados que se locupletam do poder publico, enriquecendo suas contas bancárias lixando-se para as dores dos pobres e miseráveis. Tenho vergonha dos contrabandistas, dos cafetões e cafetinas de colarinho branco, dos que traficam influência, de assassinos, terroristas, corruptos de todos os tipos que transformaram esta nação em covil de salteadores.

O escritor Português Eça de Queiros já dizia em 1871 “Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada. Os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. Alguns agiotas felizes exploram. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente. O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo...

Bom, que bobagem isso não é verdade? Deixa isso para lá, estmos a 40 dias da Copa e o resto que se dane.

Renato Vargens
Joao disse...

Bem, talvez vá assistir um dos jogos da seleçåo brasileira, embora seja dificil conseguir ingresso para esse tipo de jogos, mas, como estou a umas 3 horas de carro, do recinto de Jogos, vou tentar adquirir um ingresso a maneira sul africana.Infelizmente, a maioria dos brasileiros, até crentes, quando chega essa fase, fazem loucuras que, se fizessem algo para Deus com tanta intensidade como o fazem com o futebol...........


JOAO MAPIE
MAPUTO-MOÇAMBIQUE
jmapie@hotmail.com

Clovis Cabalau disse...

Não tenho o que comentar. Apenas a "inveja" de não ter escrito esse texto. É exatamente o que eu penso, pastor. Disse tudo.

roberto lopes disse...

E além disso tudo ver um futebol de "arranjos " e resultados pré estabelecidos como vemos no campeonato carioca , Copa do Brasil e libertadores , ver uma seleção onde todos são jogadores de vitrine , quem luta aqui no cenário Brasileiro não tem chance , somente os fantoches da mídia e dos patrocinadores , que já jogaram e nem estão com essa bola toda , mas são os bonecos da FIFA ,estarão lá , é bem a cara do Brasil mesmo mais um engodo , visando somente grana e ainda querem trazer isso pra cá rsrsrsrrs
Isso é Brasil o País do futebol e do Besteirol
Cambio Final

Marcos disse...

Belissimo texto Pr.Renato !
Estou aqui no Canada e aqui se pode ver com clareza o real sentimento de orgulho de um povo com sua nacao. Nao estamos perto de nenhum evento esportivo, mas pode se ver bandeiras em todos os pontos publicos e a cada 10 casas ao menos uma tem uma bandeira em sua janela.
A diferenca eh que construiram um pais onde os direitos sao respeitados e o senso civico preservado.
Quao bom seria se no Brasil tivessemos esta organizacao, limpeza e educacao !!
Abracos !

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only