quinta-feira, abril 01, 2010

Dicas para construção de uma família feliz. Parte VII

Cuidado com o ciúme.
Por Renato Vargens

Existem maridos que sufocam suas esposas numa relação extremamente possessiva. Para eles, suas mulheres não possuem o direito de saírem com as amigas, irem a praia, cinema ou qualquer outro lugar que eles não estejam presentes. O simples fato de pensarem que suas esposas estarão em um ambiente em que eles não estejam, é mais do que suficiente para lhes despertar o ciúme.

Uma das principais características de uma pessoa ciumenta é a capacidade de criar situações fora da realidade. O ciumento enxerga "chifre" em cabeça de cavalo, imaginando desconfianças, suspeitas, incredulidades, além de desenvolver dúvidas profundas em relação a si mesmos, promovendo acusações, chantagens emocionais, sintomas de doenças físicas, ou até mesmo pensamentos de vingança .

Miguel de Cervantes costumava dizer que os ciumentos sempre olham para tudo com uma lente de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades. Pois é, maridos que agem desta formam sufocam suas esposas, além é claro, de contribuírem para o desgaste da relação conjugal.

Caro leitor, a Bíblia diz que “o amor não arde em ciúmes” (1 Coríntios 13:4). Isto posto, afirmo que toda relação possessiva é absolutamente prejudicial a saúde da família. Cabe portanto, aos maridos com tendências possessivas lutarem com todas as suas forças contra este tipo de comportamento, até porque, agindo assim demonstrarão para suas esposas o quanto de fato as amam.

Pense Nisso!

Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only