segunda-feira, março 08, 2010

O Pseudo-avivamento do movimento gospel.

Por Renato Vargens

Volta e meia eu recebo emails de pessoas dizendo que estão experimentando um avivamento em suas igrejas. Segundo estes, os sinais que confirmam o derramamento do Espírito Santo são sobrenaturais, como sapateado, profecias, revelações, dentes de ouro, e muito mais. Infelizmente em nome de uma espiritualidade saudável muitos têm cometido verdadeiras aberrações. Sei da história de gente que urinou nos quatros cantos da cidade, derramou de um helicóptero óleo ungido em uma favela do Rio de Janeiro, fez voto de nazireu raspando a cabeça, enterrou bíblias nos extremos do Brasil, além de cometer inúmeros atos de loucura espiritual.

No meu livro “ Cristianismo ao gosto do freguês” eu afirmo que experimentamos hoje um sério apagão teológico, onde os mais variados distúrbios doutrinários são observados. Unção do riso; unção do leão; unção apostólica; crentes de segunda classe; troca de anjo da guarda; arrebatamento ao 3º céu; festa dos sinais; night gospel song; sal grosso pra espantar mal olhado; maldições hereditárias; encostos; óleo ungido pra arrumar namorado; sessões do descarrego; “paipóstolos”, monarcas da fé, coronéis apostólicos, música para o diabo, atos proféticos descabidos e burrificados, dentre tantas outras coisas mais, tornaram-se infelizmente marcas negativas dessa geração que afirma que vivencia e experimenta um genuíno avivamento.

Diante do exposto pergunto: Qual o significado bíblico do termo Avivamento?

No Antigo Testamento:

O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". Porém, "avivar" não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma conseqüência natural em toda vez que Deus aviva. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.

No Novo Testamento:

Encontramos no Novo Testamento grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. São elas: 'egeíro, 'anastáso, 'anázoe e 'anakaínoo. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos (cf. 'anazopyréo em 2 Tm 1.6) ou uma planta que lança novos brotos e "floresce novamente" (cf. 'anaphállo em Fp 4.10). No Novo Testamento grego as palavras supracitadas aparecem, no contexto de avivamento, apenas sete vezes, embora a idéia básica de avivamento seja sugerida com mais freqüência. Uma possível explicação para o uso escasso dos termos, em comparação ao Antigo Testamento, é que o Novo cobre apenas uma geração, durante a qual a Igreja Cristã desfrutou, na maior parte do tempo, um grau incomum de vida espiritual.

II - O que não é avivamento bíblico:

1-Avivamento não é um programa agendado pela igreja.
2- Avivamento não é mudança doutrinária.
3- Avivamento não é mudança litúrgica.
6- Avivamento não é uma visão dicotomizada da vida.
7- Avivamento não é uma campanha de evangelização.
8- Avivamento não é a pregação de ênfases legalistas.
9- Avivamento não é a manipulação do poder de Deus através de sensacionalismo.
10- Avivamento não é a celebração de números extraordinários dos que entram pela porta da frente da Igreja.
11- Avivamento não é um modismo ou uma ênfase exagerada de um determinado tópico.
12- Avivamento não é colocar aquilo que chamamos de “sintologia” acima da Palavra de Deus.

Razões que impedem o surgimento de um genuíno Avivamento:

1- O esquecimento do lugar de oração.
2- A falta de intensidade e fervor na oração.
3-O relaxamento da leitura da Palavra de Deus.
4- Aquilo que denomino de pseudo-espiritualidade-maturidade que está relacionada na maioria das vezes a aquilo que o cristão tece quanto a sua estatura de fé.
5- O afastamento da comunhão dos Santos.
6- A consciente desobediência a Deus e a sua Palavra.
7- Dar lugar a carne e as suas paixões.
8- O conformismo com este século.
9- Negociar aquilo que não pode ser negociado.
10- Orgulho, independência e a soberba.
11- O Amor ao mundo e as coisas que há no mundo.
12- A falta de temor a Deus.
13- O desconhecimento de um Deus extremamente poderoso que operou, opera e continuará a operar poderosamente na história dos homens.

Definindo Avivamento:

1- Avivamento é fruto exclusivo da ação do Espírito Santo na vida gente.
2- Avivamento é o arrependimento que não gera legalismo.
3- Avivamento é refrigério no Senhor.
4- Avivamento é o Espírito Santo enchendo um corpo preste a tornar-se um cadáver.
5- Avivamento é o antídoto para a apostasia.
6- Avivamento é fruto de oração, suor e lágrimas. Avivamento é o arrependimento que nos leva a reforma.
7- Avivamento é pentecostes e não pentecostalismo

O famoso pregador Charlles Spurgeon costumava dizer:

"Necessitamos urgentemente de um avivamento da devoção pessoal. Este é, sem dúvida, o segredo do progresso da igreja. Se os crentes perdem a sua firmeza, a igreja é arremessada de um lado para o outro. Quando eles permanecem firmes na fé, a igreja continua fiel ao seu Senhor. O futuro da igreja, nas mãos de Deus, depende de pessoas que na realidade são espirituais e piedosas. Oh! que o Senhor levante mais homens genuinamente piedosos, vivificados pelo Espírito Santo, consagrados ao Senhor e santificados pela verdade! Irmãos, cada um de nós precisa viver, para que a igreja continue viva. Temos de viver para Deus, se desejamos ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos. Homens consagrados tornam-se o sal da sociedade e os salvadores da raça humana."

Além disso, Spurgeon ansiava pelo avivamento de antigas doutrinas:

"Queremos um avivamento das antigas doutrinas. Não conhecemos uma doutrina bíblica que, no presente, não tenha sido cuidadosamente prejudicada por aqueles que deveriam defendê-la. Há muitas doutrinas preciosas às nossas almas que têm sido negadas por aqueles cujo ofício é proclamá-las. Para mim é evidente que necessitamos de um avivamento da antiga pregação do evangelho, tal como a de Whitefield e de Wesley. As Escrituras têm de se tornar o infalível alicerce de todo o ensino da igreja; a queda, a redenção e a regeneração dos homens precisam ser apresentadas em termos inconfundíveis."

Renato Vargens
Gloecir Bianco disse...

Pr. Renato, parabéns por mais um "post" extremamente equilibrado e por não deixar de combrater as sandices deste cristianismo barato que encontramos à venda em cada esquina. Concordo com todos os seus argumentos e ressalto ainda que o esquecimento do AMOR a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, foi uma fórmula dada pelo próprio Jesus para que vivêssemos em paz nesta terra e certamente um "avivamento" tomaria conta não apenas de nossos corações mas o de todos os que nos rodeiam.

Um grande abraço nEle,

Gloecir Bianco

augusto elias disse...

Isso é fantástico!: "As escrituras têm de se tornar o infalível alicerce de todo o ensinamento da igreja;a queda,a redenção e a regeneração dos homens precisam ser apresentados em termos inconfundíveis".
Uma outra coisa importantíssima é a reflexão em cima do item II(trata do que não é avivamento), acredito que todos devam refletir.Estão criando doutrinas de ensinamentos bíblicos por aí "a torto e a balde",que inclusive,se expondo ao rídiculo,uma vez que Deus,em sua infinita misericórdia,não nos deixou nenhum ensinamento que nos levasse a comportamentos com performance duvidosa de galo ou galinha,na verdade não me lembro quem é que vai canatar de galo ou de galinha,só sei de uma coisa:pra mim,tudo que é contrário aos ensinamentos que Deus nos deixou não provém Dele.

Unknown disse...

Não se pode criticar movimentos pentecostais e mover do Espirito Santo , como sendo todos, fora do contexto ... mover do Espirito Santo, é sim evidência do poder de Deus derramado sobre a igreja e a pessoa. Nao sente quem é "travado".

Mas Claro que, avivamento traz mudança de vida ...total e completa. O que eu tenho visto graças a Deus em muitos ministérios, nao apenas o que eu faço parte.

No meu blog, postei esses videos falando sobre avivamento em paises do mundo. Vejam:

1 - http://miqueiascastreze.spaces.live.com/blog/cns!80AD0A01DCC402BC!1675.entry
2 - http://miqueiascastreze.spaces.live.com/blog/cns!80AD0A01DCC402BC!1674.entry

A paz.

Miquéias Castreze
E-mail miqueiascastreze@yahoo.com.br
MSN miqueiascastreze@hotmail.com
GTALK miqueiascastreze@gmail.com
SKYPE miqueias.castreze

RADIO TERRA FÉRTIL disse...

Agradeço a Deus Pastor Renato Vargens por ainda existirem homens como o senhor que verdadeira podem ser chamados de Homens de Deus refletida na qualidade dos seus Frutos como o artigo acima. Toda a Gloria ao Senhor!

OH ! GLÓRIA. disse...

Parece sessão espirita, muitos em transe, confusão e culto ao mesmo tempo, não há racionalidade, mas precisamos de cultos com ordem como vemos em 1 cor 14:26 ao 40, porém estas igrejas que usam barulho para atrair alcançam seus objetivos porque o ser humano quer isso, ver fenomenos pelos olhos carnais.
O SENHOR merece respeito.
Avivamento já, em espirito e verdade.

Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Pr. Renato Vargens,

A Paz do Senhor,

Louvo a Deus pela sua vida e ministério!
Seu artigo é equilibrado, pertinente e necessário em dias de tantas confusões no meio da igreja.

Que o Eterno continue te conduzindo a edificar o povo de Deus com artigos como este e outros aqui postados.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Walter Filho disse...

Realmente a igreja(igreja?) hodierna está passando por um momento moribundo.E através das escrituras podemos ouvir a voz de Cristo dizendo: "Vem para fora!". No nosso dia a dia vemos pessoas "colocando palavras na boca dos outros", nas igrejas(igrejas?)isso não está sendo diferente. Estão atribuindo uma série de aberrações ao Espírito Santo que de nada coadunam com a sã doutrina. O "experiencialismo" está em voga. Que o Senhor faça tornar a viver a fé genuina e realmente pentecostal. Avivamento genuíno já!

Em Cristo,
Walter Filho

Filipe Bento disse...

Falta fé! Avivamento genuíno ocorre quando há ortodoxia morta (prefiro dizer apagada). Como não aguentam a pressão do tempo, recorrem aos meios humanos para produção de um falso avivamento através de emocionalismo ou pregações positivistas e motivacionais, muitas vezes até utilizando alguns textos fora do contexto e a música com péssima teologia. O resultado? O show de horrores que temos visto! Precisamos urgente de uma nova reforma, por isso comecemos com nossa devoção pessoal..

Julio César disse...

Oi Pr Renato tudo Bem?
Desculpe, é que eu to com uma renca de blogs abertos.rsrs

Meu nome é Júlio César, tenho 22 anos e começo a cursar história a partir do 2º semestre desse ano. Fui da Rena$cer durante 5 anos da minha vida, até que após varias suspeitas de deturpação da palavra comecei a buscar blogs e ministraçoes voltadas para um evangelho puro e simples. O resultado pra mim foi bom, mas na renascer nao foi. Pois fui expulso de lá, por questionar e ir contra esses ensinamentos de ganancia de estevam hernandes. No final do ano passado fui a um protesto o qual penso que vc ja deve ter visto o video.
E gostaria que se fosse possivel divulgasse em seu blog o texto comentando sobre o protesto.
Comecei meu Blog a poucos meses.
www.oproponente.blogspot.com
e fiz um video falando sobre o que penso hoje de E$tevam hernandes
http://www.youtube.com/watch?v=A30RVn6T7Zs

quando puder me responde. Um abraço e me add no MSN
julioalves88@hotmail.com

Pr. Marcos Serafim disse...

Caro Pr. Renato Vargens;

Tenho lido nestes ultimos dias suas postagens ,suas escritas são sempre feita com muita sabedoria e equilibrio.
Por isso venho parabenizá-lo pelas suas escritas , que Deus possa abencoar-te mais e mais.

Pelos laços do Calvario que nos une

Marcos Serafim Silva

Unknown disse...

pr. renato vargens, parabens pela postagem maravilhosa, que o Senhor Jesus continue te iluminando.
frankbragajrna.blogspot.com

ESTUDANTES DE HISTÓRIA disse...

Que mensagem maravilhosa...concordo com o senhor em gênero, grau e número!
Graça e Paz

Anônimo disse...

Pr. Renato,

Escrevi sobre este falso avivamente, em meu texto, o apresentei como uma lenda:

http://porele.wordpress.com/2010/04/03/duas-lendas-brasileiras/

nEle

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only