sexta-feira, fevereiro 05, 2010

É lícito o pastor tirar férias?

Por Renato Vargens

Absurdo! É exatamente isso que alguns irmãos dizem ao saber que o seu pastor vai entrar de férias. Para estes, o ministro do evangelho não possui o direito de descansar, afinal de contas ele é pastor, e como pastor tem que se dedicar full time a obra de Deus. O que talvez estas pessoas desconheçam é o que o pastor possui as mesmas necessidades de uma pessoa qualquer, e como tal, tem o direito de separar tempo para dedicar-se ao descanso e a família.

A igreja que investe no seu pastor incentivando-lhe a gozar férias é a primeira ser beneficiada por isso. Quando isso não ocorre, as consequências são extremamente negativas, até porque, em virtude do desgaste do ministério, o rendimento pastoral não é o mesmo.

É claro que existem pastores que não possuem essa visão e que por se acharem especiais assumiram publicamente o perfil de "Salvador da pátria" tentando absorver para si todas as atividades e demandas da igreja. Tais líderes, devido a sua insegurança ministerial centralizaram o poder em si mesmo não se permitindo em momento algum ausentar-se da igreja. Por outro lado, existem igrejas que se satisfazem com o estilo super-heroi do pastor esperando que ele seja incansável e que trabalhe ativamente jogando em todas as posições, batendo escanteio e fazendo gol de cabeça.

Uma outra razão pela qual a Igreja deixa de fazer este investimento, é por que vivemos dias em que o pastor é mais um "executivo de empresa" do que pastor. A Igreja deixou de ser organismo para ser organização, queira ou não, o pastor tem que dar conta do recado, tem que apresentar resultados, do contrário, ele não é bom pastor, seu ministério é queimado, taxado, e lá se vai mais um frustrado, daí a razão do seu esforço sobre humano, a fim corresponder às expectativas.

As férias pastorais são motivos de bênçãos para o ministro e para a igreja. Para o pastor, que tem a oportunidade de renovar as suas baterias, além obviamente de investir INTEGRALMENTE na sua relação familiar. E para a igreja, que ao receber o pastor de volta o tem com gás novo pronto para um novo ano que se inicia.

Igrejas que incentivam os seus pastores a gozar de férias demonstram amor e consideração por aquele que com dedicação e esmero tem se doado a favor do reino.

Pense nisso!

Renato Vargens
Unknown disse...

Poxa, é porque eu estou de férias se não comentaria este tópico.. (rs)
Pr. Fabiano Alvarenga

Anônimo disse...

Pr. Renato V,

Creio que o servo de Deus precisa de um tempo para ele mesmo e sua família.

Sou a favor!

Um forte abraço,

Marcos Sampaio


PERMITA-ME:

Faca-nos uma visita: http://www.blogfereformada.com

André Sanchez disse...

Renato, concordo plenamente com você. Aqui na igreja, nós do conselho, fazemos questão de que o pastor tire suas férias e refaça suas energias, afinal ele é gente como a gente.

André Sanchez
www.esbocandoideias.com

extremosulgospel@gmail.com disse...

Graça e Paz!

Concordo plenamente com a idéia das férias para o pastor, na igreja que eu congrego a PIBATEF, o nosso pastor está de férias, tem um lado ruim, os irmãos parecem que ficaram de férias também,mas Graças a Deus ele está voltando no dia 12 e tudo voltará ao normal.
Os pastores precisam sim de férias.

Parabéns pelo post

Em Cristo

José Ailton
www.extremosulgospel.com.br

P.S peço permissão para postar em nosso site.

renato vargens disse...

Prezado José Ailton,

Fique a vontade! Pode publicar.

Abraços,

Pr. Renato Vargens

extremosulgospel@gmail.com disse...

Graça e Paz Pastor

Já estarei postando e agradeço a Deus por tua vida,que deus continue te abençoando ricamente.

Em Cristo

José Ailton

extremosulgospel@gmail.com disse...

Graça e Paz pastor!

Agradeço ao pastor por ter autorizado,saiba que esta obra não é nossa é do Nosso Senhor Jesus Cristo, a Ele toda Glória e Honra.

Em Cristo

José Ailton

Anônimo disse...

Olá Pr Renato,

A paz do Senhor Jesus Cristo!!

Estou precisando de sua ajuda nesse tópico sobre Ferias pastorais!!

Ouvi em uma radio exatamente o que o senhor fala no seu blog o que as outras pessoas falam de que isso é um absurdo.

" O Pastor está de ferias, isso é um absurdo".

Eu concordo com o senhor plenamente que os pastores devem sim tirar ferias para renovar o gás e aproximar-se mais da familia que está tão perto mais pelo seu trabalho como pastor estar se dedicando a obra acaba não dando tanta atenção a sua própria familia.

O que eu gostaria de saber e entender o por que as pessoas falam tanto de que isso é um absurdo e se tem na Bíblia um embasamento para explicar isso a uma pessoa que não concorda com ferias do pastor e que fala que isso é um absurdo.

Fique na paz do nosso senhor Jesus e espero ansioso por uma resposta sua.

Mauricio Maciel
Campos / RJ.

augusto elias disse...

Precisa descançar sim.É no momento em que nos recolhemos para descançar é que Deus pode trazer coisas novas na mente também.

renato vargens disse...

Marcos,

O problema das pessoas é a ignorância.

Pastores não são super-homens, precisam de descanso como qualquer outra pessoa. Trata-los de forma diferente é no mínimo desrespeitoso. A Bíblia é cheia de exemplos onde o senhor convida o seu povo é desfrutar do descanso. O ministério pastoral exige muito do pastor, o que torna inevitável momentos de refrigério mediante as férias.

Abraços,

Renato Vargens

MARIO HERMES disse...

Pastor, só para variar bastante pertinente! em abril o Pr. Oliver estará saindo de Férias e eu sugeri que no boletim da última semana de março fosse publicado esse artigo no boletim semanal da Igreja... gostaria de sua autorização para tal e para reproduzir esse post no Blog da Igreja: IBBarreto.blogspot.com
Mario Hermes

Gilbert Raposo disse...

Todos precisam de recarregar as baterias, sair um pouco da rotina, curtir sua familia, verificar como está seu organismo indo a um médico, ir ao circo, cinema, clube, etc, vivam seus momentos de humanos Srs. pastores, namorem suas esposas, tomem sorvete, etc...
em suma tirem férias.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

renato vargens disse...

Mário,

Pode publicar no boletim sim.

Abraços,

Pr. Renato Vargens

jonas disse...

Caro Pastor.

Penso que somente pessoas mesquinhas são contrárias ao descanso anual do pastor.

xxx disse...

Olá Pastor, goitei do que li e por isso já sou um seguidor seu. Parabéns. Deus continue lhe usando. Um abraço. Ev. Gibton Pereira.

Uscia disse...

É...
Tem gente que acha que pastor é super-herói.
Merecem férias como qualquer pessoa!

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Renato,

Excelente abordagem. Pastor também é gente, é ser humano, sente a pressão do dia-a-dia. Infelizmente, a igreja pensa que o pastor é um santo, sem família e sem descanso.

Abraços!

jose ricardo disse...

tu fases como os outros nao postas os comentarios verdadeiros que jesus mandou escrever ele prprio no seu tempo advertiu os apostolos 15 veses para os maus pastores que querem comer a lã das ovelhas visitar a rica e abandonar a pobre jesus foi pastor dos pobre nao dos ricos nicodemos disse:a jesus sr nesse caso vou restituir tudo o que roubei em tripulo..portanto leiam eziquiel e jeremias que Deus alerta para maus comportamentos dos pastores que querem ser ricos á custa do evangelho paulo nunca fes isso e deixou um exemplo para seguirem mas nenhum o quer fazer...

Anônimo disse...

Cresci numa aldeia onde existiam pastores no verdadeiro sentido da palavra. Nunca vi aqueles homens terem os privilégios dos restantes aldeões porque o compromisso deles era para com o seu rebanho. Pastor não é um emprego mas sim um chamado. Gostaria de colocar aqui uma questão se me permitem. Se o pastor não tiver ordenado será que tiraria férias? se Pastor não tiver ordenado será que teriamos metade dos pastores neste planeta?. David era pastor mas porque ele amava as suas ovelhas ao ponto de nunca tirar férias pelo contrário nunca estava presente até para os eventos familiares por isso ele não estava quando Samuel o foi consagrar. Mas Deus conhecia seu coração e o tornou rei. Um pastor foi separado para a obra de Deus pena é que muitos façam a obra de Deus com padrões humanos. Peço a Deus que no dia do arrebatamento Ele não encontre ninguém de férias

Anônimo disse...

sem descanço jesus não descançou quem quer segui-lo faça o mesmo

Eduardo Kusma disse...

sem descanço jesus não descançou quem quer segui-lo faça o mesmo

Aonde tá isso na Bíblia???

DEUS estabeleceu o sábado mais como um dia de descanso do que um dia de obrigações religiosas...

ELE bem sabe que precisamos de um tempo para descanso isso não quer dizer perda da comunhão, ou relaxo para com SUA obra, esta sim não deve parar, mas não quer dizer que somente um homem deve fazer todo o trabalho sozinho o tempo todo...

Unknown disse...

EU ACHO QUE PASTOR DEVE TIRAR FERIAS SIM POREM ELE É COMO UM MEDICO QUE A QUALQUER MOMENTO VOLTA. SE DISSERMOS QUE ELE ASSIMA DE TUDO E UM SER HUMANO E TEM QUE TER UM DESCANSO. NO CASO EU ENTENDO QUE O PASTOR TEM FAMILIA A MAIORIA NAO MORA NO LUGAR ONDE OS PROPRIOS PAIS DO PASTOR E OUTROS FAMILIARES MORAM E PRECISAM DEDICAR-SE A FAMILIA TB

Unknown disse...

Depende,antigamente ser pastor era dom,missão ,como agora virou profissão,com certeza devem tiram,com direito á um terço do salario .

Carminha de Almeida disse...

Pr. tb é ser humano, tem problemas..se cansa... leva problemas dos outros sob suas costas. Ele tem sim direito de tirar suas merecidas férias com sua família. Ele não é máquina é gente!!

Unknown disse...

Completamente de acordo pr. Renato. Peço permissão para citar parte de seu post em meu blog. Abraços...

Unknown disse...

Por que quem é contra posta como anônimo? rs

Boa Pastor Renato.

Joversi disse...

Fala sério, colega... ri demais do seu comentário, só não ri mais, pq estou de folga! Brincadeira, terminando a mensagem do culto em 3, 2, 1...

Wellington disse...

Pastor a paz , tira uma dúvida pra mim , quando agente entra pra igreja agente devemos parar de sair com a família , parar de jogar bola , parar de ir PRa uma praia ? As vezes não entendo muito isso , pois eu trabalho de segunda a sábado ate tarde e saiu do ttablho e vou direto pra igreja e não tenho muito tempo pra mim , e as coisas vezes sou proibido de tirar um domingo com a família ou pra fazer outras coisas , oq fazer em relação a isso ..

renato vargens disse...

Respondendo ao desconhecido acima:

"entrar" para a Igreja não implica jamais em perder a família e deixar de desfrutar de lazer com ela.

Abraços,

P.S: Pastor algum possui autoridade bíblica para proibir o crente de dedicar-se a momentos de lazer com sua família.

Pr. Renato Vargens

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only