segunda-feira, novembro 30, 2009

Manifesto público contra os pastores-políticos evangélicos.

Por Renato Vargens

Prezados pastores-políticos evangélicos,

Bastam as eleições se aproximarem, que se torna absolutamente comum vocês aparecerem em nossas igrejas afirmando que receberam um chamado especial da parte de Deus para se candidatar a algum cargo publico. Entretanto, a história recente do Brasil nos mostra que a chegada de políticos evangélicos a cargos públicos não têm feito diferença na ética política do país, isto porque, o universo político evangélico não constitui, uma referência ética à sociedade brasileira. Basta ver que, nos últimos anos, o envolvimento da maioria dos evangélicos com a política produziu mais males do que benefícios.

Prezados senhores, sem a menor sombra de dúvidas o último escândalo envolvendo "evangélicos" em Brasilia, aponta o momento nevrálgico que vivemos.

Lembro que certa feita enquanto oficializava uma cerimônia fúnebre, um de vocês solicitou-me uma pequena oportunidade para que publicamente pudesse demonstrar sua solidariedade a família enlutada, além obviamente de falar de sua candidatura à Câmara Municipal da Cidade. Fato que obviamente não permiti.

Pois é, em época de eleição é comum receber a solicitação de alguns de vocês os quais em nome de “Deus”, advogam a crença de que o Todo-poderoso os convocou a uma missão hercúlea, a qual somente vocês conseguirão viabilizar.

Caro pastor-político evangélico preciso lhe falar uma coisa: Eu não acredito em messianismos utópicos, nem tampouco em pastores especiais, que trocaram o santo privilégio de ser pregador do Evangelho Eterno por um cargo público qualquer. Aqueles que me conhecem sabem que não advogo a idéia que comumente tem tomado conta de parte dos evangélicos nos dias de hoje. Não creio na manipulação religiosa em nome de Deus, não creio num messianismo onde a utopia de um mundo perfeito se constrói a partir do momento em que crentes são eleitos, não creio na venda casada de votos, nem tampouco no toma-lá-dá-cá onde eleitores são trocados por benesses de politicos.

Isto posto afirmo categoricamente que repudio veementemente suas atitudes, seu fisiologismo além obviamente da safadeza que lhes é comum.

Atenciosamente,

Renato Vargens
Kalil Rock Bentes disse...

Caro Renato,

ótimo manifesto; conseguiste a proeza de expressar a opinião de muitos que como nós não têm hamburguer de McDonalds na caixola; é impressionante a ousadia destes verdadeiros sanguessugas; meu voto é meu sagrado direito à escolha!

Obrigado por se manisfestar; já te "retwittei"!!! Grande abraço!

http://kalilbentes.blogspót.com

Unknown disse...

Se o chamado "povo de Deus" não fosse tão analfabeto politicamente, como é, certamente estas bizarrices não aconteceriam. Que Deus nos perdoe por isso também!

Pr. Luiz Fernando disse...

Prezado colega Pr. Renato,
Parabéns. Sua fala traduz exatamente o que um percentual dos cristãos protestantes acredita.
Em Cristo

Unknown disse...

É quase impossivel que um pastor que se meta na politica, por mais honesto que seja, nåo acabe caindo na corrupçåo, que é um dos pratos mais fortes da politica.



JOAO MAPIE
MAPUTO-MOÇAMBIQUE

Regina Farias disse...

A que ponto chega o cinismo da raça humana!

O indivíduo não perde a oportunidade nem em enterro?!

Isso mostra que não há limites para uma imaginação distorcida.

Fica registrado meu repúdio também!

Regina Farias disse...

Pastor,
Só pra complementar...
Quando eu era criança e meu pai secretário de educação na minha cidade de nascença (Araripina-PE, sertão do Araripe)ele recebeu inúmeros convites de gente dos dois segmentos políticos à época para fazer carreira política e ele sempre recusava, dizendo sempre em casa que a política corrompe a pessoa. Eu era muito menina e não entendia bem aquilo, mas ficou tatuado em meu peito e corre nas minhas veias o legado de um homem ÉTICO que nunca se dobrou ao fascínio do poder político.
E ele era um simples cristão católico...

Filipe Degani disse...

Apoio totalmente...
mais um exemplo aí...veja esta entrevista: http://www.luzdasnacoes.com/abrirnoticia.php?subaction=showfull&id=1258989805&archive=&start_from=&ucat=2&

augusto elias disse...

Todos,de uma forma geral, entram no sistema,digos os evangélicos deputados,os evangélicos vereadores,os evangélicos prefeitos,secretários e etc,ou se dizem evangélicos,porque não conheço nenhum,até que me prove, que seja honesto, na verdade não são coizíssima nenhuma evangélicos.Dentro do sistema são falsos , mentirosos,fofoqueiros,sínicos,enganadores,articuladores para o mal e pelo mal.Todos tem o currículum que o diabo gosta para ocupar as repartições públicas do inferno e com toda certeza, não se arrependendo ,irão sambar na frigideira!!!!!

Daniel Fernando Ribeiro César disse...

Renato eu quero que me responda o que voce vai fazer quando a LEI DA HOMOFOBIA for aprovada, porque não teremos mais homens de Deus lá. Ou o que vai acontecer, quando a LEI QUE PROIBE os evangelhos de ter programa na TV sair, o que vai ser. Eu acho ótimo escanda-los, mande os ladrões e corruptos evangélicos sumir, não votem neles nunca mais. Agora fazer campanha contra políticos-evangélicos, é imaturidade demais. Precisamos sim de alguém para nos representar, que seja digno. Será que você não conhece PELO MENOS UM HOMEM DE DEUS QUE SEJA DIGNO. É preciso estar lá no governo, estar atento, que sonho um dia um PRESIDENTE DO BRASIL aparecer lá no horário nobre, no horário presidencial e levantar sua voz e saudar todo o Brasil com A PAZ DO SENHOR. E que seja honesto.

Me diga prefere um BÊBADO, ALCÓOLATRA, como o nosso atual presidente?

Até mais.
Daniel Fernando Ribeiro César
www.unidosnafe.com.br

Veja o vídeo no meu site O EVANGELHO E A POLÍTICA certamente poderá amadurecer...

renato vargens disse...

Prezado Daniel,

Talvez vc não tenha entendido o que escrevi. Como falei eu não acredito em messianismos utópicos, nem tampouco em pastores especiais, que trocaram o santo privilégio de ser pregador do evangelho eterno por um cargo público qualquer. Não estou com isso afirmando de que o crente em Jesus não pode jamais concorrer a um cargo público. Tenho convicção de que existem pessoas vocacionadas ao serviço público, as quais devem se dedicar com todo esmero a esta missão. No entanto, acredito que o fator preponderante a candidatura a um cargo qualquer, deve ser motivada pelo desejo de servir o povo e a nação, jamais fazendo do nome de Deus catapulta para sua projeção pessoal. Agora, se mesmo assim o pastor desejar candidatar-se, que deixe o pastorado, que não misture o santo ministério com o serviço público, que não barganhe a fé, nem tampouco confunda as ovelhas de Cristo com o gado marcado para o abate. Que não comercialize aqueles que o Senhor os confiou, nem tampouco se locuplete do nome de Deus a fim de atingir seus planos e objetivos.
Encerro esta argumentação lembrando do pastor Billy Graham que ao receber o convite para concorrer à presidência da República dos Estados Unidos da América, recusou dizendo: “Por acaso eu trocaria o Santo Ministério da Palavra de Deus por um cargo tão insignificante?”

Abraços,

Pr. Renato Vargens

Daniel Fernando Ribeiro César disse...

Você é lider RENATO, esta tua mensagem, já está em vários sites... Tua resposta é boa ficou bem melhor.

Unknown disse...

Pr. Renato,

Gostei do texto, realmente não devemos misturar Púpito com política, estive na Argentina e lá é possivel casamento entre o mesmo sexo e no Uruguay é possivel fumar maconha nas ruas tranquilamente. Há uma necessidade de Cristãos Evangélicos na Política para o Brasil não se tornar como Europa e como alguns paises do mercosul, mas fico me perguntando nos EUA a maioria é protestante (invadem outros paises) e la é um caos, na Alemanha a maioria era protestante na Segunda Guerra e foi um caos para todo o mundo. Talvez um Presidente evangélico (sendo doulos)faria a diferença.
Abraços
Daniel Leme
http://ibgjovens.blogspot.com/

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only