Você já soube quem caiu?

Por Renato Vargens
É possível que ao ler titulo deste artigo, você tenha sido instigado a saber quem foi a pessoa que caiu em pecado. Na verdade, o fato de desejar ler esta matéria talvez esteja relacionado ao desejo de saber algo que ninguém sabe. Isto porque, à vontade em descobrir os dramas, quedas e dilemas das pessoas através das fofocas é algo inerente há natureza humana.

Segundo um estudo elaborado pela empresa de segurança McAfee os sites de fofoca são mais populares que os pornográficos.

Fofocar é desqualificar a vida alheia. Por favor, pare e pense: O que lhe é acrescentado através da fofoca? Para que falar aos quatro cantos que fulano é murmurador, que beltrano está endividado, que sicrana é invejosa ou que o irmão fulano de tal caiu? Ora, meu amigo, afirmo categoricamente que fofocar além de ser um grande desperdício de tempo, não contribui em nada para nosso bem-estar mental e espiritual, principalmente se o conteúdo da fofoca comprometer a vida pessoal, familiar e profissional da vítima.

Há pouco alguém me procurou com uma grande bomba dizendo: Pr. Renato você já soube da última do meio gospel? Soube quem caiu? Naquele instante fiquei incomodado com o prazer do irmão em espalhar a quantos pudesse a derrota de alguém. O fato em questão me fez lembrar a história das três peneiras:

"Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém!
Você não imagina o que me contaram a respeito de...Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?- Peneiras? Que peneiras?

- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE.

O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.V

Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

- Não, Sócrates.. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.

E Sócrates sorrindo concluiu:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!
Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:

Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas."


E você tem vocação para fofoqueiro?

Pense nisso!

Renato Vargens

9 comentários:

Não só costuma da umas escorregadelas com faço questão de postar em meu blog. E não estou ak dizendo ser a mas honesta cidadã do mundo. Apenas tenho pavor dos crentes sherlocks, eles são um terrorismo então antes que me achem me entrego. rsrss a paz

22 de outubro de 2009 04:18 comment-delete

A natureza humana é falivel e má, vejo isso em minhas crianças na aula de Judô que ministro, quando uma delas faz alguma coisa diferente, logo aparece um dedinho para apontar o erro da outra, e eu digo-lhes que fofoca já é feio para mulher e que para homem então pior é, mas não tem jeito não, poucos são os que vibram com o sucesso do outro, poucos são os que estendem a mão para quem tropeçou, poucos dão uma palavra de insentivo, muitos põem palavras docês em seus lábios mas seus corações fervem de amargura.
ainda bem que o SENHOR é misericordioso e conhece nossa estrutura.
Obrigado, DEUS.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

Gilbert Raposo
22 de outubro de 2009 11:09 comment-delete

Pastor
Todos os textos que o senhor escreveu foram ricos em informações combinado com inteligência , mas o "VOCÊ JÁ SOUBE QUEM CAIU ?" foi maravilhoso!!Uma coisa que eu não gosto é falar da vida alheia.Bom , eu sou Augusto e não Augustus rs..A fofoca gera felicidade para os que não estão em Cristo,essa é a grande verdade,isso com a desgaraça das pessoas que caíram,isso não é de Deus, até porque Jesus não teve o comportamento de um falador da vida alheia.São irmãos que não tem amor para com o próximo,pois o maior mandamento que Jesus nos deixou foi amar o próximo com a si mesmo.Não suporto isso,detesto,odeio fofoca,não gosto!!!!!É preciso falar mais sobre isso e principalmente para aqueles que PENSAM QUE ANDAM NA LUZ E FAZENDO O BEM PARA O IRMÃO!!A MAIORIA ESTÃO ERRADOS E PARA OCULTAR OU TENTAR OCULTAR OS PRÓPIOS ERROS,ATÉ PORQUE DE DEUS NÃO PODE ESCONDER AS FALAHAS ,OPTAM PARA FALAR DO PRÓXIMO,raça de víboras!!!

22 de outubro de 2009 15:05 comment-delete

Querido irmão,

Parabéns pelo belíssimo texto e pelo blog, como sempre, muito abençoador. Forte abraço.

alexmaltta.blogspot.com
Evangelho da Graça

22 de outubro de 2009 16:04 comment-delete

Hum...desculpe...mas vou fofocar em meu blog esse post...rsrs

Quando adolescente, achei que um dia iam me esquecer...quando jovem, continuaram...agora casada e com filhos...as línguas estão por aí..perseguindo-os...

Meu Deus!
Esse mal não acaba nunca.
Parece que não lêm o livro de Tiago.
Parece que quando odiamos fofoca...aí que o diabo fica furioso nessa área, contra nossas vidas!
Abraço e Deus te abençoe!!!

23 de outubro de 2009 11:19 comment-delete

É prazeroso ler um post tão edificante como este!

Shaloom!

15 de abril de 2010 13:09 comment-delete

Ótimo post,a fofoca só traz divisão para o meio da Igreja de Cristo,isso não presta,isso é uma praga,e Deus detesta divisão,no tempo de Moisés,alguns camaradas rebeldes queriam com suas rebeldias,dividir o povo de DEUS,contra Moisés,esses foram:Corá,Datã e Abirão,o final dessa rebeldia e início de divisão,muitos sabem o que aconteceu,mas para quem não sabe,esses três rebeldes,foram engolidos vivos pela terra abaixo de seus pés,só para mostrar o quanto o Senhor abomina a fofoca,isso traz muita divisão,e como traz.

19 de dezembro de 2010 01:52 comment-delete

Ótimo comentário , infelizmente pessoas procuram falar o que não edifica e esquece de falar dentro da palavra ou o pior fica com meia história , pra mim atitude de fofoqueiro sem coragem o que é pior ainda , se eu não preciso saber , não me conte e nõ fique com uma ou meia fofoca

17 de janeiro de 2012 11:22 comment-delete

Ah se todos pudessem ver como é o demônio da maledicência....
ele tem o semblante de uma pessoa legal, amigável mas como é irritante.
E não sai fácil não pois o povo dá brecha demais.
Shalom

17 de janeiro de 2012 11:34 comment-delete