sexta-feira, outubro 02, 2009

Rio 2016, uma palavra aos "do contra"

Por Renato Vargens

O escritor Mauricio de Souza, criador da Turma da Monica, tem um personagem interessantíssimo chamado “do Contra”. Do contra é um menino que como o diz o nome discorda de tudo e todos. Em cada historinha, o prazer do pequenino é opor-se as idéias de seus companheiros frustrando assim suas vontades e desejos.

Hoje o Rio de Janeiro conquistou o fato inédito de sediar as Olimpíadas de 2016, levando milhões de pessoas em todo Brasil a comemorar este importantíssimo evento para a toda América do Sul. Entretanto, como não poderia deixar de ser, inúmeras pessoas encheram o Twitter e seus blogs pessoais manifestando a sua insatisfação com o resultado de Copenhague. Para estes, o país não deveria sediar os jogos olímpicos visto possuir em sua sede olímpica tão sérios problemas sociais.

É obvio que não podemos tapar o sol com peneira, até porque, o Rio de Janeiro possui problemas seriíssimos em todos os aspectos, no entanto, é inevitável que entendamos que a realização dos jogos olímpicos em 2016, contribuirá em muito para o desenvolvimento social e econômico de todo país.

Como dizia Nelson Rodrigues a unanimidade é burra, e graças a Deus pela democracia que nos permite expor manifestações diferentes, contudo, o que não dá para fazer é torcer contra o sucesso dos jogos. A partir de agora, o poder público e a sociedade civil devem se unir no intuito de construir um futuro descente onde honestidade, competência, transparência se façam presentes.

Milhões de Reais serão colocados neste projeto, e antes de condenarmos a realização dos jogos afirmando que parte do dinheiro será desviado para os bolsos das empreiteiras e políticos, precisamos nos dispor a somar e fiscalizar os recursos oriundos do erário público acreditando que trabalhando e sonhando juntos, teremos um Rio de Janeiro melhor.

Ressalto também que será oportunidade impar a evangelização, visto que entre 2014 e 2016 o mundo terá por capital a cidade maravilhosa!

Pense nisso!

Renato Vargens
Alessandro disse...

Sou do Contra então!!!

Sequer aguentei quando a decisão foi dada e ouvi o povo gritando!

Lembrei do Sarney, do Congresso, das obras da PAC, da prova cancelada do ENEM...

Deus pedirá a conta desta nação!

A começar por nós cristãos que nos calamos e mantemos o status quo desta nação "abençoada por Deus e bonita por natureza"!

Cada um pensará de um jeito e tem total liberdade, mas esta é minha opinião e assino por ela,

Sandro Wagner

renato vargens disse...

Sandro,

Nisto divergimos. Penso absolutamente diferente de vc.

Abração meu amigo.

Renato Vargens

Alessandro disse...

Pode e DEVE divergir!

Isto enriquece o debate, mas NÃO ACREDITO nas atitudes das autoridades de nosso país: não pensam no povo de forma alguma!

E o próprio povo não cuida nem de si mesmo... Ou eu tenho andado com pessoas de outra nação?

Não acredito que haja este cordão ético e investigativo sobre o orçamento das obras em nossa cidade!

Creio que o Senhor constitui todas as autoridades e também acredito que os crentes deveriam orar mais pelas mesmas.

Só ELE para mudar este panorama de mais exploração dos carentes em nome de uma divulgação da cidade que um dia foi realmente maravilhosa!

As mudanças devem começar em nós e não em eventos futuros(Copa, Olímpiadas, etc...)!

Abraços meu amigo!

Sandro Wagner

Hermes C. Fernandes disse...

Concordo em gênero, número e grau.

renato vargens disse...

Sandrão,

Debater idéias é extremamente enriquecedor. Este blog prima por isso.

Abraços,

Renato Vargens

Anamaria disse...

Bom se o Blair for o anticristo não vai ter tempo de ter olimpiada ou copa no Brasil...dá uma olhada. http://migre.me/8bNS #Leia #Comente #RT

MACLima disse...

Sou um dos do contra, mas acho que não adianta ser do contra depois que acontece. Já que fomos escolhidos, bola pra frente e:
- Que tudo dê certo;
- Que seja um alento para a população sofrida;
- Que roubem pouco;
- Que cumpram muito;
- Que o Rio e o Brasil ganhem mais do que percam com isso. Tanto em medalhas como em dinheiro.

Mas mantenho a opinião de que Olimpíadas aqui não deveriam ser prioridade à frente de educação, saneamento básico, saúde, transporte, alimentação e as outras deficiências que já conhecemos.

É uma opinião contrária, mas acho que vale dar uma lida: Tô na Queixa: Olimpíadas no Rio

Como cristão, sei que Deus está no controle de tudo e vamos aproveitar a oportunidade para mostrar ao mundo o país cristão que dizemos ser o Brasil.

Aproveito pra dizer que acompanho e recomendo seu blog, muito proveitoso. Deus continue te abençoando.

Abraços,

Marco. (@MACLima)

Unknown disse...

Apesar de toda violência, toda a incoerência, os jogos olímpicos ainda representam um ideal de convívio entre os seres humanos. Por mais que critiquemos e digamos que é pão e circo, devemos olhar que nos jogos, há a possibilidade de sermos mais humanos e de também vencer nossos próprios limites. Será que nosso maior limite hoje a ser superado é a falta de amor? Se conseguirmos vencê-lo, a possibilidade de um mundo melhor, do Reino dos Céus ainda ser vislumbrado na terra será possível.

Parabéns Rio, vamos juntos em 2016.

renato vargens disse...

Ana Maria,

Preferi nem comentar.

Abraços,

Renato Vargens

Anônimo disse...

Ao menino do "a favor":

As contas do Pan ainda não foram fechadas, até hoje tem gente se locupletando com as verbas destinadas àquele evento, e não houve nada, absolutamente nada que justificasse esse ufanismo de achar que vai acontecer algo de bom para o Brasil em termos sociais com as previstas Olim-piadas.

Em relação ao evangelismo, com todo respeito, é mais uma brincadeira. É como se se reunisse milhares de pessoas num estádio de futebol para assistir a uma partida e no intervalo alguém declamasse o salmo 23, nos alto-falantes. Estaria fora de contexto, as pessoas não estariam atentas para a mensagem e ela soaria oca, sem sentido algum.

Unknown disse...

Sem muito comentário, o Sandrão já comentou o que eu gostaria de dizer. Rio 2016:Que ironia!!!

Abs, Maria Cláudia Reis

Anônimo disse...

Oba! Ótima oportunidade para vaiar o Lula de novo!

Goel

MACLima disse...

Como já mencionei anteriormente, sou um dos do contra.

Mas oportunidade de apresentar Cristo às pessoas acho que nunca é fora de contexto. E se for, creio também que vale 2 Timóteo 4:2: "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, ..."

Não acredito também que vão dar oportunidades durante os eventos (a própria FIFA já deu sinais de que é contra expressões religiosas). Mas, se nas ruas vai haver todo tipo de manifestação, incluindo muita coisa que não presta, por que não aproveitar e entregar folhetos, exibir mensagens nas camisas (já que os jogadores não podem), mobilizar grupos, sei lá... Dá pra não ficar de braços cruzados...
O Pr Renato Vargens pode me corrigir, mas penso muito na parábola dos talentos: se o cara que recebeu 1 talento tivesse conseguido outro, teria feito a sua parte. Mas como era pouco, resolveu enterrar. A oportunidade de apresentar Cristo pode ser pequena, meio oca mesmo. Mas é o que teremos. Talvez uma missão inversa, onde as almas vêm até nós, sei lá! ahahaha... Não sei se "viajo na maionese", mas penso assim...

Abração!

renato vargens disse...

Quando eu falo de evenagelização não o faço na perspectiva dos eventos, mas sim, nas ruas, nas praias que receberão turistas de toda parte do planeta.

abraços,

GILBERT RAPOSO disse...

Acho que a maioria que aqui comentou nunca foi um desportista federado, não sabe o que é uma disputa esportiva, o esporte une mais do que a religião,onde temos negros, amarelos, judeus, espiritas, cristãos etc e todos se respeitam como seres humanos , o mundo hoje nos olha diferente de 20 anos atráz onde eramos comparados a macaquitos, os que criticam o governo de hoje não pegaram um AI5, o investimento vai ser alto, mas o retorne grande será, creio que o Brasil é o pais do terceiro milenio, "Pátria do evangelho, coração do mundo", me apontem quem chegou a sua meta sem erros ?, temos que ser menos radicais e mais otimistas, estamos a passos firmes crescendo, agora ninguém vai carregar ninguém no colo, façamos cada um nosso plantio para colhermos aquilo que nos é de direito, não há como agradar gregos e troianos, não podemos como nação comportarmos sem nos entender e remarmos cada um para um lado, temos sim que falar do evangelho cada vez mais para que em 2016 melhore pelo menos que um pouco diminuindo a : prostituição, tráfico de drogas, viciados, violencia em sí, somos um pais rico pois o SENHOR está nos abençoando em tudo, até o pré-sal somos pioneiros, então amigos sejamos alegres e otimistas, Brasil!!!!!!!!!
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

augusto elias disse...

Fiquei feliz,assistindo o povo carioca e nos Estados de Norte a Sul em todo o nosso Brasilzão pela tv a alegria da conquista de sermos a sede dos jogos olímpicos pela primeira vez e na América do Sul.Fico feliz com os resultados do esforço de pessoas do poder público,no qual se empenharam para trazer um evento tão importanate que envolve quase todas as Nações do Mundo.Não tenho a menor dúvidas que vai gerar empregos com contratos temporários e com toda certeza quem se inscrever para qualquer tipo de trabalho para o então evento, é porque estará precisando daquele salário,seja qual função,seja qual for a "ralação".O nosso povo vive em constante opressão de todos os lados,porém,5,10,20,30 minutinhos de alegria dessa massa massacrada devido a falta de investimentos do poder público,sei lá,me deixa feliz.Não sou contra,mas o que fico triste é com a questão do desemprego,da falta de investimento na educação,nas áreas da saúde,segurança,não vejo uma política clara e objetiva que vai beneficiar os jovens,afinal serão milhões de reais investidos para a grande festa do esporte internacional.Também olho com tristeza a polícia federal prendendo e o judiciário soltando culpados de uma série de crime contra a administração pública que chamamos de PECULATO e por aí vai...Gostaria muito que os nossos atletas tivessem um bom desempenho nos jogos,afinal sou brasileiro com muito orgulho e com muito amor,mas gostaria também que os nossos "atletas" sem um âmparo na saúde,na previdência socila,sem educação,sem segurança etc fossem vitoriosos um dia,até porque os brasileiros são atletas para resistirem tanta opressão,á eles sim,MEDALHA DE OURO!!!
QUE DEUS NOS AJUDE!!

Anônimo disse...

Pr. Renato:
Não me ligo em esportes. Mas ao ver no Jornal da Globo o Brasil vencendo a Espanha, chorei de alegria.
AFINAL, VAMOS GANHAR MUITAS MELHORIAS AQUI EM NOSSO RJ.

Gustavo o pai de Igor disse...

Grande Pastor Renato!
Fiquei muito feliz com escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, afinal de contas, sou carioca, e muito mais: sou brasileiro!
Vibrei como se fosse um gol de placa, acredito que devemos estar preparados para receber todos estes gringos, por isso como um bom visionário, estou me matriculando em um curso de inglês, e se Deus quiser, estarei pregando o evangelho, e claro, ganhado alguns dólares... por que não?
Viva o Brasil! Vamos aproveitar essa grande oportunidade, com certeza foi Deus quem nos permitiu esta vitória, ou você tem dúvida disso????

Alexandre Demidoff disse...

Gostei do post. Toca em uma questão extremamente relevante, a imagem do brasileiro e não só do brasileiro mas do cidadão latino-americano. Durante mais de um século os países considerados como de terceiro mundo tiveram sua auto estima esfacelada diante de europeus e americanos que sempre nos acusam de incompetentes e corruptos. Sediarmos a olimpíada muda a imagem do brasileiro, não somos apenas o país do samba e do carnaval, temos competência para nos organizarmos em igualdade com os demais países. Os mesmos que humilham brasileiros e demais latino-americanos são os países que fizeram fortuna através da exploração do nosso continente.
A organização da copa e das olimpíadas vai mostrar para o mundo que somos iguais, dotados de capapacidade e criatividade que é distribuida por Deus a todo ser humano.

renato vargens disse...

Alexandre,

Concordo com vc em gênero, número e grau.

Abraços,

Renato Vargens

GILBERT RAPOSO disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM O IRMÃO ALEXANDRE DEMIDOFF, E ACREDITO NO CAMINHO DE VOLTA DAS NOSSAS RIQUEZAS, O MOMENTO É AGORA O BRASIL DO TERCEIRO MILENIO, BRASIL!!!!!!!
GILBERT RAPOSO, UM APRENDIZ BRASILEIRO EM CRISTO JESUS.

Anônimo disse...

Prefiro acreditar q isso vai servir para alguma melhoria a cidade...e tbm ao país...Não tenho dúvidas q vai haver mta corrupção...mas se pelo menos isso melhorar os estádios...praças e afins...
No inicio eu fui contra exatamente por achar q a cidade não tem(terá) estrutura para uma olimpíada...vamos passar vergonha diante do espetaculo chinês...mas vamos dar o nosso melhor.
Hoje acredito q realmente essa é uma oportunidade impar para pregar o evangelho a mta gnt...Por isso vou logo calibrando meu inglês... Abraços

Danilo disse...

Eu quero crer que teremos maturidade de administrar estas possibilidades que se abrem para o Rio e Brasil - uso o plural porque estou pensando no Pré sal que vem ai.

O Rio perdeu muito nos ultimos 30 anos. A perda da capital (em 58) não causou tanto estrago. Pior foram a perdas de quase todas as estatais, mercado financeiro, industrias, mercado publicitario, etc. Até no turismo perdeu para outros destinos.
O Rio precisa destes jogos.
Eu pessoalmente nem confio muito nos principais artifices, espero que nestes 8 anos muitos sejam ceifados de suas autoridades e outros honestos tomem o seu lugar.

Abração Renato. Saudades suas amigo.

Danilo

guiomar barba disse...

Impossível não nos emocionarmos com a alegria que uniu milhões e milhões de basileiros e até nossos admiradores estrangeiros. O povo merece um motivo saudável para comemorar.
Parabéns em comentar tão rápido as boas novas...
Abraço.

GILBERT RAPOSO disse...

O IRMÃO ALEXANDRE DEMIDOFF LEVANTOU OUTRO PONTO EM RELAÇÃO A AUTO-ESTIMA, QUANTOS A DECADAS PASSADAS NÃO PODIAM TER DE TUDO EM ELETRONICOS EM SUAS RESIDENCIAS ?, QUANTOS NÃO PODIAM CURSAR SUA FACULDADE ?, POIS ACHO COM CERTEZA QUE O BRASIL AINDA É PARA TÉCNICOS, MAS VEJO POR AI UMA VISÃO ERRONEA EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO PROFISSIONAL, O PAIS EM CRESCIMENTO ABRE MAIS CAMPO PARA TÉCNICOS DO QUE PARA PROFISSIONAIS DE TERCEIRO GRAU, A EVOLUÇÃO É DEGRAU POR DEGRAU, MAS O QUE QUERO DIZER É QUE HOJE VEMOS FILHOS DE PORTEIROS CURSANDO O CURSO DESEJADO, VEMOS FILHOS DE EMPREGADA DOMÉSTICA CURSANDO UERJ, UFF, UFRJ, GENTE ONDE VIMOS ISSO NUM PASSADO MUITO PRÓXIMO ?, EU FREQUENTO AMBIENTES DE VÁRIOS NIVEIS SOCIAIS E VEJO QUE SOMOS UMA NAÇÃO CRESCENTE, UM POVO QUE MUDA LENTAMENTE, MAS GRADUAL E CERTEIRA, PORQUE AINDA EXISTE A CULTURA DE TUDO É FESTA, MAS VAMOS CHEGAR NUM ÁPICE DE INVEJAR A QUEM NOS OBSERVA, INSISTO EM DIZER QUE SOMOS O " BRASIL, PÁTRIA DO EVANGELHO E CORAÇÃO DO MUNDO", NÓS DO POVÃO HOJE DO POVÃO TEMOS O PODER DE COMPRA PARA ALMEJARMOS COM ORGANIZAÇÃO O QUE PRECISAMOS E NECESSITAMOS PARA NOS OGARNIZARMOS PESSOAL E PROFISSIONALMENTE.
QUE DEUS NOS ABENÇÕE, OBRIGADO DEUS.
GILBERT RAPOSO, UM APRENDIZ EM CRISTO JESUS.

Ricardo Mamedes disse...

Certamente que as verbas serão superfaturadas. Os políticos farão a sua 'ceifa'. O governos fará palanque político do evento. A nação tem outras prioridades muito mais urgentes, etc, etc, etc. Ocorre, porém, que a análise do fato não pode e não deve ser tão simplista e maniqueísta a esse ponto. As olimpíadas para o Rio/Brasil são sim uma conquista para o país. Dinheiro será gasto, mas muitos empregos serão gerados; o turismo crescerá como nunca antes, as oportunidades ser multiplicarão. E, por fim, o nome da 'terra brasilis' será repetido aos quatro ventos. Dizer que isso é nada? Besteira, é muito. Vivemos a era da informação imediata, o fato de as 'vistas' estarem voltadas para o Brasil é salutar, na medida em que trará visibilidade e responsabilidade aos gestores públicos. É isso.

Maria Martins disse...

Agora não adianta mais ser do contra. Só não acontecerá, se algo extraordinário acontece.
Acho bom, a cidade que mais amo ser palco de uma olimpíada, mas por outro lado, como médica, fico chocada com uma olimpíada rolando e os hospitais jogados às traças, os pacientes sem conforto nenhum e sem dignidade em uma hora difícil, quando uma enfermidade aparece, os salários dos médicos VERGONHOSOS, os salários dos professores VERGONHOSOS, MISÉRIA PRA TODO LADO e, UMA FORTUNA rolando no preparo das olimpíadas e euzinha pagando UMA GRANA ALTA de imposto de renda pra ver o meu dinheiro tão mal aplicado e distribuído, sendo muito pra conta do Sarney, PRA CONSTRUÇÃO DE CASTELOS e pouco pros hospitais, educação, etc. !!!!!!!!! São os contrastes da vida... A vida é feita de positivos e negativos...

renato vargens disse...

Maria,

Todos sabemos que os governantes desta nação não cumprem o que a nossa carta magna determina. De fato a saúde e a educação deste país é uma vergonha, contudo, acredito que aos poucos a conscîencia do brasileiro está mudando. As olimpiadas poderão contribuir em muito para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Como falei em meu post, cabe a nós, membros da sociedade civil cobrar do poder publico, ética decência e dignidade na implantação dos equipamentos esportivos, além obviamente de fiscalizmos os gastos que serão feitos nessa maravilhosa cidade.

Abraços,

Renato Vargens

Antonio Fernandes disse...

Nós cristãos nunca podemos perder de vista que nossa pátria definitiva não é neste mundo e deveríamos viver cada dia como se fosse o derradeiro.
Porém temos uma pátria terrena, no caso o Brasil, e por ele devemos somar forças para que seja cada dia melhor, pois quis Deus que aqui nascêssemos. Só saberemos se os jogos olímpicos agregaram algo de positivo depois de apagada a tocha olímpica e encerrado o certame.
Parabéns à Cidade Maravilhosa e ao povo carioca, nossos irmãos brasileiros que merecem esta alegria.

Anônimo disse...

Eu tambem discordo,

Não vai contribuir para o social coisa nemhuma.
Sómente os poderosos é que irão usufruir das vantagens.
O povo brasileiro inclusive do jeito que está o social no Brasil, estará mais pobre em 2016 e o social estará pior ainda.
Quem diz que vai melhorar é porque deve faturar aslguma coisa.
OBS: PODEM ME CRITICAR PORQUE TODOS NÓS SABEMOS QUE A VERDADE DÓI.

Stefan Zakowski
szakowski@bol.com.br

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only