terƧa-feira, setembro 29, 2009

Lobos travestidos de pastores

Por Renato Vargens

Existe um tipo de discipulado muito comum em algumas igrejas que adotam o mais despĆ³tico sistema de pastoreamento. Nele, o discipulador ultrapassa os limites da racionalidade tomando decisƵes unilaterais quanto Ć  vida do seu discĆ­pulo. Nesta perspectiva, o pastor tem poder para determinar aquilo que o seu seguidor deve fazer. Sei de casos de pessoas que nĆ£o podem mudar de casa sem que o pastor concorde, ou de outros que nĆ£o podem vender absolutamente nada, sem que a autoridade espiritual aceite o fato. AlĆ©m disso, Ć© comum observarmos que os pastores em questĆ£o, usam do nome de Deus para decidir se o discĆ­pulo deve ou nĆ£o namorar, se pode ou nĆ£o ir para a praia, se deve ou nĆ£o ter filhos, ou como deve se portar dentro de suas prĆ³prias casas. Tais lobos interferem na da vida comum do lar, intervindo na educaĆ§Ć£o dos filhos ou atĆ© mesmo na vida sexual do casal.

Infelizmente tais homens, como ditadores da fĆ©, tĆŖm feito do rebanho de Cristo propriedade particular. AlĆ©m disso, os homens de Deus em questĆ£o, sem o menor constrangimento “coronelizaram” a comunidade dos santos, obrigando a seus liderados a se submeterem sem questionamento as suas ordens, doutrinas e determinaƧƵes.

Em estruturas como estas, Ć© absolutamente comum exigir-se dos crentes, submissĆ£o total. Em tais comunidades, a vida cristĆ£ Ć© regida exclusivamente por um sistema onde ditadura e arbitrariedade se misturam. Infelizmente, aqueles que porventura ousam opor-se a este estilo de lideranƧa, sofrem sanƧƵes das mais estapafĆŗrdias possĆ­veis sendo chamados de rebeldes e tornando-se passĆ­veis de puniĆ§Ć£o, cuja consequĆŖncia final Ć© a exclusĆ£o e exposiĆ§Ć£o pĆŗblica.

HĆ” pouco soube da histĆ³ria de uma moƧa que ao migrar de comunidade para outra foi amaldiƧoada pelo pastor, que lhe disse que caso nĆ£o se arrependesse e voltasse para a sua igreja morreria de cĆ¢ncer. Ora, por favor, pare e pense: Isso nĆ£o parece macumba? Sinceramente em nĆ£o consigo entender este evangelho pregado pelos lobos da fĆ©. Infelizmente, em nome de Deus, tais pessoas rogam “pragas e desgraƧas” para aqueles que em algum momento da vida se contrapuseram a seus sonhos e vontade. Em certas igrejas a palavra “rebeldia” tem sido usada para todo aquele que foge dos caprichos fĆŗteis de uma lideranƧa enfatuada. Em tais comunidades, discordar do pastor quase que implica com que o nome seja colocado na “boca gospel do sapo”.

Se nĆ£o bastasse esse grande imbrĆ³glio, os membros das comunidades despĆ³ticas vivem em constante estado de pavor, isto porque, em virtude do pĆ¢nico impetrado pelos ditadores da fĆ©, temem sofrer sanƧƵes espirituais, levando-os a uma vida cujo comportamento Ć© quase que esquizofrĆŖnico.

Isto posto, sou obrigado a afirmar que a igreja evangĆ©lica mergulha em alta velocidade no buraco da sincretizaĆ§Ć£o, deixando pra trĆ”s valores, virtudes e princĆ­pios como afetividade, amor e respeito.

Amados, nĆ£o nos esqueƧamos que somos o povo Deus, naĆ§Ć£o santa, sacerdotes do Deus vivo. Na perspectiva do reino, todos absolutamente TODOS possuem acesso ao trono da graƧa nĆ£o necessitando assim criar estruturas monĆ”rquicas fundamentadas em experiĆŖncias muitas das vezes esquizofrĆŖnicas e adoecedoras. Quero ressaltar que para nĆ³s cristĆ£os, a essĆŖncia da igreja resumi-se na maravilhosa verdade que nos ensina que fomos chamados para fora deste sistema perverso, ambĆ­guo e separatista, e que agora, independente de classe, cor, posiĆ§Ć£o social, reunimo-nos TODOS indistintamente em torno do Cristo nosso Senhor como a comunidade dos santos.

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens
GILBERT RAPOSO disse...

Pastores lobos, ovelhas que trincam dentes, crentes que vivenciam fielmente o que diz no salmo " 12 ", oremos e vigiemos pois realmente estamos cercados de lobos, hoje conversando com um irmĆ£o chegamos a mesma conclusĆ£o, onde ficamos chateados pela falta de educaĆ§Ć£o de alguns que se dizem irmĆ£os e congregam conosco, mas siquer nos comprimentam, onde hĆ” panelinhas dentro da igreja, onde em datas de aniversĆ”rio lembram-se de alguns, o SENHOR nos separou, mas alguns querem fazer papel de DEUS e fazem separaĆ§Ć£o tambĆ©m, da-se enfase para alguns e outros sĆ£o esquecidos ou postos de lado, ainda bem que temos que estar em santidade conforme nosso prĆ³prio comportamento, porque se fosse coletivo seria complicado, irmĆ£os leiamos a BIBLIA e nunca sejamos guiados por usarmos entrolhos, nĆ£o somos animais de carga, onde dormem igual a burro e acordam igual a cavalo, porĆ©m mesmo esses animais nĆ£o tendo raciocinio, eles tem mais sensibilidade do que muitos humanos.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

augusto elias disse...

Lamento, mas a postura de pessoas assim que se dizem compromissadas com as coisas do Reino de Deus que agem dessa forma,siceramente estĆ£o enganadas e consequentemente enganando as pessoas.A grande verdade nisso tudo Ć© que elas nĆ£o estĆ£o trabalhando para o Reino de Deus.Um outro delhe Ć© que eles sĆ£o responsĆ”veis pelo desvio de conduta cristĆ£ de muitos irmĆ£os ao se intrometerem na vida de cada um,pois ao pastor Ć© necessĆ”rio saber sim dos problemas de cada membro da igreja,mas nĆ£o de forma ameaƧadora como se ele,o pastor, tivesse o "poder" de escolher a maldiĆ§Ć£o que irĆ” cair sobre a ovelha.SĆ£o pastores de que e de quem? Oremos para que eles se convertam.
Que Deus seja conosco!

Ricardo Mamedes disse...

Caro Pastor. Ɖ uma enorme coincidĆŖncia, mas fiz o meu Ćŗltimo post exibindo uma imagem quase idĆŖntica Ć  usada nesse seu post. A diferenƧa Ć© que me referi diretamente aos falsos profetas, "lobos em pele de cordeiro". Concordo em gĆŖnero, nĆŗmero e grau contigo. HĆ” pastores desse naipe atĆ© nas igrejas histĆ³ricas, ditas 'nĆ£o pentecostais'. Ɖ a teologia do terror, infligida aos` 'aflitos' que nĆ£o tĆŖm a BĆ­blia como regra de conduta, sendo facilmente sugestionĆ”veis, ou mesmo manipulĆ”veis. Eles sĆ£o mesmo enfatuados, quase fleumĆ”ticos. Ɖ trĆ”gico. NĆ£o Ć© cĆ“mico. Eu nĆ£o estou somente cansado, meu caro pastor, estou ENOJADO. A repulsa revolve o meu estĆ“mago fazendo com que produza um rio de bile. A boca amarga. A revolta se transforma em purĆ­ssima indignaĆ§Ć£o. Todavia me resta a certeza de que Ele tudo vĆŖ, do alto do Seu Trono. Observa as "formiguinhas". E Ele guarda os seus "muitos aƧoites" para tantos que escarnecem o Seu Santo nome. Esperemos com fĆ©, revitalizando-a a cada findar de dia, na certeza de que a promessa se cumprirĆ”. Que Deus te abenƧoe sempre. Renovo o pedido para que visite meu blog.

Douglas Romero disse...

Estava participando de uma igreja pentecostal. Confesso que estava insatisfeito em outra igreja tambĆ©m pentecostal, pq essa anterior nĆ£o era muito de ler as escrituras. EntĆ£o fui buscar uma nova denominaĆ§Ć£o. Qdo cheguei nessa nova igreja, a primeira coisa que o pastor me disse foi: Tudo que vocĆŖ quiser saber eu posso te orientar. Eu perguntei: A luz da bĆ­blia? Ele respondeu: Sim.

EntĆ£o participei de todos os rituais que existiam na igreja para poder me tornar membro. Desde os primeiros momentos, eu perguntava: Onde estĆ” isso escrito na bĆ­blia?

No inicio, beleza. Mas quando comecei a perguntar: Por que beber Ć© pecado? Onde estĆ” isso na bĆ­blia? JĆ” que Jesus transformou Ć”gua em vinho. A resposta era: O vinho que Jesus transformou era SEM ALCOOL. Eu novamente perguntava: ONDE ESTƁ ISSO NA BƍBLIA DIZENDO QUE O VINHO ERA SEM ƁLCOOL. A resposta era: SE JESUS ERA SANTO SƓ PODIA FAZER UM VINHO SANTO. E VINHO SANTO Ɖ SEM ALCOOL.

AtĆ© que depois de tanto eu perguntar "ONDE ESTƁ ISSO NA BƍBLIA", fui convidado a procurar outra denominaĆ§Ć£o.

E continuo procurando...

Abs

Douglas Romero
alazaoiceman@yahoo.com.br
Londrina - PR

AnƓnimo disse...

Eu vejo e penso de uma forma um pouco diferente..vejam se vcs me entendem...Eu tenho os conselhos do meu pastor em como proceder diante de algumas circunstĆ¢ncias. Eu escuto e faƧo conforme minha decisĆ£o e ele nĆ£o me condena por isso. Se eu vou comprar ou vender um carro...isso Ć© problema meu, nĆ£o!?!?!...CUIDADO COM AS GENERALIZAƇƕES...nem todos os pastores pentecostais sĆ£o lobos nĆ£o...

renato vargens disse...

Carlos Magno,

Existem lobos nas mais variadas denominaƧƵes.
Quando escrevi este texto, nĆ£o o fiz na perspectiva dos pentecostais.

OK?

AbraƧos,

Unknown disse...

Temos que tomar muito cuidado mesmo pois o que mais tem Ć© lobo em pele de cordeiro, e isso Ć© muito triste, li um livro "A Ordem Ć© AmĆ©m", que relata a histĆ³ria de um falso pastor que tem sua vida transformada por Deus, Ć© um livro surpreendente e emocionante leiam vcs vĆ£o gostar eu o encontrei no site:www.seteseveneditora.com.br

favourite category

...
ministƩrio pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only