quarta-feira, julho 15, 2009

Sinceramente não dá para ouvir rádio evangélica

Por Renato vargens
Depois de um bom tempo sem ouvir rádios evangélicas, resolvi sintonizar o dial em algumas delas. Trinta minutos depois já havia desistido, isto porque, num curto espaço de tempo, ouvi pregações distorcidas, canções estereotipadas, manifestações politiqueiras dos pilantras da fé, além de decretos e determinações contrárias as Sagradas Escrituras. Aliais, vamos combinar uma coisa? O cara para ouvir algumas rádios evangélicas necessita de uma dose extra de paciência, até porque, as letras e melodias tocadas são uma verdadeira afronta ao bom gosto.

Ora, antes que alguém me apedreje não estou de forma alguma desfazendo deste veículo de comunicação. Sei da importância dos meios de comunicação em massa e louvo a Deus por termos alguns destes em nossas mãos, entretanto, prefiro ouvir bons CDs de gente que com certeza está compromissada com evangelho do que dedicar o meu precioso tempo a programações que manipulam a fé do povo de Deus.

Caro leitor, que bom seria se as músicas tocadas em nossas rádios fossem frutos de vidas comprometidas com o Reino de Deus. Ah como eu gostaria de ouvir nas rádios evangélicas João Alexandre, Nelson Bomilcar, Logos, Vencedores por Cristo, Asaph Borba, Ademar de Campos, Atilano Muradas, Josué Rodrigues, Crombie, palavraantiga isto sem falar em um incontável número de bons músicos desconhecidos que tem tocado canções de qualidade nesse “brasilzão” de meu Deus.

Meus amados, a situação anda tão deprimente que já existe fã-clube de artista gospel. Sei ainda de algumas histórias de cantores que precisam de segurança para andar em lugares públicos. Ora irmãos, mais uma vez eu pergunto que evangelho é este? Confesso que o Gospel Show Business me enoja! Não agüento mais ouvir mantras repetitivos, estou cansado das canções empobrecidas teologicamente, não suporto mais tanta “chuva de bênçãos”, nem tampouco as esquisitices dos que julgam estar diante do trono.

Pois é, parece que nos últimos anos, a igreja brasileira definitivamente se perdeu no caminho em direção ao trono da graça. Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós!

Renato Vargens
Fran Ribeiro disse...

Concordo plenamente, Pr. Renato!
Mas faço aqui a inclusão de mais um nome que não deve ser esquecido na lista dos músicos cristãos comprometidos com o Reino e com a qualidade musical: Gerson Borges!

Um forte abraço!

Obrigada por escrever textos tão inteligentes!

renato vargens disse...

Obrigado Fran.

Com certeza.

abraços,

renato Vargens

Célio R. disse...

Já larguei faz um tempo, de escutar radios "gospel", chega a ser deprimente o que se pode escutar... mas lendo seu post anterior me fez recordar uma coisa, quando me converti joguei fora quase tudo que tinha de cds seculares, muitos deviam ser jogador fora mesmo, por que realmente não prestavam mas havia muita musica de qualidade e meditando sobre isto nesta mesma epoca comprei adquiri muitos cds "gospel" e vem chegando a maturidade cristâ e com ela o senso critico, daí hoje tenho que jogar fora muitos cds "gospel" porque o lugar deles realmente é o lixo. Suas referencias de musica são realmente muito boas mas gosto muito de musica instrumental principalmente jazz.

Luiz Fernando "MokoShock" disse...

Pr. Renato,

Confesso que já desisti faz tempo de escutar rádio "evangélica", e o pior é que quem perde isso são as pessoas da igreja, porque este meio de comunicação é financiado com o dim dim do dízimo de alguns irmãos, e com certeza poderia ser melhor utilizado... Uma pena!

Abraços!

GILBERT RAPOSO disse...

As rádios não se limitam aos luovores ruins, eu gosto de ouvir os debates entre pastores, à noite temos um programa chamado Cristo em casa que é legal, fora as informações do dia a dia ( transito, assuntos gerais ), quando estamos dirigindo o rádio é nosso companheiro também para aprendizado.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

renato vargens disse...

meu caro amigo Gilbert,

O pior é alguns destes debates são absolutamente nocivos a fé evangélica. Alguns temas são relevantes e até abençoam a igreja, no entanto, outros são absolutamente descabidos.

abraços,

Simone Regina de Azevedo disse...

Me orgulho de uma coisa, que ao mesmo tempo me entristece muito: desde de 2003 não ouço mais rádio evangélica. Não aguento as heresias, a falta de compromisso com a Palavra. Sei do perigo de generalizar e descartar tudo, mas prefiro a radicalidade, pois na minha opinião, quem concorda com certos "posicionamentos", quando poderiam agir diferente, também não merece a minha atenção.

Mauro Sergio disse...

Realmente... muita coisa hoje em dia nos envergonha.

só temos que procurar todo dia meditar na doutrina e nao desanimar. pq o negocio ta brabo. e se nao tiver esse pensamento, ou morremos sem Cristo ou vem o arrebatamento e ficamos.

Filipe disse...

Seria essa a salvação da musica gospel?
http://www.youtube.com/watch?v=JGLxPcugqgY

Boa parte das vezes vejo Deus ser mais glorificado nas musicas "seculares", do que nas ditas "cristãs", óbvio, existem grandes canções e musicos cristãos, mas o que não dá mais pra aturar é essa dicotomia entre sagrado e profano, essa coisa de gueto cristão.
Que vergonha sinto quando vejo esse comércio da fé, aliás tem que ter muuuuita fé na cabeça (qual plural de fé?) pra crer que está subindo o aroma agradável a Deus.


P.S.: Realemente é como uma brisa fresca ouvir gente como Gerson Borges, Stenio MArcius, e alguns outros citados

Unknown disse...

Irmão Renato concordo plenamente, mas nesses ultimos tempos achei "uma agulha no palheiro" escuto a Radio Transmundial via internet. É otima, como sempre depois de muit procurar ainda achamos sete mil homens que não se dobraram a Baal.

Unknown disse...

Irmão Renato concordo plenamente, mas nesses ultimos tempos achei "uma agulha no palheiro" escuto a Radio Transmundial via internet. É otima, como sempre depois de muit procurar ainda achamos sete mil homens que não se dobraram a Baal.

henripib@gmail.com disse...

Já passei por isso tem muito tempo. Peço autorização e apresento esse endereço para quem gosta de música que enleva e estimula o louvor a Deus.
Inclusive tenho no meu Orkut http://www.bbnradio.org/WindowsMediaDotComASXLinks/wmportuguese.asx

Recebo agradecimentos de todos que indico.

Existe também o MULTIPLY do pastor Wagner. Aliás eu estou ouvindo hinos agora "Tudo entregarei".

Procurem o blog naftalina e encontrarão como eu um baú de jóias raríssimas.

Ler Palavra de Deus ouvindo essas músicas me fazem muito bem.

Deus nos abençoe e muito!
Henri.

augusto elias disse...

Dissestes bem sobre a falta de contúdo bíblico em algumas canções.Um outro problema é que os "artístas gospel" estão mais preocupados com os lucros das vendas dos cds,dos megas shows,com o ginásio e clubes se vão lotar ou não,até mesmo em estádio de futibol.É importante falar também dos cantores sem a menor preparação,como a falta de postação de voz combinado com esquizitisses em suas performance como se estivessem no antigo "ROCK IN RIO".Existe um homem, enraizado em Brasília,digo enraizado porque está há muitos anos as custas do povo,como também usufluindo do meio de comunicação dele,que mais virou canal ,passaporte,,trampulim para a estadia dele no planalto. Rádio líder em audiência no Estado do Rio de jANEIRO que controla parte de certos cantores gospel,pois ele é quem banca gravações,manipula debates,quem vai debater etc.Um homem como Arolde Oliveira que tem o "APÓSTULO MIGUEL ÂNGELO...não sei.Os artistas gospel estão enriquecendo as custas de Deus e sem compromisso com o Reino.Pilantras!!!Esbanjando grana de norte a sul do nosso país,fazendo os seus mega shows.Estão milionários as custas da palavra!!Aproveitadores!!!!São capazes de não ajudar niguém.há algumas semanas que paraei também de ouvir "bobeirisse misturada com besteirol" das rádios evangélicas. Chega!!!
QUE DEUS NOS GUARDE!!!

GILBERT RAPOSO disse...

Acho que não podemos radicalizar, pois como disse meu querido pastor tem temas que abençoam a igreja, quanto ao Sr. Arolde também teve papel atuante contra o PL/122, não estou defendendo nenhuma instituição nem ninguém, nós é que temos que discernir o que é bom do que não é, DEUS usa quem quer e como quer, lembram da mula ?, quantas pessoas foram alcançadas através de um programa evangelico pelo rádio ou pela TV, e logo procuraram uma igreja ?, nem todo usado será aprovado ( lembro dessa frase no primeiro casa do oleiro ).
Um abraço em todos, Gilbert Raposo, um aprendiz emCristo Jesus.

Unknown disse...

dio evangélica eu não escuto a muito tempo... não aguento. Mas a Música Cristã Brasileira está aí pra mostrar que Deus inspira seus seguidores com lindas composições e música de muita qualidade. Ex: Stenius Marcius, Gerson Borges,Jorge Camargo,João Alexandre, Grupo Logos,Silvester,Roberto Diamanso (gênio Musical), Baixo e Voz, Glauber Plaça, Tom de Vida entre outros.Todod ano acontece um evento chamado Nossa Música Brasileira em São Paulo onde pode se conhecer todos esses maravilhosos músicos e muito mais.Esse ano será em Setembro. eu vou... Abraço.

Marcus Guastini disse...

Concordo plenamente com o colocado em relação às rádios "evangélicas", a acrescento a questão das rádios piratas que, em sua grande maioria, são evangélicas.
Aproveito a oportunidade e afirmo estar gostando muito dos "posts" do Blog. Já não fico um só dia sem visitá-lo.
Parabéns, mais uma vez.
Um grande abraço

.ELIAS disse...

Ufa cheguei a penssar que eu era antiquado, pois sinto horror a ao que estão fazendo com aquilo que era para ser louvor a Deus,musicas vazias, sem unção, há se Paulo e Silas cantassem estas canções que cantam hoje certamente eles estariam presos até hoje.
um dia fiquei hororizados ao ver irmãos e irmão gritando para uma cantora dar autografos para eles, nossa sera que estão adorando mais a criatura que o Criador?
um dia estava em um congreço, e lá tnha um destes cantores profissionais cantou varios canções e a igreja nada sentiu, mais quando um pastor que ia pregar cantou um hino de louvor a Deus o céu baixou o fogo caiu, um irmão que estava ao meu lado me cutucou com o cutuvelo e disse, irmão Elias o nome disto é unção, aleluias... estou sedento de ouvir boas hinos de louvor a Deus, fora com estas canções vazias, quero sentir unção e poder ao houvir uma musica que esteja sendo dirigida em louvor ao nosso Santissimo Deus.
quero ouvir os irmãos e irmãs falarem em misterio ao ouvir hinos , e aqueles que não falaram ainda recebam unção e falem.
Deus abençoe a todos.

há coloquem na lista tambem o nome de; Cicero Nogueira, Feliciano Amaral,Luiz de carvalho.

um abraço a todos

Leonardo Gonçalves disse...

Paz, Renato.

Estou passando pra bater cartão (rs) e também para propor uma troca de banners (parceiria). Estarei aguardando.

Abraço,

Leonardo.
www.pulpitocristao.com


PS: não é necessário publicar este comentário.

Anônimo disse...

finalmente alguém me entende a esse respeito!!!OBRIGADA

Anônimo disse...

Eu creio que o Espirito Santo usou musicas pra me levar pra perto do Senhor no incio dos anos noventa atraves de uma radio pirata crista, as musicas como sempre maravilhosas.. Hj infelisemente nao podemos nem canta-las mas nos pulpitos porque estao "old fashion" . Sendo dirigente de louvor ja ouvi muito isso, e os Hinos de cantor cristao entao, cafonas.. olha pra dizer a verdade, eu nao gosto muito do estilos, mas as musicas de cantores mais conceituados pentecostais tem muito mais "conteudo" do que muitas musicas que passam nas nossas radios.. Eh eu decidi ter o meu culto de louvor e adoracao ao Rei dos Rei todos os dias aqui na minha casa, e pra mim tem sido a melhor opcao.. agora pra quem curte musicas tipo Roberto Carlos e outros, que fala na alma ou romanticas do tempo de nossos pais, acesse essa radio nas madrugadas apartir de 11 da noite de domingo a sexta www.oestefm.com.br e um grupo de amigos que tem essa radio apesar de secular tem essa programacao que e muito boa.. entao e isso!! Paz!!

Anônimo disse...

Pr. eu acredito que a grande diferença está na visão do compositor, oque ele espera ou pretende na relação dele com Deus.
QUEM QUER O FUTURO (CÉU) EXPRESSA O SEU QUERER COM VISÕES DE FUTURO.
QUEM QUER O PRESENTE (PROSPERIDADE, CHUVA DE BENÇÃOS E COISAS DO TIPO "FEST FOOD") EXPRESSA A PRESSA DE SE FARTAR AGORA.
Quem lembra?
"Parece até que estou vendo o céu se abrindo...Alelúia, alelúia num coral vamos cantar..."
Que lindo, que lindo!

Anônimo disse...

Concordo com isso. Ela está mais barulhenta do que as demais rádios. Músicas completamente diferente daquelas que talvez sejam tocadas no céu. Além do mais quando não é debate o tempo todo ou pessoas falando. Mas só que deixam de aproveitar a oportunidade para edificar vidas e salvar almas, para levantar questões que afastam aqueles que ainda estavam em cima do muro para bem longe das igrejas.

Jesus Cristo é a Única Esperança ! zuleika

Anônimo disse...

Concordo que os compositores citados têm inspiração divina de muito bom gosto, mas não posso julgar e condenar cantores e bandas cujas canções foram instrumentos de cura nas mãos de deus para mim...

Wanderson Rodrigues disse...

É por isso que ouço somente a RADIO TRANSMUNDIAL (RTM) aqui em Guapó-Go por ondas curtas em 11.735Khz e quando posso pela internet no www.transmundial.com.br essa é uma emissora que deveria estar 24 horas por dia em FM e AM cobrindo todo o nosso Brasil com sua programação 100% Radio Trans Mundial.
Em Goiânia-Go existe uma FM que transmite em rede com a Transmundial mas somente das 00:00 as 05:00 da manhã, meu sonho é poder ouvir a RTM 24 horas aqui no estado de Goiás, pra se ter uma ideia: aqui consigo sintonizar 06 radios gospel em FM e nem uma delas chegam aos pés da RTM, por isso que ouço somente a RTM e o programa versão brasileira das 20:00 as 21:00 na 91,9 Vinha FM.

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only